Diálogos sobre ancestralidade, Direitos Humanos e homenagem a Alcione na programação da Frei Caneca FM

25.01.21 - 18H07
Na foto, Mestra Joana Cavalcante entrevistada do Mamas, Minas e Manas nesta terça-feira (26).

Mestra Joana Cavalcante, entrevistada do Mamas, Minas e Manas nesta terça-feira (26). (Imagem: Reprodução)

Por Kauana Portugal

Nesta terça-feira (26), o Mamas, Minas e Manas recebe Karuna de Paula, Mestra em História Cultural, para falar sobre ancestralidade. Também participam da conversa a coordenadora do Movimento Baque Mulher, Yalorixá e Mestra da Nação de Maracatu Encanto do Pina, Mãe Joana da Osum, e a quilombola Mirtes Santos, fundadora do Pretaria Blackbooks, primeiro clube de literatura antirracista por assinatura do país.

Durante o bate-papo, que começa ao meio-dia, as convidadas compartilham suas experiências de vida, saúdam as mais velhas, e contam para Janaína Serra sobre os obstáculos que enfrentam em suas jornadas para tornar o mundo um lugar mais justo e igualitário para suas filhas e filhos.

A programação da semana começa nesta segunda-feira (25), às 21h, com o Direitos Humanos em Debate, que traz relatos de ex-presos políticos sobre os diversos tipos de torturas sofridas durante o período militar. Os convidados também comentam sobre os absurdos que estão ocorrendo no Brasil desde o último ano.

Na quarta-feira (27), o Vozes do Campo e da Cidade vai ao ar a partir do meio-dia e apresenta uma realidade assustadora, mas que ainda faz parte da história brasileira: a escravidão. Nesta edição, a Procuradora do Trabalho de Pernambuco, Débora Tito, e Cristiana Andrade, integrante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados de Pernambuco (Fetaepe), falam sobre a vida das mulheres que desempenharam atividades análogas à escravidão, de acordo com um levantamento feito no Brasil.

Mais tarde, às 20h, o Vozes de Cor faz um passeio pelos primeiros 10 anos da cantora maranhense, intérprete e instrumentista, Alcione. Dona de um vozeirão marcante, a Marrom, como também é conhecida, tem mais de 30 discos de estúdio e 48 anos de carreira, além de incontáveis sucessos. O ouvinte mergulha nos sons mais marcantes dos primeiros discos da cantora, e tem a oportunidade de conhecer melhor esse ícone da música popular brasileira.

Quinta-feira (28), o Fala, Mina começa às 12h30 e discute o processo de conquista para ter uma vida financeiramente independente. Durante o programa, Sandy Glenda recebe Joyce Coelho, que compartilha seus sentimentos e emoções ao alcançar seus objetivos, no marco de sua autonomia financeira.

Às 20h, o Recife Lo-Fi se despede da temporada em grande estilo, trazendo uma edição especial em homenagem aos 71 anos de Lula Côrtes, o multiartista pernambucano. Para falar sobre o assunto, Zeca Viana convida Nemo Côrtes, filho de Lula, que divide fatos sobre a trajetória do pai e comenta as articulações da Rede Lula Córtex na manutenção da memória sonora e imagética do artista.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.