(Créditos: Reprodução/Letícia Guimarães)
Por Manuele Mendes
O Hip Hop, gênero musical nascido na periferia Bronx, em Nova Iorque, durante a década de 1970, e que migrou para o Brasil na década de 80, narra em suas canções a realidade de violência, luta e denúncia daqueles que são invisibilizados pela sociedade, homens e mulheres negras com baixas condições de renda e moradoras de periferias.
Entretanto, a luta das mulheres pela inserção e ocupação de espaços deste género musical é recorrente, a presença feminina neste local é carregada de muita invisibilização e preconceito, delimitando o papel das mulheres a ouvintes e rejeitando-as como compositoras e protagonistas da cena. Mesmo assim, temos nomes pioneiros no âmbito nacional feminino como Sharylaine, Rúbia, Dina Di e Negra Li.
Em 2010, surge a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, que tem como principal objetivo dar destaque às questões raciais e sociais voltadas para mulher, possibilitando a presença da voz feminina neste espaço que continua sendo majoritariamente masculinizado.
Este ano, o Ministério das Mulheres oficializou o Fórum Nacional de Mulheres do Movimento, possibilitando assim a ação direta do governo federal na criação de leis de fomento cultural para a inserção de mulheres no hip hop. Nesta terça-feira, (23), às 10h, no BR-101.5, Gabriele Alves recebe a rapper Fabidonas e Mari Periférica para falar sobre o Fórum e a presença pernambucana no debate tão importante para todas as mulheres.
Os programas podem ser acompanhados pela 101.5 FM, através do nosso site ou pelo Youtube.
SEGUNDA (22)
Às 9h, no BR-101.5, Gabriele Alves leva nossos ouvintes pela estrada da cultura, interaja e participe com a gente enviando uma mensagem para o número de Whatsapp (81) 99488-6842.
Ao meio-dia, tem Calor da Rua, com Luizy Silva, o tema do dia são os 40 anos do Centro das Mulheres do Cabo que tem como objetivo combater a violência de gênero na cidade, com a coordenadora administrativa e financeira do CMC, Nivete Azevedo
Às 14h é hora de TPM - Tempo pra Mim, com Priscila Xavier, nesta edição, a apresentadora recebe a Doutora em Educação Regina Buccini e a fisioterapeuta Adely Couto para falar sobre as práticas integrativas de cuidado, que são formas de cuidado que abordam a saúde do ser humano, atuando nos aspectos físico, mental, psíquico, afetivo e espiritual das pessoas.
Às 17h é momento de Relicário com Janaina Serra, uma ode à beleza e à leveza, com literatura, música, trechos de filmes e memórias, participe conosco através do Whatsapp 81 99249-2199.
TERÇA (23)
Na faixa de entrevista, às 10h, Gabriele Alves recebe a rapper Fabidonas no BR-101.5 para um bate-papo sobre o Fórum Nacional de Mulheres no HipHop. O Fórum reunirá militantes, dirigentes e mulheres da cultura Hip-hop de todo o Brasil e tem como objetivo a integração cultural, trocar experiências e vivências que fortaleçam o movimento Hip-hop e a participação feminina, seja em âmbito social, cultural ou político.
O Calor da Rua, ao meio-dia, recebe o professor e presidente da Associação Brasileira de Agroecologia José Nunes para debater acerca da primeira Escola de Agriculturas Urbanas e Periurbanas da RMR, com apresentação de Alex Carvalho.
Às 14h tem Mamas, Minas e Manas, com apresentação de Janaína Serra, nesta edição, o debate é sobre leituras para crianças divergentes, com a cientista social Renata Barbosa.
QUARTA (24)
Às 10h, Gabriele Alves convida a cantora olindense pioneira do Brega Funk Rayssa Dias para conversar sobre o lançamento do seu EP ‘’Independente’’, no BR-101.5.
Na hora do almoço, ao meio-dia, tem Calor da Rua com Manoel Constantino, a convidada do dia é a superintendente de gestão da Funcultura, que é a pauta desta edição.
Às 17h, no Relicário, Janaina Serra entrevista o contador de histórias, escritor, músico, compositor e produtor cultural Cristino Wapichama, para conversar sobre literatura indigena infantil
QUINTA (25)
Às 10h, no BR-101.5, Gabriele Alves recebe os integrantes do Grupo Bongar, que realizam um trabalho de resgate e divulgação da cultura e religião da nação Xambá através de sua arte, para uma conversa sobre a apresentação única OGUM, IÊ!, em celebração a Guitinho da Xambá.
Ao meio-dia, Janaina Serra recebe o professor de libras Luiz Albérico Falcão no Calor da Rua para um bate-papo sobre o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.
Às 17h, dentro do Relicário, Alex Carvalho chega com o Sessão de Cinema. Citado no livro Flecha de Matilde Campilho, o filme Cemitério dos Vagalumes do Studio Ghibli é o tema da semana.
SEXTA (26)
Ao meio-dia, Alex Carvalho recebe a advogada criminalista e membro da comissão de igualdade racial da OAB/PE Carina Acioly no Calor da Rua para conversar sobre a PEC das drogas
Às 15h tem Papo de Artista, com apresentação de Manoel Constantino, a convidada da edição é a atriz pernambucana com mais de 70 espetáculos ao longo da sua carreira, Augusta Ferraz.
Às 15h30 tem Minha Música, nas ondas da Frei Caneca FM. No episódio da semana, Cadu Silva apresenta os artistas pernambucanos Cabocurbano - Ginga, Mariana Rocha, Milton Raulino - Suave e Dimitria - Irreal.
Às 17h, o Relicário retoma o quadro Recife nos Olhos, que busca apresentar a relação entre as obras de poetas e escritores com a nossa Veneza Brasileira. Para esta edição, a convidada é a jornalista e cronista Germana Accioly.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo player localizado no canto superior direito do nosso site.
Compartilhe