PCR

Prefeitura da Cidade do Recife

Na semana da Frei Caneca FM, destaque para a comunidade LGBTQIAPN+

(Em 2025, o tema da Parada da Diversidade reivindicou o direito de pessoas LGBTQIAPN+ após os 60 anos.
(Foto: Reprodução/Mídia NINJA)

Por Beatriz Santana

Não é preciso data evidente para dar visibilidade à resistência da comunidade LGBTQIAPN+. Por isso, nos destaques desta semana de programação da Frei Caneca FM, o quadro Contos LGBT+, do programa Vozes do Orgulho, denuncia os riscos que mulheres trans e travestis se expõem ao usar silicone industrial como alternativa para contornar a disforia de gênero e, principalmente, afirmar a própria identidade, por meio da história “Os Seios de Paloma”. A narrativa expõem com lirismo e dor a marginalização no processo de transição enquanto celebra a coragem e sobrevivência desse grupo social. O programa vai ao ar na quinta-feira (23), a partir das 18h.

Por citar a sobrevivência, o Ponto 60 – População Idosa em Destaque deste domingo (26) reforça um direito humano que nem sempre é garantido para toda população: envelhecer. Diante do levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia em 2023 que aponta o Brasil como país que mais mata pessoas LGBTI+ pelo 14º ano consecutivo, o programa vai na contramão para mostrar a resistência de pessoas da comunidade que lutam para sobreviver e envelhecer com dignidade. Quem participa da conversa, que começa às 8h, é Acioli Neto, do Instituto Boa Vista de assistência social para pessoas idosas LGBTQIAPN+. Interaja com a sintonia pelo número do WhatsApp (81) 99488-6345 e acompanhe a entrevista pelo YouTube da emissora: Frei Caneca FM.

SEGUNDA

Nesta segunda-feira (20), o Relicário reexibe uma edição com Carolina Magalhães. A produtora fonográfica recolhe pedaços de memória e afeto em dedicatórias feitas em livros e compartilha nesta conversa com início às 8h. Se perder a edição matutina, pode sintonizar às 17h.

Das 11h ao meio-dia, continue na programação para se reconhecer a partir das sonoridades do Nosso Norte é o Sul, um manifesto de identidade e orgulho latinoamericano fruto da pesquisa de Iori Fragoso.

No ritmo dançante, o Calor da Rua convida Dado Sódi, curador do Festival Internacional de Dança do Recife, que segue, nesta 28ª edição, estabelecendo o diálogo entre artistas e coletivos nacionais e internacionais com apresentações espalhadas por teatros e espaços públicos da cidade. O programa começa ao meio-dia com apresentação e produção de Luizy Silva.

Às 14h, na Faixa Mulher, o TPM – Tempo Pra Mim segue a tríade transformação, consciência e cuidado para conversar com Cláudia Valéria Forones, enfermeira, terapeuta integrativa e escritora que também é fundadora do Instituto MetAMORfose. O projeto promove o crescimento individual e é o foco desta edição, cuja entrevista fica gravada no YouTube. Além disso, fique por dentro dos quadros Janelas da Consciência em parceria com Conceição Cavalcanti, bem como Refletindo com Tarot e uma série de dicas de eventos focados no autocuidado.

No EsportiVIDAde, o futebol e o hóquei saem do campo para a sintonia do rádio. Apesar do mesmo objetivo de marcar o almejado “gol”, as modalidades possuem outras características que os tornam particularmente diferentes e são comentadas na edição. Já no quadro O Som Olímpico, a trilha sonora da vez é a que marcou a marcha de Caio Bonfim até a medalha de prata conquistada nas Olimpíadas de Paris, em 2025. Começa às 16h. 

Após um dia repleto de conteúdos, fique com o Cantos e Versos. A partir das 18h, Carlos Alves e Menininho cantam e declamam. O primeiro é teatrólogo e integrante do Teatro Experimental de Arte (TEA), enquanto o segundo enriquece o episódio com o repertório da carreira musical.

TERÇA

Na terça-feira (21), atualize-se com notícias dos nove Estados do Nordeste organizadas e transmitidas pelo Giro Nordeste diariamente até sábado, de 7h45 às 8h. Dando continuidade, fique com o Relicário. Neste episódio, que é uma reapresentação do quadro Leitura em Voz Alta, a presença de Jorge Filó é o diferencial. Ele que é poeta, cordelista e produtor cultural divide leituras com os ouvintes. Começa às 8h, com reexibição às 17h.

