ícone face twitter instagram

Liberado resultado final do Edital de Apoio à Ocupação da Frei Caneca FM 2023

20.12.22 - 10H17
Foto: Rafa Medeiros
Foto: Rafa Medeiros


Em 2023 a Frei Caneca FM renova sua programação e passa a contar com 31 novas produções em parceria com a sociedade civil. O resultado final do Edital de Apoio à Ocupação da Frei Caneca FM 2023 foi divulgado nesta terça-feira (20) no Diário Oficial do Recife.

Uma das novidades para esta seleção é que os programas serão divididos em duas estreias, visando contemplar um ano inteiro de novidades para os ouvintes da 101.5. Com o resultado, a rádio pública do Recife compromete-se com a manutenção de faixas especiais já existentes - Mulher, Infantil e Preta -, além de criar uma nova, a fim de enaltecer ainda mais a Cultura Popular de Pernambuco.

No total, serão 28 horas semanais dedicadas à produção da sociedade civil que conta, ainda, com outros 7 projetos na suplência que podem vir a integrar a grade da 101.5 - caso ocorram desistências na fase de contratação, conforme previsto no item 14 do edital de ocupação. A lista dos suplentes também pode ser conferida no Diário Oficial.

Confira um resumo sobre os 31 selecionados para integrar a grade de programação da Frei Caneca FM em 2023:

ARTES

1. Os Cinemas de Rua e o Recife: se propõe a pesquisar e a divulgar informações históricas de 12 cinemas de Rua existentes ao longo da história da cidade do Recife, a partir de recortes inéditos, com o objetivo de ampliar e discutir estratégias de continuidade, sustentabilidade e conscientização da importância da preservação dos cinemas de rua remanescentes na cidade do Recife e região metropolitana, com especial enfoque no centro histórico dessa cidade. Cada uma das 12 edições contará a história de um desses cinemas, com entrevistas com moradores e/ou frequentadores de cada entorno desses cinemas.

2. Pernambuco em Revista: Em formato de revista, o programa abordará no mesmo programa, diversos gêneros artísticos (literatura, teatro, audiovisual, música, etc.) a partir de um tema central, com blocos compostos de entrevistas com artistas, depoimentos e músicas formando um mosaico criativo de informações sonoras sobre a cultura pernambucana. Constará nos roteiros dos programas o recurso de audiodescrição para que obras de arte, capas de discos, trechos de filmes e cartazes sejam compreendidos por pessoas cegas ou com baixa visão.

3. Programa VdeVoz: Dedicado a dar visibilidade às produções de autoras e autores não publicades ou com publicações com menor expressão no mercado literário para o potencial artístico que possui, preferencialmente pertencentes a recortes sociais cujas desigualdades são dificultadoras ou impeditivas para a inserção no mercado literário.

CULTURA NEGRA

4. Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes: Programa no formato podcast com a duração de 30 (trinta) minutos para público geral com temas e conteúdos relacionados às visões e filosofias afroperspectivistas.

5. PODCAST – Redescobrindo um Quilombo: Cultura, Comunicação e Pesquisa Comunitária Quilombola: Tem como objetivo ser mais um contributo pela via da comunicação pública e comunitária na construção de frentes de luta para a titulação e reconhecimento do território do bairro do Amaro Branco como um Quilombo Urbano evidenciando aspectos históricos, Culturais e ancestrais, principalmente, por meio do atrelamento da manifestação musical, poética e coreográfica dos Cocos de Roda com as raízes quilombolas do lugar.

6. Oba Kò So: Orí Dúdú: Projeto que busca proporcionar aos ouvintes momentos de reflexão sobre as filosofias africanas e africanidades. O programa vai se desenvolver interseccionalizando o gênero documental com o musical e eventualmente se recorrerá também à entrevistas com mestres/as da cultura afrodiaspórica e autoridades civilizatórias de tradição ancestral matriz africana.

CULTURA POPULAR DE PERNAMBUCO

7. Balaio Cultural: Produção que visa divulgar, valorizar, fortalecer e apresentar os artistas e a música pernambucana, levando informação, cidadania e entretenimento aos ouvintes.

8. Cantos e Versos: Visa apresentar a poesia popular, a contação de causos, a musicalidade e o ritmo dos nossos artistas locais e regionais.

