ícone face twitter instagram

Programação da 101.5 já em clima de festa junina

09.06.22 - 10H59
Rede Bahia

Foto: Rede Bahia


Por Carlos Eduardo
 

Finalmente o jejum de dois anos sem o São João acabou e os  preparativos para a festividade deste ano, que em larga escala é uma das mais aguardadas, estão a todo vapor. Na rádio pública do Recife não é diferente. Os programas que fazem parte do Edital de Ocupação da rádio trazem episódios especiais referentes a essa data comemorativa.

Sintoniza na Frei Caneca FM 101.5 ou aqui pelo site, afasta o sofá da sala, aumenta o som, puxa teu parceiro ou tua parceira para forrozar e vem acompanhar o melhor da música junina do Nordeste, conhecer histórias de artistas indispensáveis desta data, como Geraldinho Lins, Kadu do Acordeon e muito mais.


SEXTA
O Papo de Artista desta sexta-feira (11), com Manoel Constantino, é com o presidente da Federação de Teatro de Pernambuco (Feteape), Ode Félix. Começa às 14h.

O longa brasilense “Pureza” é o tema da entrevista com o diretor e cineasta Renato Barbieri, no Giro Nordeste, às 15h. A obra mostra a trajetória de uma mãe que desafiou fazendeiros e jagunços para resgatar o filho da escravidão contemporânea na Amazônia brasileira. A produção é inspirada na história real de dona Pureza, que foi reconhecida internacionalmente e recebeu em Londres o Prêmio Antiescravidão oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International, a mais antiga organização abolicionista em atividade.

No Audio Mundi desta semana, as músicas vêm relacionadas a alguns dos documentários que integram a programação do in-edit-festival internacional de documentário musical que ocorre este ano entre os dias 15 e 26 de junho. Confira nesta edição músicas que vão do reggae ao no-wave nova iorquino falando de nomes como Lydia Lunch, Billy Tipton e Cymande, a partir das 18h.  Já às 20h,  o Universos Hip-Hop entra no ar com um programa especial para aqueles que amam. Em comemoração ao dia dos namorados, que tá chegando, esse episódio é pra escutar agarradinho ou pra curtir o self-love.

SÁBADO
Chegou o momento de abrir a faixa infantil deste sábado (11) com o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h. Mas desta vez com um  gosto de pé de moleque, milho assado, pamonha e canjica, colorido feito tecido de chita e dançante feito arrasta pé, pois nessa edição a criançada conhece as tradições e festas juninas, através de muito forró, histórias e dicas de brincadeiras. Os entrevistados deste dia são,  Kadu Santoro, contador de histórias de Belém do Pará, que apresenta curiosidades da festa no norte do Brasil; Wendel Ayel, sanfoneiro de apenas 10 anos de idade, que vai falar um pouco sobre o amor pelo instrumento e pela música, ao lado de seu pai, o músico Leandro Ayel; e em clima de festa, o quadro “Na Onda do Artista” é em dose dupla, com o pernambucano e sanfoneiro Dudu do Acordeom e a dupla Encantoré, formada por Rafael e Juliana, paulistas que amam os ritmos nordestinos. Em seguida, às 10h na Frei Caneca FM, o programa Palavras no Ar, conversa com a esportista e professora de educação física, Fabíola Viana de Melo. Para somar, ainda rolam os recadinhos especiais da La Ursa, além da história do dia, que apresenta a biografia de uma mulher inspiradora. 

Partiu viajar pela estrada da música? A primeira parada do dia fica a cargo do Andei Meio Mundo, às 15h, que faz sua décima segunda viagem com destino a Guatemala em busca da história, da cultura e da música. No quadro mundinho latino, o ouvinte tem notícias e músicas em dose dupla de Tini, Sin Bandera, Karol G e Selene, e um papo com a DJ La Ursa sobre músicas no contexto Recife x Brasilia e Brasil x America Latina. A segunda parada é junto com o Reggae pelo Reggae, a partir das 16h, dando continuidade ao especial sobre Bob Marley — seguindo a cronologia dos álbuns — e apresentando um pouco mais da história do ícone do reggae e várias pedradas do rei. A última parada do dia é com aquele forrozão gostoso do  Forropodó, às 19h. Entrando no clima de São João, o programa traz o quadro “Forropodó entrevista” com a presença de um artista indispensável para as festas deste período: Geraldinho Lins. O cantor revela as expectativas para a retomada, recorda a trajetória de sucesso e revela curiosidades sobre a cena forrozeira que ele ajudou a construir em Recife. 

DOMINGO
O Frequência Natural, às 8h, traz o veganismo como tema. A conversa segue com Bárbara Bastos, da União Vegana de Ativismo, sobre essa filosofia de vida que busca excluir todas as formas de exploração e crueldade com os animais.

Domingo (12) também é dia de Batucada, num especial dedicado ao Dia dos Namorados. No programa desta semana, a Frei Caneca FM faz uma homenagem a todos os apaixonados de plantão, com um repertório que traz Maria Rita, Mart'nália, Elza Soares, Alcione, Diogo Nogueira e muito mais.

A trilha sonora desta edição do Som da Liberdade, a partir das 15h, é por conta de Violeta Parra, cantora, compositora e artista plástica do Chile, uma das principais referências do movimento musical “Nueva Canción Chilena”, que reúne outros expoentes da música como Victor Jara. Os artistas deste movimento produziram canções de protesto e comprometidas com os anseios do povo. O episódio traz trechos de entrevistas históricas da filha de Violeta, Isabel Parra, e de Victor Jara, sobre o legado deixado pela cantora. Às 19h, o ouvinte é convidado pelo Obriganza Experiência a fazer uma viagem pelos violoncelos de Okkyung Lee e Helena Espvall, a experimentação extrema de Justice Yeldham e as imersões no drone de House Of Low Culture. Finalizando a noite, às 20h, o PEsado - Lapada para todos os gostos aborda o The Number of the Beast, terceiro disco da banda britânica Iron Maiden - e o primeiro com o vocalista Bruce Dickinson. Lançado em 1982, é um dos maiores clássicos do heavy Metal.


Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe