Manoel Constantino. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Por Willames Ferreira
No final da década de 70, a Edições Pirata foi um movimento libertário pelas letras e artes, numa conjuntura política e repressora, com a aceitação de poetas e escritores originários de outros movimentos presentes em Pernambuco. O objetivo era promover a democratização da expressão no centro artístico-literário, tendo ao total 319 livros publicados de forma artesanal em espaços que eram totalmente improvisados e cedidos pelos líderes da união. As edições dos livros tinham suas produções às escondidas, que foi o que deu o nome ao movimento.
A expansão dessa corrente se deu com o apoio de artistas que desenhavam e que prestigiaram os lançamentos, sem nenhuma exigência de custo em troca. O papel das imprensas locais foram fundamentais para impulsionar apoios e divulgações, tornando assim não só apenas um movimento editorial, mas sim, um animador cultural na cidade do Recife. No ano de 1985 foi dada a extinção do movimento, e seus integrantes foram se incorporando a entidades congêneres, como a União Brasileira de Escritores (UBE), e a União Brasileira de Trovadores (UBT).
No Relicário desta quarta-feira (28), Janaína Serra homenageia as Edições Pirata, celebrando os 45 anos dessa história de resistência cultural que foi além de um movimento editorial independente. Participam Andréa Mota, antiga produtora, e Manoel Constantino, autor publicado, falando sobre o movimento alternativo que animou culturalmente o Recife nos anos 1970. O encontro rola no finalzinho da tarde às 17h, e você também pode acompanhar o programa de segunda a sexta, nas ondas Frei Caneca FM ou pelo nosso canal do Youtube.
FAIXA MULHER
Abrindo a semana, tem edição inédita do TPM - Tempo Pra Mim com o tema Terapias energéticas e Autocuidado, às 14h, com apresentação de Priscila Xavier, na segunda-feira (26). A convidada da vez é a psicóloga e terapeuta holística Maria Lucia Nicoli. A profissional traz detalhes sobre abordagens que promovem o equilíbrio físico e emocional, a partir de técnicas como mesas quânticas, radiestesia terapêutica, barras de Acess, dentre outras.
Na terça-feira (27), também às 14h, é a vez de ouvir o Mamas, Minas e Manas, com Janaína Serra. A pauta do dia é sobre Cannabis Medicinal em crianças, com participação de Adriana Alencar, médica da família e prescritora canábica, e Amanda Galvão, advogada e fundadora da roda canábica. Ambas são integrantes do Grupo Aliança, uma instituição autorizada pela justiça, com foco na vida e na família, trazendo a cannabis medicinal como representação do futuro para a medicina, que também já é acessível no presente.
BR-101.5
Tá afim de uma aula espetáculo com um movimento que respira cultura pernambucana? Cola no BR-101.5, às 9h, com Gabriele Alves. Nesta terça (27), a apresentadora recebe o músico Fred Zeroquatro e o jornalista e DJ Renato L, para falar sobre o projeto Mangue em Movimento, uma aula espetáculo sobre a história do Manguebeat. Garanta sua carona sintonizando na FreiCa, e participe mandando dúvidas e sugestões pelo número: (81) 9 9488-6842.
Já na quinta-feira (29), o ouvinte confere uma entrevista bacana sobre os 10 anos do MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário. O festival, que promove uma semana de mostras competitivas, formações e mesas de debates, acontece entre os dias 03 e 07 de setembro no Cine Teatro do Parque e no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, na sala Museu, em Casa Forte. Vini Gouveia, criador do MOV, e Douglas Henrique, curador e diretor artístico do MOV, são os convidados do dia para fornecer mais detalhes do evento, na faixa de entrevista, a partir das 10h.
CALOR DA RUA
O Calor da Rua inicia a semana alertando sobre o maior período de reprodução de escorpiões, que ocorre em agosto e setembro. Diante disso, o programa recebe a especialista Rogéria Brito, gerente do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), que tira todas as dúvidas e alerta sobre os cuidados com os escorpiões. A apresentação é de Diego Oliver, a partir das 12h, e tem ainda muita informação com o quadro Giro Recife.
