ícone face twitter instagram

Relicário homenageia Inaldete Pinheiro

11.12.23 - 08H56
Inaldete Pinheiro e Janaína Serra conversam no Museu de Arte Afro Brasil Rolando Toro - MUAFRO

(Inaldete Pinheiro e Janaína Serra conversam no Museu de Arte Afro Brasil Rolando Toro - MUAFRO. Foto: Luiz Rodolfo Libonati)

Por: Beatriz Guglielmelli

 

Nesta sexta-feira (15), o Relicário chega com mais uma edição especial: um programa em homenagem à escritora, contadora de histórias e pesquisadora de maracatu Inaldete Pinheiro. Nascida em Parnamirim, Rio Grande do Norte, em 1946, e residente em Recife, Pernambuco, desde os 20 anos de idade, Inaldete é graduada em Enfermagem e mestre em Serviço Social, é uma das fundadoras do Movimento Negro do Recife e presença ativa no Movimento Feminista desde 1979. Suas ações em prol do fortalecimento da cultura afro-brasileira são significativas e incluem intervenções no campo educacional, através de programas de capacitação realizados em escolas do Recife e de outros municípios do Estado.

O especial foi gravado no Muafro, Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro, o encontro foi uma celebração à vida e obra de Inaldete, figura importantíssima na literatura e na luta política do país. Janaína Serra, apresentadora do Relicário comenta “Conversar com Inaldete era um desejo há muito tempo, foi muito especial ouvi-la… Ela é uma pessoa com muita integridade no seu caminhar, no seu fazer, na sua forma de estar no mundo… Ela abriu um baú de memórias pra gente, falou sobre sua infância, sua relação com seu pai, de quem ela herdou a altivez e o gosto pela literatura, sua paixão pelos maracatus e pela correspondência de cartas, a trajetoria dela até chegar ao movimento negro e sobre o seu compromisso com o que acredita.”

O especial vai ao ar nesta sexta, às 17h. Você pode sintonizar pela 101.5 FM ou pelo nosso site. 

SEGUNDA

Abrindo a programação semanal, às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Na faixa de entrevistas, Gabriele Alves bate um papo com a banda Devotos sobre os 35 anos de carreira e o single "Mas será o Benedito".

Ao meio-dia, começa o Calor da Rua! Nesta edição, Luizy Silva bate um papo sobre o Projeto Acolher e o Mãe Legal. 

Às 14h, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Para Mim, trazendo dicas de autocuidado e bem estar. Nesta semana, a conversa é com Nancy Santos, do perfil Um Tempo Sozinha. O tema? Solitude e Autocuidado. 

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde. Nesta segunda, tem um bate papo especial com o cientista político, pesquisador e autor Túlio Velho Barreto. 

TERÇA

Nesta terça-feira (12), às 9h, no BR-101.5, Gabriele Alves recebe Toinho Mendes para falar do espetáculo De Repente Tô Aí.

Ao meio-dia, o Calor da Rua fala sobre o caso da empresa Braskem, responsável pelo afundamento de solo em Maceió com Marcele Fontana, professora da UFPE. A apresentação fica por conta de Alex Carvalho.

Mais tarde, às 14h, o Mamas, Minas e Manas chega com mais uma edição inédita! Você já ouviu o termo “incompatível com a vida?” Este é um termo médico para o diagnóstico pré-natal de malformação congênita de um bebê que não sobreviverá fora do útero. Para falar mais sobre o assunto, Janaína Serra recebe a documentarista e diretora do filme “Incompatível com a Vida”, vencedor do festival É Tudo Verdade 2023, Eliza Capai e a médica da família e autora do livro “A Grande Cura”, Juliana Serra Walsh. Vivências, diagnóstico, escolhas, amparo legal e ressignificação são alguns tópicos desse bate papo. 

QUARTA

Nesta quarta-feira (13), o BR-101.5 exibe uma entrevista super especial no quadro Na Boléia: a equipe visita a exposição “A magia do Galo”, no Paço do Frevo, e bate um papo com Luciana Veras, Gerente de Desenvolvimento Institucional. 

SEXTA 

Nesta sexta-feira (15), ao meio-dia, no Calor da Rua, Alex Carvalho faz aquela velha pergunta: "então é Natal, e o que você fez?" E por isso bate um papo com a psicóloga Kátia Brandão sobre a  exaustão de fim de ano.

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Nesta semana o papo é com a bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo.

Mais tarde, às 17h, no Relicário, Janaína Serra bate um papo com a escritora, contadora de histórias e pesquisadora Inaldete Pinheiro. 

SÁBADO

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (17), a partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada. Nesta semana tem uma homenagem ao cantor e compositor de samba, Mosquito. O ouvinte ainda confere sons de Gerlane Lops, Quintal dos Prettos e Emicida, Benito Di Paula, Jovelina Pérola Negra, Gal Costa e muito mais! 

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe