Prorrogadas inscrições para o Concurso de Rádio Teca Carlos

Teca Carlos. Foto: Cecilia de Sá Pereira

Inscrições foram prorrogadas até 30 de agosto de 2019

Lançado em junho, o
Concurso Teca Carlos de Rádio, que tem por objetivo estimular os jovens da rede municipal de ensino a produzirem programas radiofônicos, teve prorrogado o prazo de inscrições, que agora podem ser feitas até o dia 30 de agosto. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação do Recife, através do projeto Rádio Escola, e pela Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, por meio da Frei Caneca FM, tem por objetivo selecionar interprogramas com duração de 1 a 5 minutos de duração, produzidos pelos estudantes do Ensino Fundamental da rede pública, que abordem temas como Literatura, Música, Geografia, História, Ecologia, Saúde, Meio Ambiente, Matemática, Filosofia, Ciências, Introdução às Artes, entre outras áreas do saber. Clique aqui para conferir o regulamento do Concurso.

A ação foi uma forma encontrada pelo Recife para homenagear Teresinha de Jesus Carlos de Araújo, professora universitária, defensora incansável das artes, coordenadora de Cultura Popular da Secretaria Estadual de Cultura, que enquanto viva contribuiu ativamente para a estruturação da Frei Caneca FM.

O antropólogo e gestor cultural, Roberto Azoubel, escreveu um artigo sobre a consagração à gestora cultural:

No dia 04 de junho, tive a felicidade de ler a notícia do lançamento do Concurso Teca Carlos de Rádio, que tem por objetivo estimular os jovens da rede municipal de ensino a produzirem programas radiofônicos em suas atividades escolares. Meu contentamento se deu por via de mão dupla: pela própria iniciativa importante das Secretarias de Educação (por meio do projeto Rádio Escola) e de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife (através da rádio Frei Caneca FM); e pela homenagem a essa professora que foi uma das gestoras mais admiráveis no campo das políticas culturais de Pernambuco.

O concurso selecionará interprogramas, com duração de 1 a 5 minutos, produzidos pelos estudantes, que abordem temas ligados a Literatura, Música, Geografia, História, Ecologia, Matemática, Filosofia, Ciências, entre outras áreas do conhecimento. Os projetos selecionados serão gravados com apoio e acompanhamento do projeto Rádio Escola e veiculados na programação da 101.5 Frei Caneca FM. Todos que se inscreverem no concurso, independente do resultado, terão direito a participar de uma aula-espetáculo sobre o uso de softwares de edição de áudio.

Sobre Teca Carlos, que nos deixou no dia 28 de agosto de 2018, fui testemunha da sua incansável dedicação à cultura, sobretudo às nossas culturas populares (quando faleceu ocupava o cargo de Coordenadora de Cultura Popular na Secretaria de Cultura de Pernambuco). Teca foi partícipe fundamental na construção de muitos avanços institucionais da política cultural do Estado – aqui destaco a sua contribuição na formulação do Sistema Municipal de Cultura em Olinda e na elaboração do Plano Estadual de Cultura. Em sua atuação profissional como gestora me ensinou, com a sua vocação e experiência pedagógicas, uma das coisas mais duras e difíceis de compreender na nossa área de atuação (talvez a mais vulnerável às intempéries governamentais): a paciência histórica. Foi um exemplo na gestão pública, ouvia como ninguém, organizava plenárias dificílimas, sabendo amenizar os ânimos mais exaltados com firmeza e sabedoria. Fazia tudo isso sempre com muito esmero, pelo amor à cultura, pela consciência que tinha do valor da cultura.

Ao intitularem esse valoroso concurso destinado aos estudantes recifenses com o nome de Teca Carlos, nossos órgãos públicos homenageiam uma gestora da grandeza de nossa riqueza cultural.