Programa radiofônico debate a reinvenção do Recife a partir da criação de um sistema de espaços públicos com base na adaptação à natureza. (Foto: Thales Paiva)
O programa Recife Cidade Parque estreia neste sábado (06 de julho), às 9h, na Frei Caneca FM (101.5 no dial) e divulga para os ouvintes as ações e estudos realizados pelo projeto de pesquisa de desenvolvimento e inovação Recife Cidade Parque – Plano de Qualidade da Paisagem. Fruto de convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Prefeitura do Recife, o projeto tem o objetivo de reinventar a capital pernambucana a partir de um sistema de espaços públicos (parques) com base na adaptação à natureza. As áreas de estudo abrangem as bacias dos rios Capibaribe, Beberibe e Tejipió, além da costa marinha.
O programa vai ao ar aos sábados, às 9h da manhã e também poderá ser acessado pelo Spotify. A cada episódio, especialistas serão entrevistados para abordar temas como elevação do nível do mar, importância do manguezal, por que uma cidade-parque é mais resiliente às enchentes, entre outros assuntos. No episódio de estreia, o coordenador geral do projeto e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Roberto Montezuma explica o que é o Recife Cidade Parque.
O programa é realizado pela equipe de profissionais que integra a Coordenação de Comunicação do projeto Recife Cidade Parque. É apresentado pela jornalista Priscila Urpia e pela historiadora Karuna de Paula, com supervisão de Deborah Echeverria, coordenadora de comunicação do projeto. "Essa parceria com a Rádio Frei Caneca é muito importante para aproximar a academia da população. Neste momento em que se discute a vulnerabilidade do Recife diante da crise do clima, é fundamental a sociedade conhecer os estudos que o projeto tem desenvolvido para adaptar e proteger a cidade, além das ações já realizadas como o Parque Capibaribe”, afirma Deborah Echeverria.
Sintonize pela 101.5 FM ou pelo nosso site, através do player localizado no canto superior direito da página.
Compartilhe