ícone face twitter instagram

O Coco e Suas Vertentes retrata as sambadas de coco das comunidades

25.08.22 - 17H13
Foto: Sandro Barros

Foto: Sandro Barros
 

Por Wiulayne Souza
 

Neste sábado (27), o programa O Coco e Suas Vertentes retrata as sambadas de coco das comunidades da Região Metropolitana do Recife e adjacências. O objetivo das sambadas é mudar a realidade local, potencializando a comunidade, mantendo a cultura do Coco de Roda em evidência, juntando os mais velhos e os mais novos. No primeiro bloco é abordada a Sambada de Laia, em Camaragibe e Mãe Beth de Oxum, apresentadora, toca coco de roda da comunidade de João Paulo II, com composições de mestre Zé Negão, natural de Goiana (PE). No segundo bloco, marca presença a Sambada de coco da Tabajara, em Olinda, que geralmente convida Dona Del do Coco, o Batuque das Morenas, Mestre Arruda e outros grupos locais. Já no terceiro bloco é apresentado os cocos de roda da Sambada de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho. Dona Dalva é uma figura importante na cidade, conhecida como a rainha do coco de Pontezinha. O bloco final apresenta uma Sambada Quilombola do município do Conde, na vizinha Paraíba. Você pode acompanhar sintonizando pelo dial da FM 101.5 ou aqui pelo nosso site.

SEXTA-FEIRA
Na sexta-feira (26), às 8h, o Programa Vitrola abre a nossa programação trazendo o tema samba malandro no estado novo, e traça um breve perfil do comportamento do compositor popular que, sob censura ou quase durante o Estado Novo, elegeu a figura mitológica do malandro como uma espécie de anti-herói e porta-voz do  descontentamento. São criadores como Babaú, Ciro de Sousa, Geraldo Pereira, Wilson Batista, os respectivos autores de “Tenha Pena de Mim”, “Acertei no Milhar'', etc. De forma direta ou indireta, muitas letras de seus sambas faziam apologia à malandragem, o culto ao ócio, a boa vida, e tudo que o Estado Novo não queria. 

No Papo de Artista, às 14h, o apresentador Manoel Constantino bate um papo com o diretor de teatro e designer, Cláudio Lira. Às 15h, o Giro Nordeste entrevista o médico infectologista Demetrius Montenegro, e ele fala sobre a chamada varíola dos macacos (Vírus Monkeypox) e a Covid-19. 

Mais tarde, às 18h, o AudioMundi segue falando sobre o Habibi Funk, um estilo de música que historicamente nunca existiu como gênero musical mas que mostra o resultado incrível da influência ocidental na música feita em países do mundo árabe. E apesar do termo não dar conta de abranger um universo sonoro tão rico em harmonias e melodias, o programa apresenta mais uma amostra de músicas que se transmutaram ao se misturarem com ritmos como o jazz, o rock e o soul. 

SÁBADO
Neste sábado (27), às 9h, na Faixa Infantil, tem mais uma edição do programa Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, que traz cantigas e brincadeiras ao som de parlendas e trava-línguas, em comemoração ao folclore brasileiro. Para bater um papo sobre o que são poemas, canções, cantigas de roda, adivinhas, trava-línguas e parlendas, a tia Ilana Ventura convidou a escritora, contadora de histórias, mediadora de leitura e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Ivani Magalhães. No quadro ‘Na Onda do Artista’ é com a professora de musicalização infantil, Bruna Souza, que afirma que o universo musical infantil é incrível, porque permite que as crianças brinquem e se divirtam com a música. 

Às 10h30, o É Conversa Pra Criança, Sim! fala sobre o tempo e o que significa a produtividade. O programa convida a pediatra Luiza Menezes para falar sobre a importância do ócio, e, para auxiliar o discurso, as músicas desta edição trazem essa relação com o tempo: ‘Relógio’ de Vinícius de Moraes, ‘Devagar Devagarinho’ de Martinho da Vila, e ‘A Natureza das Coisas’ de Accioly Neto, na voz de Elba Ramalho. Apresenta ainda a Obra "Marina, Malina", a menina que trocava o dia pela noite, contado pela jornalista Clarissa Falbo. 

Nesta semana o programa O Coco e Suas Vertentes, às 11h, retrata as sambadas de coco das comunidades da Região Metropolitana do Recife.

