ícone face twitter instagram

Semana traz programação especial com temáticas indígenas e reprises dos novos programas da sociedade civil

15.04.19 - 14H16
imagem dos jovens silvicolas

Em alusão ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, e considerando a importância do lugar de fala, a Frei Caneca  exibe, durante a programação, de 15 a 19 de abril, conteúdos produzidos por jovens indígenas amazonenses, integrantes da Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro. A Rede integra a FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) e é feita em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e com o apoio da União Europeia. Serão quatro edições do Boletim Wayuri e uma campanha de saúde veiculadas ao longo da programação diária, marcando a parceria entre a Frei Caneca FM e a FOIRN. Em Nheengatu (língua geral indígena) Wayuri significa “trabalho coletivo”, termo bem simbólico para representar essa parceria. Já na faixa de entrevistas, a apresentadora Nice Lima conversa, todos os dias, com um convidado ligado às pautas dos povos originários para debater sobre temas diversos. Na segunda (15) o tema é comunicação e resistência, com Alexandre Pankararu; na terça (16) Alexandre L'Omi L'Odo fala sobre a Lei Malunguinho; na quarta (17) é a vez do professor Edson Silva tratar das perspectivas sobre questões indígenas no Brasil; na quinta (18) a convidada do Salada POP é Elisa Pankaru falando sobre a participação política das mulheres indígenas e, na sexta-feira (19),  fechamos a semana trazendo o professor Glebson Bezerra, responsável por pesquisar a aplicação da lei Maria da Penha em contextos de interculturalidade, violência de gênero e cultura indígena.

Além dessa programação especial, desde o último sábado (13), os ouvintes da Frei Caneca FM têm mais uma oportunidade para ouvir seus programas preferidos. No ar desde março na frequência da rádio pública do Recife, os novos programas produzidos pela sociedade civil agora contam com uma reprise semanal. Com essa nova faixa de horário a participação da sociedade civil aumenta para 33 horas semanais - incluindo os programas do primeiro edital de ocupação da grade, em vigor até o mês de agosto.

Confira o horário das reprises:

De segunda a quinta-feira, às 23h:
Segunda: Pagode, Futebol e Batucada
Terça: Verde, Amarelo e Vermelho
Quarta: Manguetronic
Quinta: Caneca Boogie

Sábado:
11h - Frevo do Mundo
12h - Vozes do Brasil
13h - Toca o Terror
14h - Revista Brasil de Fato
15h - Recife Lo-Fi
17h - Músicas de Sexta
20h - Interdependente
22h - AudioMundi
23h - Paredaum

Programação semanal

Abrindo a Faixa Mulher - que tem reprise diariamente às 21h - você confere o TPM - Tempo Pra Mim, nesta segunda-feira (15). Ao meio-dia, Priscila Xavier e Mayza Dias conversam com Kalinne Ribeiro, cantoterapeuta e facilitadora de círculos de mulheres. O tema é a voz como ferramenta de autoconhecimento. Às 20h chega o Toca o Terror, que traz dicas de vários clássicos de ficção científica que abordam, em forma de metáforas, o medo da ciência, a Guerra Fria e críticas à sociedade de consumo. Os comentaristas do Toca o Terror analisam ainda filmes como "Vampiros de Almas", "Planeta dos Macacos" e "Plano 9 do Espaço Sideral".

Na terça-feira (16), ao meio-dia, o Mamas, minas e manas questiona: “Quem tem medo do feminismo?”. Às 20h o Revista Brasil de Fato apresenta a terceira edição da série “Abril de Lutas no Campo”, com o tema Trabalho no Campo e Previdência Social. A convidada é Cícera Nunes, presidenta da FETAPE. Direito das Juventudes é o tema abordado pelo Vozes do Campo e da Cidade na quarta-feira (17), ao meio-dia, dentro da Faixa Mulher. Em seguida, às 20h, o Vozes do Brasil traz uma entrevista com o pernambucano Barro falando de seu novo disco, intitulado “Somos”.

Quinta-feira (18) o tema é o Encarceramento feminino e a atuação do sistema judiciário em todo o processo. O Mulher faz Política Todo Dia conversa com uma das coordenadoras do projeto Liberta Elas, Juliana Trevas, às 12h. Já às 20h é a vez de ouvir o Recife Lo-fi, que apresenta lançamentos, entrevistas e novidades da cena musical independente que sai direto dos estúdios caseiros. Sexta-feira (19), ao meio-dia, o Mulher na Caneca marca presença fazendo uma análise das principais notícias sob uma perspectiva feminista. Às 20h o Músicas de Sexta chega para mais uma edição recheada de música alternativa e pop e, logo mais, às 23h você ouve o som do Paredaum, curtindo uma seleção especial de brega, funk, reggaeton, moonbahton, arrocha e ragga.

O final de semana começa com a programação infantil às 8h da manhã com o Rádio Matraquinha, seguido pelo Palavras no Ar, às 8h45, que conta a lenda brasileira da “Menina enterrada viva”. Logo em seguida, às 9h15, tem Cantando e Brincando nas ondas do rádio. Pra agitar sua manhã de sábado tem Pagode, Futebol e Batucada, às 10h. No fim da tarde você ouve mais uma edição do Verde, Amarelo e Vermelho, às 16h. O programa apresenta uma entrevista com Catarina de Jah, que conta sobre suas influências, trabalhos, desafios e projetos. Já a programação musical contempla mulheres que trabalham ou são influenciadas pelo reggae. À noite abrimos espaço para a produção universitária no Lab 101, às 18h. Fechando a programação do dia temos o Manguetronic, às 21h, falando do novo disco de Jorge Mautner, o "Não há abismo em que o Brasil caiba".

A programação dominical começa com o Samba de Latada, às 9h da manhã, que traz o grupo Vates e Violas, representante da cultura sertaneja do Cariri, falando de suas origens, formação, influências e o novo disco: “Intensidade”. Logo em seguida, às 10h, Iara Lima comanda o Batucada, porque o samba também é nosso. Ao meio-dia tem edição inédita do Frevo do Mundo, entrevistando Romero Ferro. Além de selecionar os frevos que você vai curtir, o cantor fala sobre suas memórias, experiências e trabalho. Às 16h ouvimos o Caneca Boogie, um espaço dedicado à música negra, especialmente o funk e o soul. Às 20h o Interdependente - música e conhecimento destaca a participação da pedagoga Kemla Batista que mantém, desde 2008, o Caçando Estórias - canal de vídeos no YouTube que apresenta "africanidades para crianças". Encerrando a semana na Frei Caneca FM curtimos o som do Audio Mundi, às 21h, trazendo músicas do mundo que você precisa conhecer.
 


Compartilhe