Série de Entrevistas sobre Comunicação Pública no Salada Pop

28.06.21 - 18H43
mara régia

Foto: site amazonialatitude.com

Jornalista Mara Régia, do Programa Viva Maria (Rádio Nacional), abre a série com nomes que fazem a Comunicação Pública no país

Na semana em que a rádio pública do Recife transmite o Seminário Fazendo Rádio, pela primeira vez em versão digital e com o tema Comunicação Pública: Caminhos e (r) existências, o Programa Salada Pop (segunda a sexta, às 14h) comemora 3 anos no ar e estreia a série de entrevistas sobre Comunicação Pública que vai destacar algumas experiências em rádio e televisão no país, representadas por suas/seus comunicadores. Uma vez por mês até, o fim do ano, Nice Lima, apresentadora do Salada Pop, vai conversar sobre desafios, produção desses programas e histórias marcantes e você, ouvinte Frei Caneca, vai poder conferir na faixa de entrevista, que vai ao ar às terças e quintas, na segunda hora do Salada Pop. A ideia é fortalecer e divulgar essas experiências num momento em que a Comunicação Pública passa por ataques.

O nome que abre a série de maneira muito especial é Mara Régia, jornalista, que está há quase 40 anos à frente do Programa Viva Maria, veiculado pelas Rádios Nacional do Alto Solimões, Nacional da Amazônia, Nacional do Rio De Janeiro e Nacional e Brasília. Por sua luta em favor da natureza e pelo respeito aos direitos das mulheres, ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2005.

Ao longo de sua trajetória, a jornalista e militante do movimento feminista, teve papel relevante na luta em defesa dos direitos da mulher, como a garantia à licença à maternidade e paternidade e na defesa da criação da Lei Maria da Penha.

Em 2021, a comunicadora ganhou o Troféu Audálio Dantas, que homenageia repórteres que se destacaram na defesa da Democracia, da Justiça, Direito à Informação e Liberdade de Expressão. Ao todo, mais de 50 entidades compõem o prêmio.

Na conversa com Nice Lima, Mara vai conversar sobre temas como resistência e desafios para a Comunicação Pública, feminismo, meio ambiente, reconhecimentos, destaques ao longo de quatro décadas do Viva Maria e ainda sobre uma série de ações realizadas para celebrar o programa que faz aniversário do dia 14 de setembro, Dia Latino-americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação, data que surgiu justamente por ser o dia em que o Viva Maria, pela primeira vez, foi ao ar. Uma dessas ações é a vaquinha virtual, criada para confeccionar um calendário e presentear algumas das mulheres que já tiveram suas histórias contadas no Viva Maria. O site da vaquinha você acessa aqui.

Ficou curioso(a)? Então você é nosso(a) convidado(a) para conferir essa série especial que inicia com uma convidada igualmente especial. A entrevista com Mara Régia vai ao ar nesta quinta, 1 de julho, na segunda hora do Salada Pop (o programa tem início às 14h, a entrevista vai ao ar às 15h) nos 101.5 FM, site e facebook e canal do Youtube da Rádio Pública do Recife.