ícone face twitter instagram

101.5 divulga resultado final do Edital de Premiação para Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2024

04.11.24 - 10H05
resultado final edital 2024 fcfm


Foi divulgada no último sábado (02), no Diário Oficial do Recife, a lista definitiva com os projetos selecionados no Edital de Premiação para Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2024

Confira um detalhamento dos 31 programas que irão compor a grade da rádio pública do Recife em 2025:

  • Aldeias e Quilombos: Uma proposta de diálogo com a sociedade sobre duas das matrizes que nos sustentam enquanto povo brasileiro: os indígenas e os afrodescendentes. Com objetivo de contribuir para a promoção da visibilidade afro e indígena de Pernambuco e do Brasil, este projeto visa dar continuidade à iniciativa começada em julho de 2020: um programa semanal de 60 minutos, posteriormente disponível para audição na internet em plataformas de Streaming, cuja proposta é incentivar a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e Quilombolas.

  • Almanaque da Aconchego – 3ª Temporada: Programa em formato de revista, que irá passear pelas aventuras da cultura popular nas periferias do Recife e da Região Metropolitana. O programa terá como conteúdo principal as experiências contadas em primeira pessoa por indivíduos e coletivos fazedores de cultura popular em suas diversas manifestações, em sua maioria mulheres. O programa pretende estreitar laços com grupos, coletivos e organizações culturais de base comunitária, mediante a produção de conteúdos divulgados na rádio pública do Recife.

  • Awure, Memórias de Terreiro – 2ª Edição: Programa que consiste na contação de histórias e mitologias sagradas africanas e afro-brasileiras, passadas oralmente por gerações e se mantém vivas nos quilombos e terreiros de matriz africana e comunidades tradicionais da cultura afro. Traz contos lúdicos que trazem um ensinamento pan-africanista repleto de musicalidade da cultura popular e afro-brasileira e tem como público-alvo as crianças.

  • Cantando e Brincando nas ondas do rádio: Projeto de produção e veiculação de programas de rádio infantil com a participação na criação de seus conteúdos de crianças e adolescentes do Centro de Educação Popular Matilde Araújo (CEPOMA) e Projeto Criança Urgente (PROCRIU), visando promover a educação, a comunicação pública, informação e o entretenimento com foco nas crianças e adolescentes, estimulando a sua criatividade, o exercício de cidadania, a pluralidade, a diversidade, o debate e reflexão crítica, dando voz a temas e pautas de seus interesses através dos quadros do programa.

  • Casa de Oxum – Saúde da Gente - 2ª Temporada: Programa de entrevistas com agentes de saúde do SUS e da cultura popular sobre saúde preventiva, curas e tratamentos para se levar uma vida saudável. São realizadas discussões sobre o que podemos fazer em nossas famílias e comunidades para ter mais autonomia em nossos cuidados e o que o Sistema Único de Saúde nos oferece de possibilidades. Entre os convidados(as), estão psiquiatra LGBTQIAPN+, uma professora de medicina, uma fonoaudióloga, uma enfermeira indígena, enfermeira obstetra não binárie, um médico da saúde da família, agente de saúde indígena, uma parteira, uma iyalorixá, uma doula negra, jovem liderança quilombola, um mestre de capoeira angola griô.

  • Com a Palavra, a Saúde!: O programa visa promover a educação em saúde por meio do diálogo com a comunidade, profissionais de saúde e a academia. Produzir programas de rádio abordando diversas temáticas da área da saúde, proporcionando informações acessíveis e relevantes para melhorar a qualidade de vida dos ouvintes; tornando o conhecimento sobre saúde mais inclusivo, participativo; incentivando a prevenção, o autocuidado e o bem-estar geral das pessoas.

  • Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes: Podcast criado em 2019 pela coletiva N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas. O programa surgiu com o convite e a parceria do radialista e locutor Emerson Ramos. Por ser apresentado por uma coletiva de artistas educadores negros/as, o programa traz como temática principal a negritude e os bulimentos que um corpo negro sofre por estar inserido em uma sociedade colonizada estruturada no racismo de todas as formas.

  • EsportiVIDAde: Programa informativo e educativo. Na equipe, os jornalistas Marjourie Corrêa, Rodrigo Lambertt e Vitor Silva, que possuem experiência com jornalismo esportivo e social. Com temática social e esportiva, o objetivo do programa é abordar o potencial transformador que o esporte provoca na vida das pessoas, sobretudo as que vivem em comunidades menos favorecidas, destacando, também, a importância da criação, manutenção e utilização de equipamentos públicos que possibilitam não só a prática como também a vivência mais próxima do esporte.