O Andei Meio Mundo, às 15h, faz a vigésima viagem com destino ao Paraguai em busca de história, cultura e música. No quadro ‘Mundinho Latino’ tem notícias e canções em dose dupla de Paulo Londra, Maluma, Maite Perroni e Danna Paola. No ‘Dale’ o programa recebe o boliviano Johann falando sobre a vivência fora do país e a conexão com a música pernambucana.  

O Forropodó, às 19h, celebra os vinte anos da formação da banda Aviões do Forró. Em 2002, quatro empresários visionários uniram os talentos de Xand Avião e Solange Almeida e construíram um fenômeno que foi além dos hits e transformou o forró eletrônico, também, na área mercadológica. Neste especial, o programa recorda através de fatos e hits a trajetória da banda cearense.  

DOMINGO
O Frequência Natural deste domingo (28), às 8h, traz uma edição sobre a agricultura sintrópica, que é uma tentativa culta de conseguir o necessário daquilo que precisa-se para alimentar-se, além das outras matérias primas essenciais para vida, sem a necessidade de diminuir e empobrecer a vida no lugar. 

Em seguida, às 9h, o Lab 101 apresenta o quinto e último episódio do podcast ‘Dentro da Pesca Formosa’, com o tema ‘Perspectivas da Pesca Artesanal: O que tem sido estudado?’. É reunido os pesquisadores das áreas de Educação e Ciências do Mar para comentar sobre os assuntos tratados nos episódios anteriores. O pedagogo Luciélio Roque é professor há mais de dez anos em Rio Formoso, e trabalha com alfabetização de crianças no município, e ele comenta sobre a relação da pesca artesanal com as escolas e a importância da educação ambiental no ciclo básico. A bióloga Ane Justino explica como a pesquisa científica é uma grande aliada do conhecimento tradicional, perspectiva também compartilhada pela engenheira de pesca Marcela Albuquerque, pesquisadora rio-formosense que cresceu na família de pescadores artesanais. Como neta de pescadores, Marcela também enfatiza a importância de retornar essas pesquisas para a comunidade.

Às 10h, o Batucada faz um convite aos ouvintes para homenagear Jair Rodrigues. Na seleta musical tem Elza Soares, Jorge Aragão, Revelação, Diogo Nogueira, Elis Regina e muito mais. 

No Som da Liberdade, às 15h, apresenta a mistura do jazz com o merengue feita pelo saxofone de Tavito Vásquez, um dos maiores artistas da República Dominicana. Ao entrar no país, o jazz misturou sentimentos e outros gêneros musicais no laboratório sonoro do território caribenho. Longe de ser uma cópia, Cleto Octavio Vásquez, ou Tavito Vásquez, é um dos artistas mais lembrados nesse processo.

O Íntimos na Frei Caneca, às 17h, aborda o quinto e último episódio da quarta temporada do Programa Íntimos, que abordou música feita pela comunidade LGBTQIA+ do cenário alternativo de Pernambuco. Nesta edição o programa recebe o compositor, cantor e performer Lucas Torres. Lucas é de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco e é um dos idealizadores do Festival Íntimos. Ele fala sobre o início da relação com a música e do começo da trajetória artística em Goiana, participando de várias bandas diversificadas, até culminar em sua carreira solo. Ressalta sobre a importância dos coletivos culturais da cidade e a necessidade de se organizar para ocupar espaços e fomentar o cenário independente de forma mais autogestionária. Argumenta também sobre a falta de incentivo por meio das instituições governamentais, que estão passando por um clima de descaso e conservadorismo para com a cultura popular e de como a resistência da classe artística independente se faz deveras relevante, mais do que nunca. Ao final, ele reflete sobre as dificuldades da vivência LGBTQIA+ em uma cidade do interior de Pernambuco marcada por um sistema patriarcal, de como a coragem artística pode ser útil para confrontar preconceitos e dos planos para criar mecanismos de valorização desses artistas marginalizados. 

Nesta edição do Pesado, às 20h, o programa traz os materiais lançados neste ano, e dá uma geral no que muitas bandas importantes desovaram, como Behemoth, Arch Enemy, a baiana Drearylands e a volta de Max Cavalera com o novo do Soulfly.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe