Webinário discute caminhos e (r)existências da Comunicação Pública

25.06.21 - 11H04
Arte com fundo laranja tem um rádio em cinza. Texto: 7º Seminário Fazendo Rádio. Comunicação Pública: Caminhos e (R)existências

Dia 30 de junho ocorre o 7º Seminário Fazendo Rádio. Arte: Carol Stadtler

Por Giovanna Lira

Ser comunicador não é uma tarefa simples. Levar informação de forma objetiva, porém crítica, contribuindo para o processo de formação de opinião, é um trabalho delicado que exige seriedade e um método de produção bem desenvolvido. Com os desafios apresentados diariamente, é mais importante do que nunca preservar o direito de todos à informação e conhecimento, sem interferências mercadológicas. A comunicação pública, já extremamente difundida em outros países, se apresenta como uma resposta necessária a essa demanda, mas enfrenta muitas dificuldades no Brasil contemporâneo. Pensando em partilhar experiências do setor no país, a Frei Caneca FM realiza, na próxima quarta-feira, 30 de junho, a partir das 16h, a sétima edição do Seminário Fazendo Rádio, que acontece neste ano de forma online, com o tema Comunicação Pública: caminhos e (r)existências.

Mediado por Nice Lima, radialista e apresentadora dos programas Salada Pop e Lab 101, na Frei Caneca FM, o evento contará com a participação do secretário de Cultura do Recife, jornalista, professor e autor do livro “Comunicação de Interesse Público - a escuta popular na comunicação pública - abrindo caminho para uma nova política”, Ricardo Mello; com a jornalista Linda Ribeiro, que trabalha, há 33 anos, na Rede Cultura de comunicação e, atualmente, é produtora e apresentadora na Rádio Cultura do Pará; com Nelia Del Bianco, professora nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação das Universidades de Brasília e Federal de Goiás, pesquisadora há mais de 30 anos sobre rádio, radiojornalismo, radiodifusão pública, tecnologia, políticas de comunicação e infraestrutura de mídia, e co-fundadora do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina; e Priscila Xavier, radialista, atua com acessibilidade comunicacional e comunicação pública e, atualmente, é Gestora de Programação na Frei Caneca FM.

Durante o Webinário, que será transmitido pelo canal da rádio  no Youtube, pela 101.5 FM e pelo site www.freicanecafm.org, haverá ainda debates sobre o papel da comunicação pública no cenário da pandemia, a relação das emissoras públicas com a tecnologia e as plataformas digitais e as perspectivas e novidades do meio. A inscrição, que é gratuita, garante ainda certificado para os participantes.

Webnário Fazendo Rádio
Tema: Comunicação Pública: caminhos e (r)existências
Quando: Quarta-feira, 30 de junho, às 16h
Inscrições: https://bit.ly/fazendoradio7