  • Histórias de Cabeceiras – Contos Populares Infantis: Traz contos populares que foram passados de geração por geração em décadas e séculos de oralidade, muitas vezes dos avós aos netos nas cabeceiras das camas. Além das narrativas encantadoras, o programa explora a história do surgimento desses contos na tradição popular e folclórica, resgatando obras de pesquisadores renomados, como Câmara Cascudo. Todo o material utilizado já está, segundo a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, com os direitos autorais livres, proporcionando um conteúdo rico e educativo para as novas gerações.

  • Isto é Choro, Meu Bem!: O programa é composto de execução musical, entrevistas, agenda cultural e informativos. Dedicado à cena da música, com prioridade para difusão da produção musical pernambucana intercalada com notícias e entrevistas sobre o mercado musical local, a produção é uma iniciativa do Coletivo Isto é Choro!, formado em 2016 por musicistas, cantores, cantoras, produtores e promotores do Choro e da música instrumental com objetivo de salvaguardar, promover, fomentar e difundir o Choro pernambucano a nível regional, nacional e internacional.

  • Mandrake: Programa de entrevistas focado em artistas LGBTQIAP+ de diversas linguagens artísticas — cultura popular, artes cênicas, música, circo, artesanato e arte drag do estado de Pernambuco. Em Mandrake, as conversas são intercaladas com quadros de curiosidades sobre artistas e personalidades LGBTQIAP+ de destaque na história. Além disso, o programa apresenta uma playlist composta por artistas LGBTQIAP+ e indicações de trabalhos realizados por membros dessa comunidade. Mandrake possibilita a preservação, difusão e documentação das vidas e obras de artistas LGBTQIAP+ do estado de Pernambuco.

  • Mapeando Pernambuco: O programa de rádio liderado pelo produtor musical e guitarrista Benke Ferraz, da banda Boogarins, destaca a riqueza musical de Pernambuco. Através do projeto Mapeando Pernambuco, Benke oferece uma plataforma para artistas locais, apresentando produções recentes e inéditas. O programa inclui comentários sobre processos criativos dentro da produção, entrevistas com músicos convidados e uma seleção de músicas que amarram conceitualmente a música pop contemporânea mundial e pernambucana. 

  • Marco Zero da Bola: Uma resenha meio esportiva meio musical resgatando composições e compositores que utilizaram o Frevo para embalar títulos e campanhas históricas dos clubes de Pernambuco. Ao longo dos programas contaremos as histórias, o folclore e tentaremos compreender o ambiente cultural e esportivo daqueles momentos. Por meio de entrevistas e análises com mestres compositores de frevo, músicos de orquestras e charangas que animam os estádios, jogadores do passado que em muito inspiraram todo um recorte musical que anda hoje um pouco esquecido. O Marco Zero da Bola quer ouvir e falar sobre estes e outros temas que compõem o universo frevo-futebolístico pernambucano.

  • Mulheres na Música – a nova produção latino-americana: O programa visa dar espaço a novas artistas musicais dos 20 países que compõem a América Latina, através de 12 episódios inéditos, que farão uma viagem sonora por territórios pouco explorados. Histórias, curiosidades e, claro, muita música farão parte do programa. 

  • Mulheres que cantam pra Jah: Programa semanal dedicado a celebrar a voz e a resistência de mulheres que marcaram ou marcam a história com seu talento e força. Apresentando divas que emocionam com seu canto e suas histórias de vida. Apresentado por Mãe Beth de Oxum, este espaço valoriza a relevância cultural e social dessas artistas, destacando suas contribuições em seus países e suas jornadas de luta e inspiração.

  • Na Feirinha – uma carona agroecológica do interior para o Recife: Programa de rádio jornalístico-documental, focado em personagens de feiras agroecológicas do Recife. Cada edição destaca a história de vida de um(a) agricultor(a) a partir de temas debatidos pelo movimento agroecológico e centros acadêmicos, com suas experiências para favorecer a sustentabilidade ambiental, economia solidária, desenvolvimento territorial sustentável e acesso ao alimento saudável. As edições possuem quadros, como “Pezinho de Palavra”, um glossário da Agroecologia; “Prosa na Barraca”, depoimentos de cliente de feiras agroecológicas; “Conecta Feira”, com expressões artísticas; “Na estrada”, com depoimento de outros agricultores(as) que conhecem a experiência e “Sementinha”, com uma prospecção de fonte principal. 

