101.5 de Recife e Paris fazem intercâmbio musical

30.04.20 - 14H06
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O
oxe do Recife e o oui de Paris se juntaram na frequência 101.5 em uma parceria entre a Frei Caneca FM e a Radio Nova, francesa, promovendo um intercâmbio que apresenta ao público uma mostra da música contemporânea do Brasil e do mundo. O convite veio do projeto “Greetings From Home!” (Saudações de casa!), que a emissora francesa tem feito desde o início do isolamento social, com rádios do mundo, oxigenando a programação com uma variada geografia sonora, representativa de muitas culturas e etnias.

O comprometimento da Frei Caneca FM em promover e fortalecer a música e a cultura pernambucana, nordestina e brasileira foi um dos motivos que fez a jornalista Isadora Dartial, apresentadora do programa “Que Onda!”, da Rádio Nova, estender a transmissão ao Brasil, através da rádio pública do Recife. "Só temos a agradecer à Frei Caneca FM pelas ondas de vibração muito legais. Recentemente, nos apaixonamos pela faixa Pomba Gira do Luar, de Luiza Lian, e ficamos muito felizes de encontrar na Frei Caneca artistas que também tocam na Nova, como Mestre Anderson Miguel, Elza Soares e Chico César", disse Isadora.

Além da preocupação com a seleção musical, a Frei Caneca FM traz como pautas a diversidade e a pluralidade, com espaços de fala e protagonismo para as mais variadas representações de movimentos da sociedade civil. Para Patricktor4, gerente de Programação da Frei Caneca FM, esta postura é compartilhada e conecta iniciativas de vários países.  “É nesta perspectiva que percebo a importância de um intercâmbio com esta envergadura. A Rádio Nova, respeitada emissora francesa, com uma audiência exigente, que busca informações qualificadas e conteúdos provocadores, enxerga em nossa emissora pública o comprometimento com pautas fundamentais para uma comunicação forte, atual e inovadora. Esse olhar qualifica a reputação da Frei Caneca FM para representar o radialismo brasileiro contemporâneo em cenários culturais dos mais diversos”, comentou Patricktor4.

Já participaram do projeto as rádios  Ibero 90.9 FM, do México, RADIO MUCODEC, da cidade de Brazzaville, no Congo, e TEDER.FM de Tel Aviv, em Israel. A Frei Caneca FM representou o Brasil na edição número 12, veiculada neste mês de abril. O programa criado pela rádio pública do Recife para a emissora parisiense, que pode ser ouvido no site da Rádio Nova, apresenta um panorama da música contemporânea do Brasil, com 17 artistas que lançaram músicas no último semestre e que estão tocando na programação da rádio.

Já o programa da Rádio Nova feito para a Frei Caneca FM, reúne um vasto universo de períodos e origens, trazendo músicas de países como França, Alemanha, Bélgica, Austrália e Haiti. A edição francesa vai ao ar no Recife nesta sexta-feira, 1º de maio, às 20h, e pode ser escutado na 101.5 FM ou no www.freicanecafm.org.