ícone face twitter instagram

Saúde LGBT é Pauta no Calor da Rua

17.06.24 - 09H10
Saúde LGBT é Pauta no Calor da Rua

(Fonte: Imagem: SES - MS)

Por Willames Ferreira

O mês do orgulho é dedicado à celebração do movimento LGBTQIAP+ e das conquistas históricas ao longo dos anos. Exemplos disso são a efetivação do casamento homoafetivo, registro de dupla maternidade ou paternidade, o direito ao uso do nome social, possibilidade de adoção, entre outras políticas públicas. O combate à homofobia, lesbofobia e a transfobia é importantíssimo para a conscientização em uma sociedade plural que deve impor os direitos e necessidades de amar e viver, sem nenhum risco ao indivíduo. 

E a conscientização sobre a saúde desse grupo é fundamental, por isso que é importante frisar que O Ministério da Saúde apresenta a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), instituída pela Portaria nº 2.836, de 1° de dezembro de 2011, e pactuada pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Atualmente, a Portaria que institui a Política encontra-se na Portaria de Consolidação GM/MS nº 2/2017

Então, por isso, ao meio-dia, nesta terça, o Calor da Rua vai trazer muita informação no seu começo de tarde. O comando do programa é de Alex Carvalho, que convida Luiz Valério Jr., Coordenador da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População LGBT na Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, para bater um papo massa sobre saúde e Política Nacional da população LGBT. Sintonize pelo site www.freicanecafm.org ou participe mandando sua mensagem pelo número do WhatsApp: 81 9 9488-6272.
 

SEGUNDA (17)

Sua participação é especial ao meio dia no Calor da Rua, com muita informação e música. No comando de Diego Oliver e a faixa de entrevista recebe Ricardo Mello, secretário de cultura do Recife, que fala sobre o Recife Junino na edição de 2024.

TERÇA (18)

Na Faixa Mulher, às 14h, o Mamas, Manas e Minas, traz a pauta da semana sobre invisibilização obstétrica, com as convidadas Bruna Pedrosa, Clara Nogueira e Clarissa Mendonça. No quadro Mulher, Direito e Parentalidade, a advogada Márcia Santos, fala sobre como funciona a política de atestado de acompanhante para pais e mães em caso de ida dos filhos ao pronto socorro.

E logo ao entardecer às 17h, Janaina Serra entra no comando do Relicário, e convida a olindense Deanna Ribeiro, para falar de seu novo lançamento “Ao fechar os olhos imagina a água”.

QUARTA (19)

Às 9h, Gabriele Alves embarca no BR-101.5 com bastante ritmo e agitação neste mês junino. Você é convidado a enviar sua mensagem e fazer um pedido pelo número do WhatsApp: 81 9 9488-6272.

Com muita informação, cultura e música, a sintonia na 101.5 chega com tudo com o programa Calor da Rua, que vai ao ar ao meio-dia, dando impulso a mais um Giro Recife. E nesta quarta, Manoel Constantino fala sobre a importância do milho. 

QUINTA (20)

Liga bem cedinho na FreiCa logo pela manhã às 9h. Gabriele Alves embarca em mais um BR-101.5, com uma programação especial em mais uma edição do festival de música rock na calçada com Du Lopes.

Em seguida, às 12h, o Calor da Rua, sob o comando de Janaína Serraconta com o Giro Recife, e muita música, para te informar o que anda rolando na cidade.

Às 17h, no Relicário tem Sessão de Cinema com Alex Carvalho, com o quadro Filmes da minha vida, com comentários sobre filmes, séries e tudo que envolve o mundo cinematográfico nacional e internacional.

SEXTA (21)

Para contagiar com muita energia e alegria, a hora do almoço vai ter um tempero a mais na frei caneca FM, no Calor da Rua com a transmissão extra ao vivo da Hora do frevo, que ocorre no Museu Paço do Frevo, sob o comando de Luizy Silva. 

Já no Papo de Artista desta sexta-feira, Manoel Constantino conversa com o cantor e compositor Daniel Gonzaga, sobre a influência de sua carreira e empolgação para as festas juninas, o encontro é marcado às 15h.

EDITAL - Estão abertas as inscrições para a sociedade civil apresentar propostas de programas radiofônicos para compor a grade de programação da 101.5 em 2025. O edital e seus anexos estão disponíveis em nosso site e também no Cultura Recife, onde devem ser realizadas as inscrições. Serão R$ 558.000,00 para apoiar até 31 programas em diversas áreas. O prazo segue até 28 de julho de 2024. 


Compartilhe