ícone face twitter instagram

LAB 101 destaca trajetória de uma das maiores pesquisadoras de rádio do Brasil

01.07.21 - 18H36
gisela

Foto: https://jornal.usp.br/cultura/programas-de-radio-reconstituem-a-trajetoria-de-gisela-ortriwano/

 

Vida e obra da Gisela Ortriwano nos domingos de julho e agosto na Frei Caneca FM

 

Por Nice Lima

 

Abrir espaço para a produção de áudio feita nas faculdades do Brasil é uma das propostas do Lab 101 e quando essa produção fala do próprio rádio ou de nomes que são referências na área, tornam-se excelentes oportunidades de aprender mais sobre o meio, ouvindo o próprio meio. E é justamente isso que o público do Lab 101 e da Frei Caneca FM vai poder experimentar a partir deste domingo, 4 de julho, até o dia 8 de agosto (poucos dias antes do Dia do Estudante), quando a emissora começa a veicular a série Vozes Giselistas: As Contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao Radiojornalismo e à Comunicação, série de programas que reconstitui a trajetória de Gisela Ortriwano, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e uma das maiores especialistas em rádio do Brasil, que morreu em 2003, aos 55 anos. É uma fonte valiosa de informação para estudantes, professores e amantes do rádio.

A série é produzida pelo pesquisador Lourival da Cruz Galvão Júnior, pós-doutorando do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA, com supervisão do professor Luciano Maluly, e foi originalmente veiculada na Rádio USP FM de São Paulo. Os episódios da série são compostos de depoimentos dados por pessoas próximas a Gisela, como amigos, familiares, professores, alunos e orientandos.

A professora Gisela foi a primeira no Brasil a escrever uma tese de doutorado sobre radiojornalismo. Defendida na ECA/USP em 1990, a tese é intitulada Os (Des)caminhos do Radiojornalismo, e continua como forte referência bibliográfica nos cursos de jornalismo e radialismo no país.

O Lab 101 vai ao ar todos os domingos, às 9h, nos 101.5 FM, site da Frei Caneca, e os programas ficam disponibilizados nas plataformas de áudio da emissora.


Compartilhe