Faixa Mulher estreia segunda temporada com programas de segunda a sexta

13.09.20 - 10H01
Graciete Santos

Graciete Santos, uma das entrevistadas no Vozes do Campo e da Cidade. (Foto: Acervo pessoal)

A partir desta semana, os ouvintes podem conferir diariamente produções construídas a partir de olhares femininos com diferentes enfoques.

O TPM - Tempo Pra Mim, apresentado por Priscila Xavier, prossegue na segunda-feira abordando o autocuidado; a terça-feira conta com o Mamas, Minas e Manas, produzido e apresentado por Janaína Serra, abordando feminismo e maternidade real; quarta-feira é a vez do Vozes do Campo e da Cidade, uma produção da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), encurtando a distância entre as mulheres destes territórios; quinta-feira o Gênero Cinematográfico passa a integrar a faixa e a apresentadora Cynthia Falcão aborda a questão de gênero em produções audiovisuais sob diversas óticas. Encerrando a semana, o Mulher na Caneca ocupa seu espaço com o trio de jornalistas Clareana Arôxa, Cláudia Parente e Inamara Melo. Em breve, compartilhando a quinta-feira com o Gênero Cinematográfico, o programa Fala, Mina participa da grade de programação.

Semana
Na segunda (14), às 8 da manhã, o programa Solta o Frei vai ao ar com o tema mobilidade ativa e gênero. Com discussões iniciais sobre como é lidar com alguns marcadores sociais que determinam seu lugar no trânsito e no cicloativismo, esta edição conta com Yanca Lima, associada da Ameciclo, graduada em Economia doméstica e licenciada em Dança. Ao meio-dia, o TPM - Tempo Pra Mim convida àquela pausa para refletir sobre autoconhecimento, autocuidado e aborda a Psicoterapia Reencarnacionista. A entrevistada é a terapeuta baiana Alice Monteiro.

Quantos negros são protagonistas de obras de fantasia e ficção científica? Quantas negras sobrevivem em filmes de terror? Que produções retratam a população negra nas telas sem estereótipos? Para analisar a representatividade negra no cinema, a equipe do Toca o Terror conversa com a produtora de conteúdo Tati Regis, do perfil Meu Filme do Dia, para conversar acerca desse tema tão pertinente e atual, a partir das 20h.

Terça-feira (15) a produção da sociedade civil que abre a programação é o Labor, às 8h. O tema da semana é o conflito fundiário no município de Jaqueira, em Pernambuco. Em tempos de pandemia, na impossibilidade dos abraços, como lidar com a necessidade de afeto nos rituais de nascimento e de morte? Esse é o assunto da edição de estreia do Mamas, Minas e Manas, ao meio-dia. Na conversa, participam Camila Apocalipse, Mariana Ficher e Sandra Moura.

Às 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco bate um papo com o médico mineiro Marco Túlio, que passou quatro meses viajando pelo país para conhecer os vários “brasis”. A viagem gerou a série “Brasil Profundo”, exibida no mesmo programa. Na sequência, o Virtuosi no Ar dedica um programa ao compositor pernambucano Marlos Nobre, às 21h.

No Mundo Esportivo de quarta-feira (16), às 8h da manhã, o tema é Judô. Quem participa do programa é Sidney de Paula, faixa preta na arte marcial. Ao meio-dia, o Vozes do Campo e da Cidade aborda a sobrecarga enfrentada pelas mulheres que estão na linha de frente no combate à pandemia. As convidadas são a coordenadora da Casa da Mulher do Nordeste, Graciete Santos; a educadora social Liliana Barros, que atua na Rede de Mulheres Negras de Pernambuco; e a agricultora e pedreira Luiza Simões. Luiz Melodia é o destaque no Vozes de Cor, às 20h. O suíngue do saudoso cantor está em destaque, com um passeio pela sua discografia. O Panela do Jazz apresenta, às 21h, a primeira parte de uma série de dois programas com o pianista Amaro Freitas, um dos maiores e mais bem-sucedidos músicos da cena instrumental e do jazz nacional.

Quinta-feira (17), às 8h da manhã, o programa Entre convida o realizador audiovisual Marcelo Pedroso para um bate-papo. Ao meio-dia, o Gênero Cinematográfico estreia seguindo o mote da Independência do Brasil para debater questões ligadas à ressignificação do termo independência e a construção da autonomia das mulheres a partir de suas experiências em produção cultural de forma independente e descentralizada. A entrevista é com Laeiguea Bezerra, que desenvolve projetos no sertão do Estado e se afirma como mulher e produtora cultural sertaneja. No Recife Lo-Fi, às 20h, Zeca Viana faz uma radiografia do álbum “No Sub Reino dos Metazoários” de Marconi Notaro. Lançado em 1973 pela gravadora Rozenblit o disco representa um dos grandes ícones da psicodelia pernambucana. Às 21h, o Cenas do Mundo viaja para Cabo Verde, apresentando as músicas contemporâneas do país.

E o fim de semana começa com o Frevo - Bastidores da Música, às 8h da manhã. Com roteiro e apresentação de Alessandro Guedes, o programa traz um álbum emblemático para a história da nossa música: Capiba 25 Anos de Frevo. Participam desta edição a compositora e cantora Flaira Ferro; o compositor, arranjador, cantor e multi-instumentista Maestro Forró; o historiador Luiz Santos; o radialista, ator e pesquisador Renato Phailante; a multi-artista Maria Flor; o diretor do Somax Estúdio Hélio Rozenblit, o radialista Ugo Martins e o intérprete deste álbum antológico, Claudionor Germano.

Navegando para o outro lado do Atlântico, o Baile Diamante Negro apresenta, às 21h, nomes do rap na Europa com artistas da Espanha, França, Itália e dos países escandinavos. O groove está garantido com músicas de gente como MC Solaar, Silvana Imam, Mala Rodriguez e Bassi Maestro.