  • O Desejo de Catirina: Projeto de radiodrama, de comédia genuinamente nordestina, inspirada no Auto do Boi, cultura tradicional de Pernambuco. Catirina grávida do seu quinto filho tem o desejo de comer uma língua do único Boi da fazenda do Coronel Eliseu, e o seu marido Mateus, preguiçoso e malandro, irá fazer de tudo para realizar o desejo de sua esposa. Este é o pano de fundo que serve para contar esta deliciosa comédia.

  • O Som Delas: Um programa de rádio sobre a presença feminina na música na cidade do Recife. Com foco no recorte de gênero e classe, visando abordar questões como desigualdade salarial, espaço nos line ups dos festivais e produção local, além de trazer essas mulheres artistas em cena para que os ouvintes da rádio Frei Caneca FM possam conhecer ainda mais os seus trabalhos. Serão apresentados conteúdos musicais e bate-papos descontraídos com artistas femininas locais, defendendo as produções culturais dessas personagens da cidade do Recife.

  • Poetisas do Pajeú: O programa visa divulgar e fortalecer a participação feminina na poesia popular. Ao longo de 12 episódios, doze poetisas do Sertão do Pajeú de Pernambuco serão entrevistadas sobre seus desafios, perspectivas, inspirações e obras. O objetivo geral é valorizar a cultura produzida por mulheres na região. Entre os principais propósitos do Poetisas do Pajeú, estão: a) evidenciar a importância dessas poetisas para a sociedade e a memória local; b) destacar suas contribuições poéticas; e c) preservar e documentar a produção artística dessas mulheres, assegurando seu reconhecimento e continuidade.

  • Programa Balaio Cultural: Programa de rádio criativo e dinâmico apresentado pela Personagem Zefinha Parideira, interpretada pelo ator e comediante Carlos Amorim e o jornalista e diretor Ruy Sarinho. O melhor da Cultura Pernambucana, Música, Prestação de Serviços, Agendas de Eventos, Entrevistas e muito bom humor são características marcantes do programa. Divulgando nossos Artistas e a Cultura Popular do Estado, o programa traz diversos temas importantes nos seus quadros como: UM DEDO DE PROSA, DIREITO DO CONSUMIDOR, SAÚDE, MULHER e DIFERENÇAS, COMO REFLETIR? São alguns dos quadros que já fazem sucesso. BALAIO CULTURAL é um programa que leva arte, cultura, informação e bom humor, com cenas de vídeos postados nas redes, fazendo um link do rádio e as mídias sociais.

  • Programa Cantos e Versos: Um programa de música, entrevista e poesias popular apresentado pelo apresentador Tony Oliveira e o Poeta Marcos Passos. O programa abre espaço para a Poesia, Cantoria Nordestina, Forro e a Música Nordestina.

  • Programa Frequência Natural: A proposta é estabelecer um processo de comunicação e de formação da sociedade a partir dos princípios da Agroecologia, contribuindo para a disseminação de informações e conteúdos sobre essa temática, dando visibilidade às iniciativas de base agroecológica da Região Metropolitana do Recife, além das experiências de camponeses, povos tradicionais e organizações da sociedade civil. Com uma programação envolvendo entrevistas, músicas e colunas, pretendemos promover também a cultura regional nas suas diferentes expressões e principalmente na relação com o meio ambiente, promovendo e estimulando o direito à alimentação saudável e apoiando as lutas populares em defesa da reforma agrária.

  • Programa Oba Kò So – Mutuê Malunga: Nessa temporada buscaremos, por meio da educomunicação afroreferenciada, fomentar um diálogo entre saberes tradicionais e Direitos Humanos, dentro de temas atuais que tocam os povos e comunidades tradicionais, difundindo o conhecimento sobre protagonismo da cultura dos povos tradicionais na luta contra o racismo e a defesa de seus territórios.

