Voz marcante de Clementina de Jesus é destaque no final de semana

04.02.21 - 17H21
Na imagem, vê-se a cantora Clementina de Jesus, portando um microfone apontado para sua boca, durante um show

Clementina de Jesus em apresentação no show Samba Rock / Créditos: Hipólito Pereira 30/11/1984 / Agência O GLOBO

Por Kauana Portugal

Rainha do canto negro, como também ficou conhecida, Clementina de Jesus teve uma vida atravessada por dificuldades e esforços gigantescos. Nascida no interior do Rio de Janeiro, em 1900, Clementina aprendeu com a mãe, cantos jongos e partidos altos, nos dialetos africano e português. Beneficiados pela Lei do Ventre Livre, seus pais, Amélia Laura e Paulo Baptista fixaram residência em Valença, cidade do polo cafeeiro fluminense, onde a cantora viveu até os 8 anos, quando a família partiu para Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste carioca.

Dali em diante, além dos tesouros africanos ensinados em casa, Clementina também teve seu primeiro contato com o samba. A biografia da artista, que trabalhou como empregada doméstica grande parte da sua vida, e só teve seu talento reconhecido aos 60 anos, é marcada por reviravoltas, além de um gigantesco legado musical, com canções ovacionadas até hoje, tais como “Marinheiro Só”, “Sonho Meu”, em parceria com Dona Ivone Lara, e “Não Vadeia Clementina”, com Clara Nunes.

Estes e outros sucessos você confere no Batucada deste domingo (7), que faz uma homenagem à eterna rainha do canto negro. No bloco autoral pernambucano, músicas de China, Beto Rusivel, Grupo Terra, Karyna Spinelli, Otto, Pouca Chinfra e Mundo Livre.  O programa começa às 10h.

SÁBADO

No sábado (06), às 7h45, a Faixa Infantil da emissora começa com a Rádio Matraquinha, que fala sobre a vida além da terra, apresentando os astros sol e lua, o lado poético, a fascinação da humanidade e as obras que se inspiram nesse assunto. Além disso, os pequenos curtem músicas, recebem dicas de livros e filmes e ouvem as histórias de extraterrestres e ovnis que ficaram famosas no Brasil.

Logo em seguida, às 8h45, a Rádio Além da Lenda, que também integra a Faixa Infantil, traz uma das lendas mais antigas do Brasil, o Curupira. Para comentar sobre a origem, missão e características do personagem, o convidado da vez é Robson Souza, ator responsável pela voz do Curupira na série animada Além da Lenda, que apresenta uma versão moderna da história.

Às 10h, no Conexão Eficiente, o influenciador digital Ivan Baron e a jornalista Natália Rosa conversam sobre conteúdos de humor contra o capacitismo. Na parte da tarde, às 13h30, o Histórias do Velho Oeste convida Marlene Maria da Silva, moradora do Sítio das Palmeiras, bairro da Zona Oeste do Recife e exemplo de superação e resiliência. Após perder seu filho, Marlene e sua família viveram momentos muito difíceis, ocasião na qual a dança do ventre e a participação do Serviço Integrado de Saúde (SIS) contribuíram para uma grande melhora.

O Quarta Parede começa às 14h e entrevista a diretora e roteirista Déa Ferraz. Formada em jornalismo e com especialização em documentários na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), Déa dirigiu documentários premiados em festivais de cinema no Brasil e no exterior, como Câmara de Espelhos, Modo de Produção, Mateus e, seu filme mais recente, Agora. Durante a entrevista, ela fala sobre as intercessões entre teatro e cinema em seus trabalhos.

Às 22h, a Techtrônica recebe Biarritzzz, Anti e Libra, três artistas que, juntes, compõem uma iniciativa dentro da cena underground de música eletrônica em Recife: a Scapa, coletiva dedicada a produções artísticas e festivas protagonizadas por mentes racializadas.  Mais tarde, o Paredaum apresenta Priscila Senna, Kelvis Duran, Banda Lapada, Bad Bunny, Kali Uchis, Anitta, Cardi B, FBC & VHOOR, MC Marcinho e Tati Quebra Barraco. O programa começa às 23h.

DOMINGO

No domingo (7), às 9h, o primeiro Lab 101 de fevereiro aborda a questão da convivência com o novo coronavírus no programa Saúde é o Tema. O projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFPE trata dos protocolos de biossegurança para evitar o contágio pela COVID-19.

Às 15h, no Sr. Cinema, Júnior Prata, ator, dublador pernambucano, que já aos 14 anos foi para São Paulo em busca da carreira artística, fala sobre sua relação com o cinema, que começou em 1976. O artista já fez parte da Tatu Filmes, liderada pelo diretor Mário Mazetti, onde fez algumas publicidades e produções de cinema, como "A Marvada Carne". Júnior também compartilha fatos sobre sua experiência como dublador e de trabalhos ainda inéditos.

O Pedrada, às 17h, recebe a banda Howay, que toca seu repertório misto deska, rock e reggae. O ouvinte também acompanha um papo sobre outros artistas, que também mesclam esses gêneros, como Sublime e Manu Chao. No Disco da Semana, Jade Martins fala de um álbum que marcou sua juventude. Para os lançamentos, a banda Virtus apresenta o single “O Circo”.

Fechando o final de semana com chave de ouro, o Outra Fita - Vidas Sonoras, às 22h, destaca o universo musical de Hugo Nascimento. O mestre multi-instrumentista e professor de música, compartilha a visão e performance de seu novo projeto, “Banda de um cabra só”, onde ele performa todos os instrumentos com um pedal de loop.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.