PCR

Prefeitura da Cidade do Recife

Programas produzidos pela Sociedade Civil começam a entrar no ar

Foto: Print de reunião realizada remotamente com os selecionados no edital 2019-2020 em junho deste ano
A segunda (13) começa com 20 dos 44 projetos selecionados pelo Edital de Apoio à Ocupação de Grade de Programação 2019-2020 ocupando seus espaços na rádio pública do Recife.
Nessa primeira leva estão o Toca o Terror, Labor, Revista Brasil de Fato Pernambuco, Virtuosi no Ar, Mundo Esportivo, Panela do Jazz, Recife Lo Fi, Cenas do Mundo, Músicas de Sexta, Baile Diamante Negro, Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, Laboratório FM, Hora do Close, Obá Kosò, Aldeias e Quilombos, Que Braba!, Oxente, Afrodite, Obriganza Experiência, Pesado – Lapada para todos os gostos e Audio Mundi.
Os demais vão integrar a programação a cada nova semana, à medida que conseguirem viabilizar a produção. Com a estreia dos programas da Sociedade Civil, algumas produções da casa ganham outros dias e horários: o Vozes do Brasil, apresentado por Patrícia Palumbo, vai para o sábado, às 18h. Já o Lab 101 agora será veiculado aos domingos, às 9h da manhã.
Também nesta segunda (13), o TPM – Tempo Pra Mim traz as produtoras da nova Faixa Mulher 2020 para bater um papo sobre autocuidado e a produção do Mamas, Minas e Manas; Vozes do Campo e da Cidade; Gênero Cinematográfico; Fala, Mina e do Mulher na Caneca, que volta à programação na sexta-feira (17).
Outras faixas que vão compor a grade são a Faixa Preta, todo sábado, das 15h às 18h e a Faixa Diversidade – também aos sábados, das 19h à meia-noite.
Conheça um pouco de cada programa e a distribuição de dias e horários:
Segunda (13)
20h – Toca o Terror – Traz discussões sobre o cinema de horror, fantasia e ficção científica, que vem criando tendências, levantando temas polêmicos e cada vez mais ocupando espaço na filmografia mundial.
Terça (14)
8h – Labor – Um espaço para debates com especialistas e para trazer reflexões sobre as mudanças que vêm acontecendo no mundo trabalhista, além de suas influências na sociedade.
20h – Revista Brasil de Fato Pernambuco – Especialistas trazem, semanalmente, reflexões em defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e outros temas de interesse social.
21h – Virtuosi no Ar – Uma celebração à música clássica, mostrando as várias facetas de artistas que participaram dos 22 anos do Festival de mesmo nome; traz ainda informações sobre compositores eruditos e suas sinfonias.
Quarta (15)
8h – Mundo Esportivo – Saindo do lugar comum, o programa traz debates como a questão de gênero nas coberturas esportivas, além de apresentar modalidades que a população quase não ouve falar.
21h – Panela do Jazz – Um espaço para enaltecer a música instrumental de Pernambuco e a cena do jazz mundial, com entrevistas e muita música.
Quinta (16)
20h – Recife Lo Fi – Resenhas, entrevistas, garimpo de bandas e artistas e bastidores de shows e eventos com músicas da cena atual você ouve aqui – além, é claro, de gravações raras com características lo-fi.
21h – Cenas do Mundo – Curiosidades sobre a música que acontece nos cinco continentes, o intercâmbio cultural entre Brasil e outros países e muita World Music pra você curtir.
Sexta (17)
20h – Músicas de Sexta – Música alternativa e cultura pop estão em destaque com seleções musicais para você curtir de onde estiver; DJs, pesquisadores, colecionadores e jornalistas colaboram para trazer uma edição especial a cada programa.
21h – Baile Diamante Negro – Músicas de raiz africana, ritmos e estilos influenciados pelo som Black, artistas contemporâneos e clássicos se unem neste passeio musical.
Sábado (18)
9h15 – Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio – Tia Ilana, Batuca e Tuquito voltam à programação e fazem a festa com a criança, estimulando a criatividade, o exercício da cidadania, a pluralidade e a reflexão crítica dos pequenos.
11h – Laboratório FM – O programa busca encurtar a distância que existe entre a produção científica e a sociedade, trazendo discussões relevantes para a população.
12h – Hora do Close – Você acompanha variedades, entrevistas e debates com foco na população LGBTQIA+, além de informações e dicas culturais para deixar o fim de semana ainda mais colorido.
15h – Aldeias e Quilombos – Em sintonia com a matriz afro-indígena de Pernambuco e do Brasil, incentiva a defesa e promoção da diversidade social, étnica e cultural que compõe o lugar onde vivemos.
17h – Obá Kosò – Um espaço para refletir sobre os direitos humanos e os saberes dos povos tradicionais de matriz africana e afro-indígena, embalados pela sonoridade poética e musical produzida pelos povos afrodiaspóricos.
19h – Que Braba! – Discussões sobre a múltipla produção cultural negra e periférica da região metropolitana do Recife, conversa e muita música na sua sintonia.
20h – Oxente, Afrodite – Sexualidade, prevenção à ISTs, combate à intolerância e promoção da saúde e bem-estar estão em pauta no programa que traz, também, música, entrevistas e dicas de utilidade pública.

Domingo (19)
19h – Obriganza Experiência – Música experimental em suas mais variadas vertentes, mostrando sua influência na música contemporânea, a partir da descoberta de novos horizontes estéticos.
20h – Pesado – Lapada para todos os gostos – Quebrando barreiras, o Pesado aborda racismo, machismo e política, além das ligações do metal com outros estilos.
21h – Audio Mundi – Aqui você ouve muita música produzida por artistas de todo lugar do mundo, com a influência do Rock e do Jazz; canções com estilos musicais próprios e a produção mundial contemporânea para você conhecer.