ícone face twitter instagram

O aumento na conta de energia é debatido na rádio pública

01.07.21 - 17H10
Maurício Tolmasquim

Entrevista com Maurício Tolmasquim é transmitida nesta sexta (02) (Imagem: IEA - USP / Divulgação)

 

 

Por Giovanna Lira

 

A partir do mês de julho, a Frei Caneca FM passa a veicular o programa de entrevistas do Giro Nordeste, uma atração semanal, que conversa personalidades nordestinas e nacionais, com a participação de jornalistas das emissoras públicas de tv e rádio do Nordeste. Ao vivo e sem intervalos, o programa é ancorado por Juraci Santana, jornalista da TVE Bahia. Compartilhando a bancada que representa o estado de Pernambuco, a radialista e apresentadora do Salada POP, Nice Lima, participa pela Frei Caneca FM. O Giro Nordeste é exibido na Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo.

No Giro Nordeste desta sexta-feira (02), às 16h, o aumento na conta de luz e a privatização da Eletrobras serão debatidos junto com o engenheiro e ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim. O entrevistado comenta sobre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ter aprovado nesta terça-feira (29) o reajuste de 52% na bandeira tarifária vermelha patamar 2 e, na semana passada, o Congresso Nacional aprovar uma Medida Provisória do Governo Federal que permite a privatização da maior empresa de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica do Brasil, a Eletrobras. 

SEXTA (02)

Ao meio-dia desta sexta, o Mulher na Caneca conversa com a secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, e a gerente de enfrentamento e prevenção à violência da Secretaria da Mulher do Recife, Avani Santana, sobre os impactos da pandemia da Covid-19 nas mulheres. As apresentadoras Clareana Arôxa e Inamara Mélo trazem as principais ações das gestoras no acolhimento das mulheres em situação de violência, as iniciativas que visam diminuir o impacto do desemprego e da jornada excessiva de trabalho nas pernambucanas. Além disso, no último bloco, as jornalistas debatem as principais notícias da semana sob uma ótica femininsta.

SÁBADO (03)

O arrastapé continua no Forró Para Todos, às 10h, trazendo o melhor da curadoria do forró. Nesta semana, tocam músicas de Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, Luciano Serravalle, Trio Nordestino, João Lacerda, Dominguinhos, Júlio César e muitos outros.

Baião de Dois, às 16h, celebra as tradições da música regional nordestina. Neste sábado, homenageia o mais antigo maracatu em atividade ininterrupta no Brasil, o Maracatu Leão Coroado, do Recife, com música interpretada por Mestre Salu. Também tem uma seleção musical composta pela Orquestra Afrosinfônica, Fagner, Aurinha do Coco, Juliana Linhares, entre outros.

DOMINGO (04)

O LAB 101, às 9h, apresenta o projeto Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação. A série de programas reconstitui a trajetória de Gisela Ortriwano, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e uma das maiores especialistas em rádio do Brasil.

Às 10h, o Batucada homenageia o grupo Art Popular, que, com 30 anos de carreira e mais de 20 discos lançados, marcou toda uma geração do pagode. No programa ainda toca Arlindo Cruz, Alcione e os artistas pernambucanos Grupo Terra, Helena Cristina e China Sambay.

No Amplifica, às 16h, o ouvinte acompanha um show de Sheldon para animar a tarde de domingo. O cantor de brega é conhecido pelos sucessos Pensei que era para sempre, A solidão e Ela me deseja.

E, às 19h, o Reviva exibe o show da cantora e percussionista Gerlane Lops. A artista pernambucana representa o samba do estado com grandes músicas da carreira como Tempo de varanda, Seu jeito de amar e A mesma rosa amarela.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe