Show exclusivo, música e retrospectiva em pauta no fim de semana

16.12.21 - 15H45

Neste domingo (19), a Frei Caneca FM transmite show da cantora e compositora Nilza Costa. (Foto: Paolo Chiarelli/Reprodução)

Por Alex Carvalho

Na programação especial de fim de ano da Frei Caneca FM tem show especial. A cantora e compositora Nilza Costa traz um show exclusivo para o público brasileiro. Nilza é natural da Bahia e vive há muitos anos na Itália - mas tem muito de Pernambuco na sua história.

O Concerto "Nilza Costa Quartet", realizado no Teatro Comunale di Conselice apresenta, no repertório, uma mistura azeitada de World Music e Afro Jazz com uma influência marcante de elementos de raiz afro-brasileira, como o candomblé, passando pelo blues, reggae, samba e rock. E neste domingo (19), às 19h, você pode conferir aqui pelo site ou sintonizando a 101.5 FM no rádio.

SEXTA

Em clima de retrospectiva 2021, o Mulher na Caneca dessa sexta (17) recebe a pesquisadora e ativista feminista Maria Betânia Ávila para conversar sobre as resistências e avanços do movimento feminista nesse ano. O último programa ao vivo do ano também leva para os estúdios da Frei Caneca FM a jornalista Cláudia Parente, que apresentará o programa junto com Clareana Arôxa e Inamara Mélo, ao meio-dia.

O Giro Nordeste desta semana recebe Raphael Guimarães, Doutor em Saúde Pública, Demografia, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz e do Observatório Covid-19 da Fiocruz. Às 16h, logo após o Salada Pop.

SÁBADO

O Forró Para Todos presta uma homenagem a Luiz Gonzaga, em alusão ao aniversário de nascimento do cantor de Exu, comemorado na última segunda-feira (13). Além dos seus sucessos, o programa destaca importantes parcerias do cantor com nomes como Gal Costa, Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner e muito mais. Tudo isso às 10h da manhã.

E a tarde, o Baião de Dois vem com artistas tradicionais da música regional nordestina mostrando todo seu talento e tradicionalidade. Nomes como Lindalva e Terezinha, Gilberto Gil, Gonzaguinha e Marinês fazem parte da seleção, às 16h.

DOMINGO

Neste domingo (19), às 9h, o Lab 101 veicula o radiodocumentário “Na Pressão pela Frei Caneca FM”. O projeto, dividido em 4 episódios, conta a história da emissora, criada em 1960, no áudio da radiodifusão brasileira e as lutas da sociedade civil até transmitir suas primeiras ondas sonoras em 30 de junho de 2016.

No segundo episódio, conta-se um pouco da história de Frei Caneca do Amor Divino, nome do homenageado pela emissora a partir de 1984. Na sequência, se apresenta como o Movimento Manguebeat tirou a rádio do esquecimento e a colocou na pauta cultural do Recife, transformando-a numa bandeira de luta contra a censura realizada pela indústria fonográfica e num grito pelo direito à comunicação.

Às 10h, o Batucada faz uma homenagem à cantora e compositora Camila Yasmine. A cantora é da cidade de Petrolina, tem 19 anos de carreira e um repertório cheio de brasilidade ribeirinha. Na seleção musical, nomes como Alcione, Criolo, Jovelina Pérola Negra, Zé Manoel, Originais do Samba, entre outros.

Às 16h, o Amplifica traz a segunda parte do Festival de Choro João Pernambuco. Neste espetáculo, músicos homenageiam artistas brasileiros e pernambucanos.

Toda programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.