9. Pernambuco Embaixo dos Pés: O programa tem como objetivo fomentar e expandir o conhecimento sobre as manifestações populares de Pernambuco, trazendo à tona os alicerces que criaram e criam a identidade cultural do estado. Desta forma, serão abordados o contexto histórico, influências, composições, produção musical, curiosidades e o lugar no cenário cultural atual, entre outros. As 12 edições terão como temas as obras, os artistas e as vertentes sonoras no geral (Frevo, Maracatu, Ciranda, Coco e Cavalo Marinho).

10. Quem não se comunica, se complica: Programa de entrevistas e músicas com duração de 01 hora, que tem objetivo de dar visibilidade aos Mestres e Mestras de nossa Cultura, dividido em quadros temáticos como saúde, direito do consumidor, direitos do idoso e prestação de serviços.

11. Sertão Sem Nó - Especiais: O projeto traz memórias individuais e/ou coletivas de populares de cidades dos sertões nordestinos, especialmente de Pernambuco.

DIREITOS HUMANOS

12. Aldeias e Quilombos: Com objetivo de contribuir para a promoção da visibilidade afro e indígena, este projeto visa dar continuidade à iniciativa começada em julho de 2020: um semanário de 60 minutos, posteriormente disponível na internet em plataformas de streaming, cuja proposta é incentivar a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e Quilombolas.

FUTURO

13. Frequência Natural: Programa que visa difundir os princípios da agroecologia através de entrevistas, músicas e colunas, apresentando as iniciativas que acontecem na cidade, (feiras, coletivos, seminários, etc), trabalhando assim a difusão dos saberes da agroecologia, principalmente a partir do recorte do âmbito urbano.

INFANTIL

14. Awrê - memórias de Terreiro: Programa que consiste na contação de histórias e mitologias sagradas africanas, passadas oralmente por gerações e se mantém vivas nos quilombos e terreiros de matriz africana e comunidades tradicionais da cultura afro. Contos lúdicos que trazem um ensinamento pan-africanista com as músicas da cultura afro-brasileira.

15. Cantando e Brincando nas ondas do rádio: Com a participação de crianças e adolescentes do Centro de Educação Popular Mailde Araújo (CEPOMA) e Projeto Criança Urgente (PROCRIU), o projeto visa promover a educação, a comunicação pública, informação e o entretenimento com foco nas crianças e adolescentes, estimulando a sua criatividade, o exercício de cidadania, a pluralidade, a diversidade, o debate e reflexão crítica, dando voz a temas e pautas de seus interesses através dos quadros do programa.

16. Primeira Estrela: Tem a proposta de criar um espaço de divulgação para produções locais destinadas ao público infantil, de diferentes tipos de arte, seja música, teatro, literatura, audiovisual, dança, contação de história, enfim, não limitamos as possibilidades. Busca dar visibilidade às iniciativas da Região Metropolitana do Recife que trazem alguma contribuição para a formação de nossas crianças, principalmente com temas de respeito às diferenças e importância da natureza.

17. Programa Arruaça: Se propõe a ser um espaço de interação, imaginação, escuta e educação entre crianças. Através da pedagogia do jogo e da brincadeira, trazemos sons e histórias para serem ouvidas como um momento de diversão, interação e também de aprendizado para crianças e seus responsáveis. Composto de doze episódios pensados com e para crianças, traremos seus sons, suas vozes, e teremos ainda a estimulação a imaginar novos mundos a partir da contação de histórias e do acompanhamento de músicas voltadas para a temática.

LGBTQIAP+

18. Vozes do Orgulho: Programa de entrevistas e quadro musical com artistas, personalidades e lideranças do movimento LGBTQIAPN+ do Recife e região, que se propõe a fortalecer os direitos humanos, sociais e culturais, contribuindo com a promoção da dignidade, do respeito às variadas orientações sexuais, identidades de gênero, da valorização da arte e o “modus viventi” LGBT+.

MULHER

19. Bate Antena: A proposta é dar visibilidade às mulheres fazedoras de cultura. A cada episódio vamos abordar, em formato de storytelling, a história de uma artista pernambucana, mais especificamente que tenha sua atuação reconhecida em Recife.