  • Programa Reggae Pelo Reggae – 3ª Temporada: Este projeto pretende realizar um programa semanal com 60 minutos de duração, visando explorar a produção mundial do Reggae, trazendo ainda o foco para produções nacionais e pernambucanas. Cada episódio terá um tema específico, podendo ser uma banda, um disco ou um estilo musical dentro do universo do Reggae. Sempre que possível, o programa contará com convidados que enriquecerão a discussão. Além da música Reggae, abordaremos vertentes como o Ska, Rocksteady, Roots Reggae, Dub, Dancehall, Stepper, trazendo conteúdos relacionados à cultura do reggae, como o movimento rastafari, a importância e participação das mulheres no Reggae e discotecagem com DJs locais.

  • Rádio Além da Lenda – Temporada 02: Programa de rádio inspirado no projeto “Além da Lenda”, que apresenta o folclore de forma divertida e inovadora para o público infantil. O projeto já inclui série de TV, filme, curta-metragem, game, livros e shows ao vivo. Em 2021, foi lançada a primeira temporada na Frei Caneca FM, alcançando ampla repercussão tanto na transmissão radiofônica quanto nas plataformas de áudio, ultrapassando milhares de plays. O objetivo atual é explorar novos temas e lendas do folclore brasileiro, ampliando o alcance e o impacto cultural do projeto.

  • Raízes da Percussão: O programa explora as manifestações culturais brasileiras, dando enfoque nas pernambucanas caracterizadas pelo uso predominante de instrumentos percussivos. A mediação do programa fica por conta de Lasserre, artista periférico de Olinda, com 23 anos de carreira musical que se destaca na cena musical brasileira e acumula mais de 20 prêmios ao longo de sua carreira.

  • Recife Filosófico: O projeto se enquadra no gênero educativo-cultural e tem como eixo temático Produção Universitária. Com o objetivo de popularizar os conhecimentos filosóficos de forma didática e com linguagem simples, este programa destaca a relevância que a escola filosófica nascida no Recife teve para o debate sobre a construção de uma filosofia brasileira. Cada episódio será destinado a explorar as reflexões desses filósofos nordestinos que influenciaram ou foram influenciados por esta escola, e como seus pensamentos moldaram a cultura da cidade do Recife.

  • Recife Lo-Fi – 5ª Temporada: Com comprovada relevância no cenário independente pernambucano, o programa Recife Lo-Fi atua como espaço de afirmação, informação e difusão de um grande número de artistas e bandas locais e nacionais que de outra forma dificilmente entrariam na grade de programação de rádios convencionais. Sua transmissão será feita via Frei Caneca FM (101.5 FM) e posteriormente disponibilizado online em plataformas de streaming e no blog www.recifelofi.blogspot.com.

  • Universos Hip-Hop: O programa, apresentado por Felipe Massa, visa promover a diversidade cultural, dar visibilidade aos artistas locais e abordar questões como ética, paz, cidadania e igualdade racial por meio da música e da cultura hip-hop.

  • Vozes de Cor: Programa voltado para a pesquisa discográfica de artistas negras (os) do Brasil com o intuito de rememorar suas trajetórias, celebrar e difundir suas obras. Essa temporada focará em artistas com mais de 60 anos de idade que seguem produzindo, vozes que fazem parte da nossa memória musical afetiva. No decorrer de 12 episódios dedicados a 12 artistas, 6 mulheres e 6 homens, adentraremos em suas discografias trazendo canções que marcaram suas trajetórias, destacaremos seus trabalhos mais recentes e contaremos causos e curiosidades que envolvem suas carreiras observando as evoluções ocorridas ao logo do tempo.

  • Vozes do Orgulho: O programa retorna para sua segunda temporada na rádio pública do Recife (Frei Caneca FM). Este programa de entrevistas e quadros musicais continua a destacar artistas, personalidades e lideranças do movimento LGBTQIAP+ do Recife e região. A segunda temporada reforça seu compromisso em fortalecer os direitos humanos, sociais e culturais, promovendo a dignidade, o respeito às diversas orientações sexuais e identidades de gênero, e valorizando a arte e o “modus vivendi” LGBT+. Com novas histórias e vozes, o programa busca expandir ainda mais seu impacto na promoção da inclusão e do respeito na sociedade.


Segundo o subitem 12.8 do Edital não cabem novos recursos após divulgação do resultado final. Os selecionados devem aguardar contato através do e-mail utilizado na inscrição para agendamento de uma conversa virtual de alinhamento sobre documentação, produção e início das veiculações.

Ouça a programação da emissora pela 101.5 FM no Recife, pelo player do nosso site (localizado no canto superior direito) ou assista entrevistas dos programas da casa através do nosso canal no YouTube.


Compartilhe