No Calor da Rua o entretenimento está em dose dupla com os espetáculos “Frankenstein” e “Frankinh@ – Uma história em pedacinhos”. As montagens ocupam a CAIXA Cultural entre 25 de outubro e 1º de novembro e divertem tanto o público adulto como infantil com aquela dose de terror. Manoel Constantino é o apresentador desta edição que recebe Fabiane Severo, produtora, atriz e bailarina, a partir do meio-dia. Marque presença pelo número de WhatsApp (81) 99488-6272.

Às 14h, na Faixa Mulher, o Mamas, Minas e Manas convida o público a uma viagem pelas fases do desenvolvimento humano, da primeira infância à adolescência. Ao longo do programa, responde junto a Fábia Siqueira, psicóloga antroposófica, como agir diante das transformações naturais do crescimento.

Em clima de reflexão, o Recife Filosófico coloca no centro do debate a história de Joaquim Nabuco. Acompanhado do Sandoval Matoso, professor e historiador, compartilham a relação da figura importante na transição do Brasil Império para a República e a relação que nutria com a Escola do Recife na época. Começa às 18h.

QUARTA

Nesta quarta-feira (22), às 8h e às 17h, o Relicário propõe um exercício do olhar para as pequenas coisas do cotidiano e como isso repercute na poesia ao lado de Nathalia Queiroz e Lucile Lambert, escritoras. A primeira, explora a ausência, o vazio e o inacabado como territórios de criação. Enquanto a poética da segunda versa sobre feminismos: força, memória, política, sexualidades, complexidades e multiplicidade de corpos.

O caminhão do BR-101.5 acompanha o poeta de rua Jeová em busca de inspiração e reconhecimento em meio a um Recife dividido entre a decadência e a esperança. O cenário é do longa-metragem “A Primavera”, dos diretores Sérgio Bivar e Daniel Aragão, que o programa vai fazer ecoar no rádio, antes do cinema. Mande mensagem para a apresentadora Gabriele Alves e participe do passeio pelas estradas da cultura pelo número do WhatsApp: (81) 99488-6842.

Outubro é colorido de verde em combate à sífilis. Por isso, o Calor da Rua media o contato de Airles Ribeiro, coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, com o público-ouvinte nesta edição com início às 12h. Quem conduz a entrevista é Priscila Xavier.

Já às 14h, a Faixa Mulher transmite O Som Delas, uma celebração às mulheres brasileiras que fizeram e fazem a história do punk. As músicas de Sandra Coutinho, Pítchu Ferraz, Rosália Munhoz e Lou fazem parte da lista do programa dedicado a reverberar a luta do movimento que desde a década de 1980 contesta a opressão da sociedade. Para ajudar, recebe Elisa Gargiulo, da banda Dominatrix.

Às 16h, o Marco Zero da Bola conta com a presença de Victor Azevedo. O museólogo também é torcedor do Santa Cruz e pesquisador das torcidas organizadas, temática no centro do gol dessa edição.

Às 18h, o Reggae pelo Reggae revela as conexões entre o gênero e a ancestralidade pela apresentação do conceito musical “Dub Originário” que une batidas digitais e espiritualidade. Siba Puri, cantora, percussionista, produtora e educadora indígena constroi uma ponte sonora entre o universo eletrônico e as matrizes participa da conversa sobre o sagrado e o som. No fim, a coluna “Nas Ondas do Reggae” é apresentada por Risô, artista e pesquisadora que comenta o olhar sobre a chegada do estilo em Pernambuco.

QUINTA 

Nesta quinta-feira (23), às 8h e às 17h, uma entrevista com Valterlane Zacarias preenche os minutos do Relicário seguida de histórias narradas pelo quadro Leitura em Voz Alta. A convidada é professora, autora do livro de poesias “Entranhas” (2022), vencedor do prêmio de Melhor Livro de poesia artesanal pela Feira Literária do Poeta (FLIPO).

Às 9h, o som do caminhão do BR-101.5 toca música instrumental. Aumente o volume do rádio para ficar por dentro das informações sobre a sexta edição do Festival Panela do Jazz, importante expoente do gênero em Pernambuco. De carona com a apresentadora Gabriele Alves, Antonio Pinhêiros, fundador, e Alexandre Rodrigues, pifeiro, detalham e guiam a melodia do programa.

Às 12h, o Calor da Rua traz informações da formação gratuita sobre comunicação e alimentação saudável para jovens do Recife ministrada pelo projeto “Fala que Alimenta”, Anna Terra, coordenadora geral de comunicação da Angola, é a convidada. Acompanhe a edição que tem Luizy Silva na bancada.

Na Faixa Mulher, às 14h, o Mulheres que Cantam pra Jah, apresentado por Mãe Beth de Oxun, faz ecoar o trabalho de artistas que usam o canto para fazer ecoar a relação que nutrem com o sagrado.

