ícone face twitter instagram

Racismo Religioso é pauta na 101.5

01.09.23 - 09H57
imagem ilustrativa racismo religioso
Reprodução/Site Seja Criativo

Por Beatriz Guglielmelli


O racismo religioso é um conjunto de práticas violentas que expressam a discriminação e o ódio pelas religiões de matriz africana e seus adeptos, assim como pelos territórios sagrados, tradições e culturas afro-brasileiras. O racismo contra as religiões de matriz afro-brasileira é uma prática histórica, fruto de um projeto sistemático e estrutural brasileiro. 

No Brasil, país estruturado pelo racismo, o termo “intolerância religiosa” não é suficiente para descrever as violências sofridas pelas pessoas que cultuam orixás, povos da rua e outras entidades que não cabem no imaginário ocidental. Assim, se torna necessária a busca por outra expressão que dê conta de nomear essas violências de forma a não deixar dúvidas sobre a quem elas se direcionam. Nesse sentido, o termo “racismo religioso” parece muito mais adequado para definir uma prática que ameaça a liberdade e a existência dos povos de terreiro há séculos.

Para falar sobre o assunto, o Aldeias e Quilombos deste sábado (02) recebe o candomblecista e professor da Rede Municipal de Candeias, na Bahia, Rafael Mota e o juremeiro da Casa de Axé Quebra Pedra, na cidade de Garapu, no Cabo, Manoel Quebra Pedra. O programa começa às 16h, você pode sintonizar pela 101.5FM ou pelo nosso site.

SEXTA
Nesta sexta-feira (01), às 8h, o Viajando na Música continua o passeio pela Música AfroBrasileira, a paisagem sonora de Minas Gerais é o cenário para ouvir as histórias de Reinaldo Alves, mente por trás da marca Essência Negra e da Feira Afro da cidade de Passos (MG), no quadro de entrevistas "Brasil Profundo". A jornada musical do dia também passeia pelo som da pernambucana Gabi da Pele Preta, do paraibano Pedro Índio Negro, dos mineiros do DDD35 , além das próprias canções de Babi Jaques e Lasserre. No quadro "Jam Viajada", Babi e Lasserre se juntam com o paulista Elias Blacklus, num experimento musical que resulta em um fonograma inédito para o público.

Na sequência, às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais.

Ao meio-dia,  o Calor da Rua aquece a programação da rádio pública do Recife com muita música e bate-papos, além do Giro Recife e Giro Esportivo. No bloco de entrevistas, Alex Carvalho recebe Reinaldo Nascimento para bater um papo sobre Pedagogia da Emergência.

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Essa semana, o papo é com a escritora Renata Santana.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.

SÁBADO
Neste sábado (02), às 9h, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio em comunhão com a celebração do Dia Internacional dos Povos Indígenas, no último dia 9 de agosto, vem reforçar a importância de conhecer e respeitar os povos originários. Nesta edição, o ouvinte conhece um pouco mais sobre os indígenas do Brasil e de Pernambuco. O programa apresenta a rica cultura e tradições, além das crenças, músicas, arte e a conexão com a natureza. Tem a linda história do guerreiro Arco-íris, além de várias canções indígenas. No Papo do Dia, tem a participação da estudante e ativista social do povo Truká, Joana Truká, que fala sobre a vida dela em sua comunidade indígena. 

E às 10h, no Arruaça, é hora da bola! E as meninas estão com a vez na quadra! Para jogar nesse episódio temos na escalação além das crianças instigadas e a locutora Graça, nossas convidadas, Débora Cajé, pesquisando a formação de atletas para o futebol feminino, Gabi Soares, a goleira que fecha o gol, e Talita Alves, que foi treinadora na Vila de Cabrália. 

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos recebe Rafael Mota, candomblecista e professor da Rede Municipal de Candeias, na Bahia e Manoel Quebra Pedra, juremeiro da Casa de Axé Quebra Pedra, na cidade de Garapu, no Cabo para falar sobre racismo religioso. 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO
Neste domingo (03), a partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa faz uma homenagem ao cantor Vitor Souza. E ainda, o ouvinte confere músicas de Alcione, Gerlane Lops, Zeca Pagodinho, Fabiana Cozza, Fundo de Quintal e muito mais! 

Às 16h, o Redescobrindo um Quilombo faz um passeio curto, mas importante desde Palmares ao Amaro Branco, passando pelo Quilombo de Catucá. Trilhando este caminho de redescobertas, o ouvinte confere a entrevista de seu Jorge Luiz e de Carlinhos da Venda, moradores da comunidade do Amaro Branco, que nos traz memórias e importantes informações acerca da formação deste lugar. Para acompanhar a pesquisa, o programa recebe o geógrafo, Rafael Sânzio e o pesquisador Rômulo Nascimento. Sempre ao som de muito coco de roda e a bela participação de Una Quilombola no quadro "Canto e Conto".

Em seguida, às 17h, o Almanaque da Aconchego vai até a comunidade de Caranguejo Tabaiares para conversar com Sarah Marques, educadora popular e coordenadora do Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste. As falas potentes e certeiras de Sarah derrubam preconceitos e têm contribuído para o debate do Direito à cidade e moradia para as comunidades do Recife e da Região Metropolitana. Durante a entrevista Sarah conta como utilizaram a comunicação popular para combater a pandemia do Coronavírus. Na coluna Aqui se Respira Luta apresentamos a Rede de Rádios Comunitários e Software Livre. 

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar fala sobre a influência do festival Virtuosi na trajetória do jovem pianista Luis Felipe de Oliveira.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe