ícone face twitter instagram

Sons de Chico Buarque nas ondas da 101.5

03.06.22 - 07H12
Chico Buarque

Foto: Infoglobo


Por Carlos Eduardo


Músico, dramaturgo e escritor, Chico Buarque de Holanda, nascido em 1944, é considerado um dos maiores precursores da música de protesto no Brasil. Durante a ditadura civil-militar no país (1964 - 1985), participou da passeata dos “Cem Mil”, contra as investidas de repressão do regime militar, teve  diversas músicas censuradas, além de ter recebido fortes ameaças, por abordar em suas canções denúncias sobre aspectos sociais e culturais do período.

Seu desejo e ingresso no meio artístico acontece ao chegar no estado de São Paulo, onde recebeu forte influência musical de João Gilberto. Após participar do musical Balanço do Orfeu, com a canção “Tem Mais Samba”, sua carreira deu o pontapé de partida, onde começou a participar de diversos festivais de música, criando e lançando sucessos como A Banda, um marco na música popular brasileira, além de lançar álbuns que são verdadeiras referências da MPB.

SEXTA
Iniciando as programações de sexta-feira (03) na rádio pública do Recife, a edição do Vitrola, às 8h, faz uma festa aos aniversariantes Dolores Duran, Ivon Cury, João Gilberto e Nelson Gonçalves. A versátil Dolores compôs e interpretou obras como  “A noite do meu bem” e  “Por causa de você”, o misto de ator, cantor e humorista Ivon Cury fez sucesso com  músicas como "Adeus" e  “João Bobo”, Nelson Gonçalves, considerado um dos nossos cinco maiores cantores populares, emplacou  “Normalista” e a emblemática  “A volta do boêmio”, João Gilberto, um dos criadores da bossa nova, registrou  “Chega de saudade” e, dentre outras,  “Garota de Ipanema”. 

Maternidade, educação e racismo são temas da entrevista com a empresária Maju Passos no programa Giro Nordeste, às 15h. Maju é arte educadora, formada em dança pela Universidade Federal da Bahia e sócia gestora da Escola Maria Felipa, primeira escola afrobrasileira que desenvolve uma educação antirracista. 

Ainda nas produções da sociedade civil desta semana, o Audio Mundi, a partir das 18h, apresenta aos ouvintes, uma novidade vinda do passado: a Cumbia Rebajada. Basicamente, as “Rebajadas” resultam de DJs tocando discos de cumbia — o estilo mais dançante e acelerado do norte da América do Sul, particularmente da Colômbia, Peru e Equador — em velocidades mais baixas. O estilo surgiu no início dos anos 1960, quando DJs de bailes no México perceberam que as canções, em suas sonoridades originais, eram rápidas demais para a pista de dança, mas seriam perfeitas se diminuídas em cerca de um terço de sua velocidade.

O Universos Hip-Hop traz um papo sobre hip-hop e tecnologia, às 20h. A produção destaca as mudanças tecnológicas que influenciaram e continuam influenciando, sem dúvida, o processo de criação musical no rap e que modifica toda a cadeia criativa e produtiva do movimento e seus adeptos.

SÁBADO
O tema principal do Vozes Inclusivas ainda é um tabu para muita gente, em pleno século 21: como garantir a escola verdadeiramente inclusiva e com livros acessíveis para pessoas com deficiência? Por mais inacreditável que possa parecer, hoje, ainda se tem crianças e adolescentes em escolas segregadas no Brasil. Por isso, a edição recebe, para debater sobre o assunto, grandes referências , como Regina Fátima Caldeira, uma das maiores especialistas em Braille no Brasil. Ela vai trazer conselhos e dicas para pais, professores e autores de livros didáticos. Lucília Machado, da Comissão Permanente de Acessibilidade da Universidade Federal Fluminense, também participa e conta como anda a inclusão no ensino superior, e Telma Nantes de Matos, secretária de educação e cultura da ONCB, destaca quais devem ser as medidas urgentes dos governantes para a garantia da verdadeira inclusão na escola. O programa vai ao ar a partir das 8h.

Na Faixa Infantil, o É Conversa para Criança, Sim!, às 10h30, apresenta uma edição especial para marcar a chegada na metade da temporada e dedica este episódio a relembrar os temas já abordados. Através de resumos e algumas  músicas a criançada da Frei Caneca FM pode relembrar tudo que já aconteceu, a exemplo de temas que permeiam a história do indivíduo como: o brincar, e a importância das brincadeiras serem livres de gênero, cultura e tradição, sonhos, sentimentos, amor, família, ancestralidade. E alguns temas mais factuais, como a pandemia, esse tal novo normal, política e a guerra. 

O episódio desta semana do programa O Coco e suas Vertentes fala sobre a vida e obra de Mestre Pombo Roxo e Dona Celia Coquista, mestra do coco de roda de Olinda, a partir das 11h.

DOMINGO
Em ritmo do samba-rock, o Batucada deste domingo, às 9h, rememora os bons pagodes do Recife, ao fazer homenagem ao grupo Trasamba. Além do Trasamba, o ouvinte também acompanha sucessos de Elza Soares, Clara Nunes, Chico Buarque e muitos outros.

A partir do meio-dia, quem sintonizar na Frei Caneca escuta a segunda parte do bate-papo com a atriz Anne Mota, do filme ”Alice junior'', na edição do Tabaquice Nossa. A discussão gira em torno do filme, que em seu enredo aborda o tema da transgeneridade nas escolas, e sobre a sua trajetória estudantil.

A trilha sonora desta edição do Som da Liberdade, às 15h, fica por conta de Chico Buarque de Hollanda, cantor e compositor e um dos maiores expoentes da música de protesto no país. O episódio traz uma entrevista exclusiva com o jornalista e crítico musical, Tarik de Souza, que apresenta um panorama das principais composições de Chico Buarque nos anos de chumbo.

A cena transgender brasileira e internacional em destaque na produção especial do Obriganza Experiência, às 19h. E 2022 continua sendo uma enxurrada de lançamentos na música pesada. A edição do PEsado - Lapada para Todos os Gostos traz, além de estilos variados, bandas de diversas partes do mundo: do Recife à Grécia, passando pela Suécia e pelos Estados Unidos, às 20h.


Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe