Energias e crenças ligadas ao mês de agosto em pauta na Frei Caneca FM

05.08.19 - 10H03
A psicóloga Camila Leonel é a entrevistada do TPM, nesta segunda (05).

Camila Leonel, psicóloga, é convidada do TPM nesta segunda (05)

Iniciamos o oitavo mês do ano e basta isso para começarmos a ouvir as queixas. Quem nunca ouviu falar que agosto é o “mês do desgosto”? Para falar sobre as energias desse momento e como o inconsciente coletivo interfere em nosso processo de autocuidado, o TPM - Tempo Pra Mim desta segunda-feira (05) convida Camila Leonel, psicóloga de orientação junguiana, para tratar desses aspectos e dar dicas sobre como conseguir manter a saúde mental em nosso dia a dia. O TPM é veiculado toda segunda-feira, ao meio-dia, na Faixa Mulher, com reprise às nove da noite. Também é possível acompanhar o programa em vídeo, pela live realizada ao vivo no facebook da rádio.

Ainda nesta segunda, no quadro “Debates Culturais”, que faz parte da
Revista Difusora, no ar de segunda a sexta, das 16h às 19h, Junior Black recebe os cineastas Kléber Mendonça e Juliano Dorneles do aclamado e esperado “Bacurau”, e Kátia Mesel que acaba de lançar o curta “Parto Sim”, sobre as mulheres que precisam sair de Fernando de Noronha para dar a luz no Recife. O “Debates Culturais” vai ao ar às 18h.

No Salada Pop, veiculado de segunda a sexta, das 14h às 16h, o destaque é para o tema Mulheres na Ciência, que será debatido com a mestranda em Etnobiologia e Conservação da Natureza e uma das fundadoras do Grupo Bertha, responsável pela organização do encontro que reúne mulheres da Ciência, Ana Karina Caetano, na terça (6). Na semana do Dia dos Pais, o jornalista Fernando Alvarenga, do projeto Pai de Verdade traz um papo sério sobre a paternidade na quinta (8).

Dando sequência à programação da Faixa Mulher, a terça-feira (06) chega com a voz das mulheres periféricas falando sobre machismo, violência, direito à cidade e maternidade. As convidadas do Mamas, Minas e Manas, que vai ao ar ao meio-dia, são Simony Cesar, as Mães da Saudade, Joy Thamires e as Mulheres do Passarinho. Na quarta-feira (07) o convite é para mergulhar no universo das histórias que, ao serem sopradas no mundo, tocam em territórios bastante subjetivos, mas que influenciam fortemente nossa realidade e identidade. O Vozes do Campo e da Cidade conversa com duas contadoras de histórias, Kemla Baptista e a sergipana Bruna Fernandes, sobre o exercício da tradição oral e seu reflexo nas identidades dos povos.

O Mulher Faz Política Todo Dia chega na quinta-feira (08), também ao meio-dia, abordando os desafios e avanços na Lei Maria da Penha. A convidada é a advogada e historiadora Dani Portela.

Sociedade Civil

O Toca o Terror, programa da segunda-feira, às 20h, analisa as principais lendas urbanas que circulam pelo mundo real e virtual e que serviram de inspiração a produções como "Candyman", "Slenderman" e "A Noite do Chupacabras". O programa conta com a apresentação de Jarmeson de Lima e um time de comentaristas formado por Geraldo de Fraga, Jota Bosco, Osvaldo Neto, Felipe Macedo e Júlio César Carvalho. Na noite de terça, o Revista Brasil de Fato Pernambuco aborda a temática da Agroecologia, uma forma de produzir alimentos livre de contaminação genética e sem reproduzir desigualdades. Em pauta ainda as sementres crioulas e os programas de apoio à agricultura familiar na América Latina. Quarta-feira (07), Patrícia Palumbo comanda o Vozes do Brasil que, nesta semana, entrevista Karina Buhr. Já o Músicas de Sexta preparou uma seleção musical especialíssima em celebração a dois marcos importantes: um ano de veiculação na Frei Caneca FM e o programa de número 50. São pelo menos 50 horas de músicas escolhidas a dedo pela equipe para o ouvinte da 101.5. Nesta edição, o quarteto que comanda o programa conta como nasceu o projeto e o que já rolou de temas e canções ao longo dos cinquenta programas.

O sábado (10) se inicia com a faixa infantil da rádio pública do Recife e os programas Rádio Matraquinha, às 8h, Palavras no Ar, às 8h45 e o Cantando e Brincando nas ondas do rádio, às 9h15. À tarde, a partir das 16h, André Albuquerque, colunista do Verde, Amarelo e Vermelho e escritor do livro “Rastafári: cura para as nações” é o entrevistado do programa de reggae. Entre as bandas que tocam na edição desta semana estão Ponto de Equilíbrio, Vibrações e Digitaldubs. No Lab 101, às 18h, vamos apresentar o projeto Cinema de Rua, de Fabrícia Noberto e Patriny Aragão, feito como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Uninabuco; e encerrando a programação do dia, o Manguetronic chega às 21h, falando sobre os novos discos de Karina Buhr e Rogerman, além da trilha sonora do novo filme de Tarantino.

Domingo (11) já começa com a Batucada de Iara Lima que, às 10h, faz uma homenagem a Seu Jorge. Além disso, são duas horas de música com Martnália, Almir Guinetto, Dudu Nobre, Ferrugem, Grupo Terra e muito mais. Ao meio-dia, o Frevo do Mundo entrevista Amílcar Almeida, professor de comunicação na UFPE em Caruaru e do mestrado em Música na UFPE Campus Recife. Ele escolhe alguns frevos que conversam com sua história de vida e conta como a influência dos pais, que fazem parte do Bloco da Saudade desde 1977, está presente na própria trajetória. O vocalista e guitarrista Fábio Trumer, da banda Eddie, conta a trajetória e histórias do grupo olindense neste domingo durante o Interdependente - música e conhecimento, que começa às 20h. E encerrando a semana, às 21h, o Audio Mundi aproveita o lançamento cinematográfico da semana, a cinebiografia do cantor Wilson Simonal, para tocar canções do músico que não aparecem no filme mas que retratam seu período áureo.