ícone face twitter instagram

Direitos Humanos em Debate estreia na programação

27.09.20 - 13H57
Crédito da foto: Paulo Guereta 8mar19 / Photo Premium / Folhapress

Foto: Paulo Guereta 8mar19 / Photo Premium / Folhapress


Nesta segunda (28) estreia o programa Direitos Humanos em Debate, mais uma produção da sociedade civil para a Frei Caneca FM. Apresentado por uma das fundadoras da ONG Tortura Nunca Mais e militante dos direitos humanos, Amparo Araújo, e pelo radialista Ademir Santos, o programa traz na sua primeira edição um debate sobre a violência contra a mulher. As convidadas são a co-deputada da mandata coletiva "Juntas", Jô Cavalcanti, a coordenadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, Marli Kozmhinsky e a cantora pernambucana Karina Bhur. O programa Direitos Humanos em Debate vai ao ar às 21h desta segunda.

Semana
As mazelas da mobilidade no Recife e os desafios que c
iclistas lidam no dia-a-dia com falta de estrutura e motoristas agressivos está em discussão no Solta o Frei, às 8h da manhã de segunda-feira. O cicloativista, cicloentregador e jogador de bike-polo Marcelo Melo compartilha algumas das situações tensas que experienciou circulando pela cidade.

Ao meio-dia tem TPM - Tempo Pra Mim, que conversa sobre sexo e terapia tântrica com a curitibana Bia Neppel. Às 20h, a equipe do Toca o Terror viaja pelo tempo analisando filmes de horror e ficção-científica que acontecem em outros planetas, com ameaças vindas do espaço sideral.

A relação dos servidores e o governo Bolsonaro é destaque na edição desta terça-feira (29) no programa Labor, que entrevista Vilani Oliveira, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, e José Rivaldo da Silva, da Federação Nacional dos Trabalhdores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares. Às 12h, na Faixa Mulher, o Mamas, Minas e Manas debate a figura estigmatizada da mãe numa conversa com Hilda Torres, Olívia Morim e Malu Salles, além de contar com a participação especial da escritora Suelany Ribeiro.

Às 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa sobre a literatura urbana com a pernambucana Luna Vitrolira, poetisa, declamadora, cantora, atriz, performer, educadora, professora de literatura brasileira e pesquisadora. Luna fala sobre a sua carreira, o papel da literatura na vida do povo pernambucano e cultura. Tem ainda o quadro Radinho BdF, produzido pela equipe do Brasil de Fato e apresentado por Camila Salmásio, com o aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas, que estuda como as crianças e jovens são retratados nas notícias. Neste episódio, Camila conta histórias de seres mágicos do Folclore brasileiro, como o Saci Pererê, a mula-sem-cabeça e o boto cor-de-rosa. Às 21h tem o Virtuosi no Ar, que dedica o programa ao compositor Dmitri Shostakovich, um dos pilares da música do século 20. 

Quarta (30), no Mundo Esportivo, um debate sobre o esporte e as crianças: qual o melhor momento dos pequenos começarem a prática de esportes? Quem responde essa e outras perguntas sobre o tema é o educador físico Wallace Lima. Nesse Mundo Esportivo você também fica por dentro do papel da memória muscular na infância, além dos talentos mirins mundo afora, a partir das 8 da manhã. O Vozes do Campo e da Cidade chega ao meio-dia e fala da importância da agricultura familiar, em especial neste contexto de pandemia do novo coronavírus, para suprir as famílias populares das cidades. O programa traz depoimentos de agricultoras e representantes de organizações que estão mobilizadas em torno do Programa Mãos Solidárias. Às 20h, a “voz de ouro da Bahia”, como é conhecido o cantor, compositor e músico Lazzo Matumbi é a atração do Vozes de Cor. E na sequência, às 21h, o Panela do Jazz tem como convidado o violonista, cantor e compositor Marcelo Melo, frontman da banda Quinteto Violado. Ele fala sobre a identidade da música popular e folclórica do Nordeste, inclusive dentro do contexto da improvisação e sobre várias histórias do Quinteto Violado, grupo que está prestes a completar 50 anos de carreira no próximo ano. 

Na quinta (01), o programa Entre, às 8h da manhã, entrevista a funkeira Deize Tigrona. Ao meio-dia tem o Gênero Cinematográfico pautando a branquitude, machismo, racismo e a busca por um ambiente profissional melhor e menos desigual para as mulheres. 

Na sexta (02), às 21h, o Baile Diamante Negro aprofunda  em letra e música a discussão de temas considerados polêmicos como criminalidade, discriminação racial e relacionamentos a partir do Trap, que ganhou notória visibilidade nas periferias mundiais. Neste programa, o Baile Diamante Negro entra no embalo deste ritmo nascido da fusão do rap e da música eletrônica para mostrar quem está fazendo bonito por aí.


Programação semanal 
Segunda a sexta
14h - Salada Pop
16h - Revista Difusora

Terça a sexta
7h45 - Giro Nordeste

Segunda
8h - Solta o Frei

12h - TPM - Tempo pra Mim
20h - Toca o Terror
21h - Direitos Humanos em Debate

Terça
8h - Labor
12h - Mamas, Minas e Manas
20h - Revista Brasil de Fato Pernambuco
21h - Virtuosi no Ar

Quarta

8h - Mundo Esportivo
12h - Vozes do Campo e da Cidade

17h - Papo de Artista
20h - Vozes de Cor
21h - Panela do Jazz

Quinta
8h - Entre
12h - Gênero Cinematográfico
20h - Recife Lo-Fi
21h - Cenas do Mundo

Sexta
8h - Frevo - Bastidores da Música

12h - Mulher na Caneca
20h - Músicas de Sexta
21h - Baile Diamante Negro


Compartilhe