Às 18h, o Vozes do Orgulho tem a presença de Biianca Del Mar, educadora social e multiartista com uma trajetória marcada pela força da arte unida à militância. No quadro Rainhas da Noite, a comédia e a irreverência ganham destaque com Salário Mínimo, diva caricata da cena pernambucana, que há mais de 40 anos arranca gargalhadas nos palcos da noite LGBT+. Já no quadro Contos LGBT+, a narrativa “Os Seios de Paloma” denuncia os riscos que as travestis são expostas pelo uso de silicone industrial.

SEXTA

Na sexta-feira (24), de 12h às 13h, o Calor da Rua transmitre mais uma Hora do Frevo, desta vez com Gilú Amaral, percussionista e fundador da Orquestra Contemporânea de Olinda. A apresentação é de Gabi de Sá.

Às 15h, Manoel Constantino divide o espaço do programa Papo de Artista com Pedro Castro, produtor cultural e presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE), em uma edição dedicada a campanha “Teatro é Ao Vivo, Vá Ver” e a importância do consumo presencial das expressões artísticas, bem como da plateia para a cena cultural. A produção é de Silvestre Santana.

Na Faixa Mulher, o Mulheres na Música: A Nova Produção Latino-Americana surfa nas ondas sonoras da música mexicana. Nomes como o Duo Ampersan e das artistas Silvana Estrada, Natália Lafourcade e Laura Itandehui são o destaque da faixa musical. Às 16h, o Universos Hip-Hop aborda questões como cidadania, igualdade por meio da música música e da cultura Hip Hop.

Às 18h, o Raízes da Percussão se dedica a compartilhar a história da capoeira e as diferenças entre o estilo Angola e Regional. Também dividem a trajetória dos Mestres Pastinha e Bimba, nomes fundamentais para transformar a capoeira em patrimônio cultural. 

SÁBADO

A manhã de sábado (25) começa com a Faixa Infantil, de 8h às 10h! Convida a criançada a sintonizar na frequência da rádio pública do Recife e curtir o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 8h, que aborda um tema importante: Bullying e Cyberbullying; e a Rádio Além da Lenda, às 9h.

Às 15h, o Vozes de Cor desembarca na Jamaica brasileira: São Luís do Maranhão, para reverenciar a dama do reggae: Célia Sampaio! Uma das vozes mais populares do Estado, Célia traz, na sua música, o fortalecimento da identidade negra e inspira uma geração de artistas.

Para animar a noite de sábado, você acompanha mais um capítulo da radionovela O Desejo de Catirina. Nesta semana, continuamos a conhecer o locutor mau caráter Fernandinho, o imitador de vozes. Tem ainda um convite para desvendar um mistério e saber mais sobre as manias do Coronel Eliseu, às 19h.

DOMINGO

O Ponto 60 – População Idosa em Destaque começa às 8h da manhã, com apresentação de Albemar Araújo, e aborda o envelhecimento da população LGBTI+, num bate-papo com Acioli Neto, coordenador do Instituto Boa Vista. A faixa de entrevista fica gravada no YouTube. Confira ainda os quadros Você Sabia e Dicas Culturais.

No terceiro Almanaque da Aconchego desta temporada, às 9h da manhã, Vitor compartilha memórias e vivências que se entrelaçam com ao Caboclinho Kapinawá da Linha do Tiro. Na coluna Rebuliço, Eduarda Nunes revisita a trajetória do Coco de Mulheres, revelando sua força e importância cultural. Já na coluna Aqui se Respira Lucha, Gus Cabrera destaca o informativo diário da Rede de Mídia Alternativa da Argentina, Enredando las Mañanas.

Ao meio-dia, o ouvinte tem encontro marcado com o Batucada, que tem curadoria musical e apresentação de Iara Lima, que sempre apresenta o melhor do samba local e nacional, durante duas horas.

Às 15h, o Obá Kò so debate o principio da autodeterminação dos povos, falando sobre a construção de identidades territorializadas e o direito da autodeclaração dos povos e comunidades tradicionais. Às 19h, tem Giro Nordeste, uma parceria com a TVE Bahia. Nesta semana, a convidada é Eliane Barbosa, professora do curso de Administração Pública da Unilab-CE, doutora em Administração pela FGV-EAESP (2013) e diretora da Plataforma JUSTA. Autora do livro “Tributação Justa, Reparação Histórica: uma discussão necessária”, em pauta está a Justiça tributária e a aprovação do projeto de lei que prevê isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos super-ricos.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo player em nosso site.