Orquestra Sinfônica do Recife - Foto: Brenda Alcântara / Divulgação
Por Cadu Silva
A Orquestra Sinfônica do Recife começa os trabalhos deste ano a todo vapor. Nesta quarta-feira tem mais um concerto ao vivo diretamente do Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h. A apresentação tem parceria com o Consulado Geral da Alemanha, celebrando a semana da Língua Alemã. Sob a regência do Maestro José Renato Accioly, o repertório da noite conta com duas peças inéditas, a “Sinfonia nº1” que conta com quatro movimentos, e o “Concerto para Violino e Orquestra” com três movimentos, todo espetáculo é dedicado ao grande compositor germânico Beethoven. A apresentação ainda conta com participação do violinista alemão Oscar Bohórquez.
A Orquestra Sinfônica do Recife é considerada a mais antiga do Brasil em atividade. Fundada em 1930, pelo maestro Vicente Fittipaldi, através das diversas transformações ligadas ao processo de modernização do país, o que possibilitou que no mesmo ano de sua criação a orquestra fizesse sua primeira aparição oficial no palco do Teatro de Santa Isabel, ainda denominada como Orquestra Sinfônica de Concertos Populares.
SEGUNDA-FEIRA
Abrindo a semana de programações na 101.5 FM, o “PE Embaixo dos Pés” entra no ar às 8h, para falar sobre o Maracatu e tudo o que está em volta desse ritmo, como sua história, variações, curiosidades e artistas pernambucanos que exaltam gênero da música popular, como por exemplo, Luiz Gonzaga, Antônio Nóbrega, Jorge Du Peixe e Outros.
Em seguida, Gabriele Alves te convida a pegar carona pelas estradas da cultura, às 9h, de segunda a sexta-feira, no “BR-101.5”, com música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Nesta primeira entrevista da semana, Gabi, discute sobre o “Dia do lojista de CD” com Fábio Cabral de Melo da Passa Disco ( loja tradicional que promove o lançamento de discos e livros ), Victor Serak da Bolacha Discos ( loja de promoção de eventos e é um ponto de encontro para os mais jovens ), e Daniel de Moraes, da Mistura Pop ( loja que além de vender discos, é um selo musical ), sobre como é resistir no mercado da música cada vez mais digitalizada. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem no whatsapp do BR-101.5 (81) 99488-6842.
Colado com o BR-101.5, ao meio-dia e de segunda a sexta, o “Calor da Rua” entra no ar para te deixar bem informado sobre tudo que acontece na cidade do Recife e arredores. Nesta Edição além do quadro Giro Recife, Luizy Silva Conversa com a fonoaudióloga, Zulina Lira sobre o “Dia da Voz”
A partir das 14h, Priscila Xavier entra em cena para apresentar o “TPM - Tempo Pra Mim”, trazendo dicas de autocuidado e bem estar. Nesta edição recebe as psicólogas Andreza do Anjos e Juni Cavalcanti para falar sobre o coletivo Pontes da Psicanálise. O coletivo realiza atendimentos individuais e gratuitos na Praça do Derby, para quaisquer sujeites que estejam inderessades, tendo como pilar uma escuta decolonial.
De segunda a sexta ao entardecer, às 17h, Janaina Serra chega com beleza e leveza na declamação de poesias no ao vivo, e também com muita música, no “Relicário”. No programa desta segunda, a entrevista é com o jornalista e Secretário de Cultura, Ricardo Mello que fala sobre os seus novos lançamentos literário infantil. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar no Whatsapp (81) 99249-2199.
O “Vitrola” desta semana celebra as carreiras e os aniversários de Moreira da Silva, Nana Caymmi, Roberto Silva e Paulo César Pinheiro, que darão norte ao programa com gravações que marcaram suas trajetórias, a partir das 18h.
TERÇA-FEIRA
A partir das 8h, o ouvinte acompanha a poesia na voz da escritora baiana Jocélia Fonseca e a música da compositora e intérprete Karynna Spinelli, no “V de Voz”. na hora do almoço ao meio-dia, Diego Oliver, apresenta o “Calor da Rua”, que tem como debate desta terça-feira, as “Academia do Recife +60”. Às 14h, tem mais um episódio da nova temporada do “Mamas, Minas e Manas”, com Janaina Serra, que coloca as maternidades em pauta nas ondas da rádio pública do Recife.
QUARTA-FEIRA
Neste “Cantos e Versos”, a partir das 8h, você conhece as irmãs gêmeas cantoras intérpretes e ecléticas em seus repertórios, que abrilhantam as noites dos bares e eventos pela cidade do Recife, as Nenas Farias. Pela faixa mulher, às 14h, quem entra no ar pelas ondas da 101.5 FM, é o “DDD - Detalhes do Disco Delas”, que recebe a cantora, escritora e poetisa marginal, Bione, para falar do seu álbum “Ego”, lançado no final de 2022.
A trajetória artística da cantora e compositora Platonicca, bem como os detalhes do processo criação e lançamento do primeiro álbum “Quero Love”, são discutidos no Recife Lo-Fi , às 18h. Ainda no decorrer do programa, o ouvinte escuta os sons de artistas e bandas independentes de pernambucanos e nacionais, como Luana Flores feat. Jessica Caitano, Agda Moura feat. Juliano Holanda, DJ Werson feat. Camila Yasmine, Lady Newton, Thay Lana, Breggae feat. Rayssa Dias e Rumbo Reverso. Finalizando a noite, às 20h vai ao ar o concerto Orquestra Sinfônica do Recife com a regência do Maestro José Renato Accioly.
QUINTA-FEIRA
Saído da cena urbana, com destino ao sertão pernambucano, o “PE em Revista”, a partir das 8h, pauta o cinema, a poesia sertaneja, a música e parceiras do sertão, através do cineasta e compositor, Petrônio Lorena. Ao meio-dia, Alex Carvalho, conduz você no “Calor da Rua”, com muita informação, e um debate imperdível com a Diretora do Museu Murillo La Greca, Carmem Piquet, sobre as novas exposições na instituição. Na edição deste “Relicário” com Janaina Serra, às 17h, o ouvinte acompanha tudo sobre a cena cinematográfica com Alex Carvalho, no “Sessão de Cinema”.
Na faixa mulher desta quinta-feira, o “Mulheres que Cantam pra Jah” retrata as a vida e canções de quatro divas da cena musical, são elas: Célia Cruz, rainha latina e da salsa; Zezé Motta, atriz, cantora brasileira e um grande expoente da cultura afro-brasileira; Billie Holiday, conhecida mundialmente como Lady Day, cantora, compositora estadunidense e declamada pela crítica como uma das grandes vozes do jazz da história; e um dos principais nomes do coco de roda brasileiro, ritmo e brincadeira popular que representa resistência e ancestralidade da cultura afro-indígena nordestina, Selma do Coco.
Compartilhe