Nice Lima recebe prêmio Jornalismo Cidadão 2019

17.10.19 - 15H33
Imagem da radialista Nice Lima, sorrindo, segurando um prêmio e um certificado, olhando para nós.

“Criança e Direito à Leitura” levou o primeiro lugar concorrendo com trabalhos de todo o País.

Ontem à noite (16), no Rio de Janeiro, foram anunciados os ganhadores do III Prêmio Radiotube Jornalismo Cidadão 2019. Na categoria rádio, o primeiro lugar veio para Pernambuco com  “Criança e Direito à Leitura”, trabalho de Nice Lima e Edson Peixoto Júnior, que concorreram por Paulista/PE. A radialista, âncora do programa Salada Pop, da Frei Caneca FM, concorreu com 70 produções de áudio e vídeo enviadas por comunicadores/as de 12 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. O concurso é pautado nos direitos da criança e do adolescente, com foco na educação, alimentação, moradia, segurança, trabalho, adoção, lazer, arte e cultura. Um panorama dos principais desafios na defesa as novas gerações.

"A reportagem mostrou a importância da leitura para as crianças a partir da experiência do Projeto Leitura na Esquina, que leva livros em um trailer para as escolas municipais de Paulista, e também falamos sobre o Projeto Caçando Estórias, de valorização da leitura e da cultura afro-brasileira. É uma emoção receber esse reconhecimento pelo trabalho, e poder mostrar essas experiências através deste meio fantástico que é o rádio e através da plataforma Radiotube que aumenta ainda mais o alcance das produções radiofônicas. Amo rádio e esta foi mais uma alegria que o ele me deu", conta Nice.

Os ouvintes da Frei Caneca FM já estão acostumados com essas pautas no dia a dia do Salada Pop. Na última semana, em alusão ao Dia das Crianças, todas as entrevistas foram direcionadas aos ouvintes mirins. Assuntos como a exposição “Macunã”, que reúne fotografias de crianças negras representadas de forma diversa e plural e o uso de aparelhos eletrônicos pelos pequenos foram discutidas ao longo da programação, que foi encerrada com flashes do Aguerézinho, ação que estimula o empoderamento da cultura negra já nos primeiros anos de idade.

“Sempre quis trabalhar com uma Comunicação comprometida com a sociedade. Nós, comunicadores, precisamos estar sempre atentos ao que fazemos e como o nosso trabalho pode interferir na vida das pessoas”, destaca a apresentadora que comanda o  Salada Pop de segunda a sexta, das 14 às 16h, na Rádio Pública do Recife.

A lista completa e os detalhes do III Prêmio Radiotube Jornalismo Cidadão 2019 podem ser conferidos no site www.radiotube.org.br que é ligado ao Criar Brasil e tem como meta formar uma rede social que produza conhecimento coletivo e informação cidadã.