ícone face twitter instagram

Sessão de Cinema relembra os 59 anos do Golpe Militar de 1964

26.03.23 - 13H39
 Selton Mello, Pedro Cardoso e Eduardo Moscovis em cena do filme “O que é isso, companheiro?”


Selton Mello, Pedro Cardoso e Eduardo Moscovis em cena do filme “O que é isso, companheiro?”

Por Beatriz Guglielmelli

Há 59 anos, no dia 31 de março, teve início um dos períodos mais sombrios e cruéis da história brasileira. Estendendo-se por 21 anos, a ditadura civil militar brasileira (1964-1985) foi marcada pela supressão de direitos constitucionais, pela censura e por uma sistemática perseguição, criminalização e repressão a pessoas contrárias ao regime político e social. 

Ao longo dos anos, diversas produções nacionais buscaram manter viva a memória desta época sombria e marcada pela violência. Nesta quinta-feira (30), o Sessão de Cinema, quadro apresentado por Alex Carvalho dentro do Relicário com Janaína Serra, fala sobre filmes com a temática da ditadura militar e a importância dessas produções para o país. 

Alex Carvalho, apresentador do Sessão de Cinema comenta: “As artes não tem apenas o intuito de entreter, mas também de registrar, e criar uma memória de períodos históricos. Os filmes são muito importantes neste processo, porque fazem com que os espectadores percebam e aprendam coisas de uma maneira diferente. Apesar do Brasil não ter um forte registro de reparação por conta da ditadura, fez filmes muito importantes, como “Pra Frente, Brasil”, de Roberto Farias, “O Que é Isso Companheiro”, de Bruno Barreto, que foi indicado ao Oscar em 1998 na categoria Filme Estrangeiro, “O Ano Que em que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburguer e muitos outros. Então, o que temos que ter em mente é que o cinema não é apenas entretenimento, é memória, é retrato de uma geração e também é aprendizado.”  

O Sessão de Cinema vai ao ar nesta quinta-feira (30), a partir das 17h, você pode sintonizar pela 101.5FM ou pelo nosso site www.freicanecafm.org.

DOMINGO

Neste domingo (26), a partir das 10h, Iara Lima chega com o Batucada botando todo mundo pra sambar! O programa faz uma homenagem a cantora Juliana Diniz, nascida em Madureira, no Rio de Janeiro e afilhada de Zeca Pagodinho, a cantora é uma das novas vozes femininas do samba. O ouvinte confere ainda músicas de Martinho da Vila, Gracinha do Samba, João Nogueira, Taiguara Borges, Dona Ivone Lara e muito mais.

SEGUNDA

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode interagir pelo WhatsApp do BR-101.5 (81) 99488-6842. 

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Com uma hora de duração, o Relicário vai ao ar de segunda a sexta-feira. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.

TERÇA

Nesta terça-feira (28), no BR101.5, Gabriele Alves recebe Fred Nascimento e Taína Veríssimo para falar sobre a Oficina Corpo Ritual em Olinda. A faixa de entrevista começa às 10h, com transmissão ao vivo pelo nosso canal do Youtube. 

QUARTA

E nesta quarta-feira (29), às 17h, no Relicário, tem o Especial Praça do Sebo. Gravado diretamente da tradicional Praça do Sebo, no centro do Recife, Janaína Serra bateu um papo com os sebistas Elizeu Espíndola (Seborreia Recife) e Iraci Lourenço (Iraci Livros) e com os leitores Cláudio Braga, Marcílio Gomes Duarte e José Rodrigues Correia. Imperdível!

QUINTA

Nesta quinta-feira (30), dentro do Relicário, Alex Carvalho chega para apresentar mais um Sessão de Cinema, nesta semana, ele fala sobre filmes com a temática da ditadura militar. 

SEXTA

Na sexta-feira (31), às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e conversa com o percussionista, rapper e educador social olindense Márcio Rastaman. O artista fala um pouco sobre a sua trajetória musical e sobre o seu primeiro EP Visual, ‘Marcio Rastaman - Da rima ao tambor’. 

Mais tarde, às 15h, o Giro Nordeste recebe desta semana recebe Issaaf Karhawi, que é jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Karhawi pesquisa a cultura dos influenciadores digitais no Brasil, investigação que deu origem ao livro "De blogueira a influenciadora".

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe