ícone face twitter instagram

"Os Cinemas de Rua do Recife" apresenta o Cineteatro Iracema

29.09.23 - 10H29
Os Cinemas de Rua do Recife apresenta o Cineteatro Iracema

(Foto: Revista do Instituto Histórico de Vitória de Santo Antão – Vol. XII – 1995)

Por Beatriz Guglielmelli

Prepare a sua pipoca! Todos os sábados, a partir das 17h, a Frei Caneca FM veicula o programa Os Cinemas de Rua do Recife, a produção é uma realização do coletivo CineRuaPE e se propõe a pesquisar e divulgar informações históricas de 12 cinemas de Rua existentes ao longo da história da cidade do Recife. O programa apresenta recortes inéditos, com o objetivo de ampliar e discutir estratégias de continuidade, sustentabilidade e conscientização da importância da preservação dos cinemas de rua remanescentes na cidade do Recife e região metropolitana, com especial enfoque no centro histórico da cidade. 

Nesta semana, o programa apresenta a história do Cineteatro Iracema, emblemático cinema de rua localizado no município de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Norte de Pernambuco. O local estreou em 1947, e sua obra foi uma iniciativa e projeto privado de dois irmãos de uma família tradicional da região. Eram os Andrade, João Sabino de Andrade e Luís Boaventura de Andrade. 

Ficou curioso para saber mais da história desse cinema e como ele está atualmente? Então, sintoniza na Frei Caneca FM, neste sábado, a partir das 17h pelo nosso dial na 101.5 FM ou aqui pelo nosso site, tá imperdível!  

SEXTA


Nesta sexta-feira (29), às 8h, no Viajando na Música, tem mais um episódio dedicado à rica cena musical do estado do Amazonas! Babi Jaques e Lasserre, a dupla nômade que mora num motorhome, conversa no quadro "Brasil Profundo", com Bel Martinee, uma amazonense multifacetada - cantora, intérprete, agente cultural e investigadora das nuances políticas da música. No quadro "Jam Viajada", a aventura musical conduz a um experimento criativo onde músicos de diferentes cantos do país se unem para criar uma composição exclusiva para o programa. Este episódio, conta com a participação do paulista Rafael Costa, membro da banda Mocambo Groove, o singular Amarelo Cúrcuman, João Pedro, integrante da banda Encantoá de Minas Gerais, e a singularidade vocal, percussiva e  produção musical de Thiago Lasserre. O ouvinte ainda ouve músicas de Casa De Caba, Luli Braga, Nelson D, Grupo Raízes Caboclas, Mady E Seus Namorados, Luneta Mágica E Duda Raposo.

No Calor da Rua, ao meio-dia, Alex Carvalho conversa com Fábio Pascoal, idealizador e curador do FETEAG - Festival de Teatro do Agreste.

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e conversa com o Maestro Fabiano Medeiros.

 

SÁBADO

Neste sábado (30) tem mais Faixa Infantil na FCFM! Às 9h, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio homenageia os escritores e apresenta as crianças escritoras, isso mesmo. Com o tema: Eu sou um escritor, o programa conversa com adultos e crianças que escrevem histórias pra valer, como a cordelista e escritora Suzana Moraes e a pequena Antônia Bastos. Nos quadros “Abre o microfone” e “Telefone com fio” duas pessoas importantes falam para quem quer ser um escritor, o professor de redação Aluísio Silva e o revisor de texto Roberto Sotero. E mais, na contação de história de uma garotinha que escreveu seu primeiro livro, com a ajuda do papai e da mamãe. Sem falar nas músicas e papos especiais, o ouvinte conhece o projeto Minha Vida na Comunidade, realizado pelos educadores do Procriu (Projeto Criança Urgente), em parceria com O Unicef, onde as crianças da comunidade do Bode, no Pina, puderam escrever suas histórias e vê-las publicadas em um livro.

E às 10h, no Arruaça, as crianças vão ter que descobrir o que fazer com esse tanto de bicho que trouxeram aqui para rádio! Tem cachorro, gato, peixe, calopsita e até cavalo! Que barulho é esse?? Meu Deus, tem um leão também! A veterinária Carmem Cocca e a bióloga Thamy Palo vão dar umas dicas para todo mundo. 

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre a Comunidade Quilombola Negros do Osso, situada na zona rural de Pesqueira. Ela é formada por cinco núcleos comunitários que juntos somam 4 hectares e meio de área. A população residente corresponde a cerca de 200 habitantes, distribuídos entre 42 famílias. As origens da comunidade remontam ao final do século 19 e início do século 20, e se constitui na posse e ocupação da terra por Manuela, Etelvina e Maria Bezerra – correspondente à primeira geração –, e seus descendentes, que são os netos, bisnetos e tetranetos. O programa apresenta um pouco sobre essa comunidade que vem resistindo mesmo diante de adversidades e situações de precariedade.

Às 17h, Os Cinemas de Rua e o Recife fala sobre o Cineteatro Iracema, localizado na cidade de  Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco. 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, traz toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO


Neste domingo (01), às 8h, o Frequência Natural conta como a agroecologia desempenha um papel importante na transformação de cidades em espaços mais sustentáveis e inclusivos, promovendo o direito à cidade. Nesta edição o programa fala sobre práticas agroecológicas, como a produção local de alimentos, a agricultura urbana, a promoção da diversidade de cultivos, a conservação da biodiversidade e a gestão sustentável de recursos naturais nas áreas urbanas. Para falar mais sobre o assunto, tem a participação de Mira, representante da Horta Dandara, e Fábio, do Coletivo Jardim Secreto do Poço, que compartilham suas experiências na criação de ambientes urbanos mais justos e inclusivos, com foco na agroecologia como meio para melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social nas cidades.

A partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa faz uma homenagem ao Grupo Sem Compromisso. E ainda, o ouvinte confere clássicos do samba e músicas de vários artistas locais, imperdível! 

Já no Giro Nordeste deste domingo, às 19h, a conversa é com o diretor e curador do Museu do Reggae, no Maranhão, Ademar Danilo, que comenta sobre o ritmo musical e a sua influência na cidade de São Luís e no Brasil. Radialista e produtor cultural, Ademar é um dos maiores conhecedores do reggae no Brasil. Todo esse conhecimento sobre o gênero rendeu, através do Projeto de Bira do Pindaré, o reconhecimento oficial de São Luís como a Capital Nacional do Reggae. Essa conquista é um tributo à rica herança musical e cultural que essa cidade contribuiu para o reggae.

Em seguida, às 17h, o Almanaque da Aconchego vai até o Ibura para conversar com umas das fundadoras do coletivo Ibura Mais Cultura, Lídia Lins. Ela conta sobre o surgimento da organização no ano de 2016 a partir das ocupações secundaristas, das atividades e formações que realizam no Ibura e do desejo de ter uma sede própria para poder realizar todas as ações. Na coluna “Aqui se respira lucha” tem um papo sobre a luta do Ejjército Zapatista de Liberacion Nacional com o site Enlace Zapatista. 

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar apresenta o Recital de Emmanuele Baldini no XXIV Virtuosi Rafael Garcia.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe