Albemar Araújo, apresentador, recebeu o médico Eduardo Faria nos estúdios da Frei Caneca FM.
(Foto: Reprodução/YouTube)
Por Gisele Nascimento
Hoje é dia de #TBT101, e agora chegou o momento de relembrar mais uma entrevista que foi ao ar na programação da Frei Caneca FM, veiculada originalmente no dia 09 de novembro de 2025, no programa Ponto 60 – População Idosa em Destaque.
Conduzido por Albemar Araújo, o bate-papo foi com o médico Eduardo Faria, clínico geral e infectologista do Real Hospital Português, para alertar os ouvintes sobre os cuidados essenciais na saúde do homem para manter o bem estar ao longo da vida.
Os homens têm uma tendência de cuidar bem menos da sua saúde e essa constatação é um dado real do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi apresentado e discutido durante a conversa. Como o câncer de próstata tem o maior índice de mortalidade, alguns cuidados precoces precisam ser tomados, como a procura de um médico especialista anualmente, e em certos casos, dependendo da idade mais elevada, essa ida a um especialista pode chegar a ser duas vezes ao ano, para passar por uma avaliação preventiva e proativa para que a investigação dos sintomas seja personalizada de acordo com cada pessoa.
Confira um trecho da conversa:
Albemar Araújo: Porque ainda é difícil para os homens procurarem ajuda médica?
Dr. Eduardo Faria: A expectativa de vida da mulher hoje no brasil é em torno de 79 anos, a do homem é de 73 anos, que leva a ter uma diferença de 6 anos. Por que isso ocorre? O homem tem uma mortalidade maior por todas as causas, sejam por causas de violência externa, ou causas de doença cardiovascular e neoplasia de forma geral. O novembro azul foca muito no homem o órgão da próstata, já que o que mais mata o homem, é o câncer de próstata, entre o câncer de colo ou de pulmão. Os homens tomam mais bebidas alcoólicas, são os que mais têm o hábito do tabagismo, e isso reflete na mortalidade por outras doenças hepáticas crônicas, câncer de pulmão e doenças induzidas pelo hábito do tabagismo.
Albemar Araújo: Como funciona o diagnóstico do câncer de próstata, a partir do próprio exame?
Dr. Eduardo Faria: O paciente que tem uma determinada faixa de idade, a partir dos 45, 50 anos, principalmente se ele tem história familiar positiva de câncer de próstata do pai ou avô, primeiramente investigamos e fazemos uma pesquisa de risco de câncer prostático. Pedimos um exame de ultrassonografia e um PSA, para que a partir destes dois exames, pelo modelo, formato da próstata e pelo índice do PSA, temos a condição de suspeitar, não de fechar o diagnóstico, que aquele paciente seja portador de um câncer de próstata.
Albemar Araújo: Quais são os sintomas e os fatores de risco que o homem precisa se atentar no caso de suspeita de um câncer de próstata?
Dr. Eduardo Faria: Os fatores de risco são primeiramente os genéticos, como falei agora pouco, um paciente com pai e avô que teve câncer de próstata, precisa ter cuidados redobrados sobre esse órgão. A segunda coisa, é observar a sua função urinária, se tem algum tipo de eliminação de sangue através da uretra, ou se ele vai muitas vezes ao banheiro durante o dia, aquilo pode representar o aumento da próstata, e ser um sinal que ele tem uma infecção urinária, algo que é incomum entre os homens.
***
Se interessou pelo tema? Você pode conferir essa entrevista completa em nosso canal do YouTube. Toda quinta-feira publicamos a coluna #TBT101, onde o ouvinte relembra entrevistas importantes que a 101.5 trouxe na grade de programação.