A Campus Party Nordeste está chegando após 6 anos em pausa na região, e promete voltar com tudo em Pernambuco, reunindo o melhor das palestras, workshops e networking para tecnologia. O Calor da Rua desta terça-feira (27), com Luizy Silva, convida Tonico Novaes, CEO da Campus Party, para tirar todas as dúvidas e preparos para esse edição que acontece em setembro, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).
Manoel Constantino apresenta o programa na quarta (28), trazendo uma indicação gratuita para quem curte minióperas. O espetáculo Kairós - Minióperas do Tempo Oportuno, que chega no teatro Hermilo Borba Filho nos dias 29, 30 e 31 de agosto, contendo acessibilidade nas 3 apresentações, é a pauta do dia com Victor Luiz, compositor de todas as óperas do espetáculo, que fala de todos os detalhes que inspiraram a criação artística e a oportunidade de transmitir esse diálogo com o público.
Representatividade e apoio é o que define o Calor da Rua nesta quinta-feira (29), ao meio-dia, com Janaína Serra. A entrevistada do dia é com a jornalista e sócia-fundadora da Contente, Dani Arrais, que fala sobre dupla maternidade, e também sobre o coletivo dupla maternidade; esse grupo criado para pessoas se conhecerem e se encontrarem nessas pluralidades de criação como um meio de suporte.
Já na sexta (30), a 101.5 retransmite mais uma vez a Hora do Frevo, em parceria com o Paço do Frevo. O show que abre o fim de semana é com a musicista, integrante do grupo Baila, rabequeira e violinista, Paula Bujes, que apresenta releituras ao som do violino, de forrós, cocos e do frevo. É possível acompanhar pela 101.5 FM ou pelo site.
PAPO DE ARTISTA
Manoel Constantino tem seu encontro marcado no Papo de Artista às 15h, na programação da Frei Caneca. E nessa semana o programa recebe o escritor e jornalista pernambucano, Marcelo Mário de Melo, que fala sobre sua carreira ao longo dos anos, que foi responsável por escrever poemas, histórias infantis, minicontos, textos de humor e notas críticas, com diversas publicações desde dos anos 80.
FIM DE SEMANA
Todo sábado tem Faixa Infantil na área! Às 8h da manhã, o Palavras no Ar traz o tema Era uma vez...Nise da Silveira. A psicóloga Mônica Cruz chega junto para falar um pouco sobre a importância de cuidar de nossas emoções. Ainda no programa tem a história do dia, músicas contagiantes, e claro os recados da La Ursa.
O É Conversa pra Criança, Sim! começa logo em seguida, às 8h30, com o programa dedicado aos Direitos e deveres da criança e do adolescente e o ECA. Em conversa com a criançada, o programa lançou perguntas para a garotada sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a partir de suas respostas, é desenvolvida uma conversa massa com elas.
O Recife Cidade Parque deste sábado, às 9h, recebe o mestrando no programa de pós-graduação em desenvolvimento urbano na Universidade Federal de Pernambuco (MDU/UFPE), Felipe Gonçalves e a arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Projeto de Arquitetura com o tema "O conceito Ma na arquitetura de Tadao Ando" adquirido pela UFPE em parceria com a Yokohama National University (YNU), Kyria Tsutsumi, que falam sobre a ativação Recife Cidade Parque.
Dando início ao domingo (1º), se tem samba e pagode, é no Batucada, essa composição para sua manhã de domingo. Iara Lima apresenta o programa às 10h, com muita música e homenagens. Nesta semana, o ouvinte curte o recém-lançado DVD Conectado, de Mumuzinho.
Às 19h, é hora do Giro Nordeste, uma parceria entre a TVE Bahia e outras emissoras públicas do Nordeste, que reúne entrevistas com grandes personalidades e assuntos que podem te interessar. A Cientista Política e autora do livro Candidatas: os primeiros passos das mulheres na política no Brasil, Malu Gatto, é a entrevistada da noite para falar sobre sua trajetória, eleições, e candidaturas de mulheres na política.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo player localizado no canto superior direito do nosso site.
Compartilhe