20. DDD - Detalhes do Disco Dela: Programa que receberá uma mulher da música pernambucana para um bate papo sobre álbuns musicais, seja seu disco autoral ou algum disco de, preferencialmente uma mulher da música, que influenciou sua carreira.

21. Mulheres que cantam pra Jah: Visa promover a difusão das músicas das mulheres negras e afro-diaspóricas. A ideia é reverberar essas vozes, suas histórias de vida, seu legado musical e político no universo das artes.

22. Podcast: Ser mulher é F*DA!: Objetiva dialogar sobre as questões femininas que temos em comum, trazendo sempre o auxílio de alguma profissional, mostrando na prática como é possível, encontrar novos caminhos e perspectivas para sair desse lugar de auto culpa.

MÚSICA

23. Frevo - Bastidores da Música: Tem como objetivo abordar o processo criativo do frevo. A cada programa vai destacar uma obra ou artista que tenha relevância artística no universo do frevo, seja na contemporaneidade ou que esteja gravada na história.

24. A voz do Frevo: Um programa que mostra o frevo e suas origens, sotaques e provocações. Com músicas e convidados, lançamentos e curiosidades, objetiva a Salvaguarda do frevo.

25. Isto é Choro, Meu Bem!: Produção dedicada à cena da música recifense e pernambucana, tendo o gênero choro como elo entre os diversos ritmos, com prioridade para difusão da produção musical pernambucana, intercalada com notícias e entrevistas sobre o mercado musical local.

26. Programa Vitrola: Destinado a tematizar ou contextualizar os nossos diferentes gêneros musicais nas suas fases: “heroica”, “transição”, “ouro” e contemporânea.

27. Recife Lo-Fi: Atua como espaço de afirmação, informação e difusão de um grande número de artistas e bandas locais e nacionais que de outra forma dificilmente entrariam na grade de programação de rádios convencionais.

28. Viajando na Música: O programa é livre e pensado para pessoas de todos os gêneros, classes sociais e faixas etárias com interesse em música, viagem e turismo. Principalmente, pessoas com interesse em descobrir novos artistas, novas músicas, interessadas no cenário independente nacional, na cena cultural local e na cultura nômade.

29. Virtuosi no Ar: Aproveitando a rica trajetória do festival de música VIRTUOSI e ao mesmo tempo celebrando a música de compositores imortais, reconhecidos em todo o mundo e divulgando a música clássica brasileira, o programa contará com histórias relativas ao cenário musical do nosso país e com conversas, entrevistas com músicos brasileiros, artistas/compositores.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS, MÍDIAS ALTERNATIVAS E PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

30. Almanaque da Aconchego: Programa em formato de revista (almanaque), com duração de 60 minutos, que irá passear pelas aventuras da Comunicação Popular e Comunitária. O programa terá como conteúdo principal as experiências contadas em primeira pessoa por indivíduos e coletivos relevantes, com especial enfoque no Recife e na Região Metropolitana (RMR) e com maioria de mulheres na participação.

SAÚDE

31. Casa de Oxum - Saúde da gente: Proposta que visa trazer informações concretas de como as pessoas em situação de vulnerabilidade podem se responsabilizar pela própria saúde, ao mesmo tempo em que aponta possibilidades de cuidados consigo e com suas famílias/comunidades. Além disso, a forma de se fazer cultura de cada povo, de cada raça, de cada tradição, está diretamente relacionada à saúde e ao bem viver. Realizar o resgate de hábitos e tratamentos deixados na cultura popular através de parteiras, iyalorixás, mestres griôs e outros agentes de saúde informal, é uma forma de cultivarmos mais independência para nossos corpos. Por fim, lembrar no fim de cada programa quais são os serviços disponíveis no SUS: exames, preventivos, tratamentos e cirurgias, possibilita que a população se aproprie de seus direitos e sejam agentes de construção de cidadania digna.

***

Segundo o subitem 11.8 do Edital não cabem novos recursos após divulgação do resultado final. Os selecionados devem aguardar contato através do e-mail utilizado na inscrição para agendamento de uma conversa virtual de alinhamento sobre documentação, produção e início das veiculações.

Ouça a programação da emissora pela 101.5 FM no Recife, pelo player do nosso site (localizado no canto superior direito) ou assista entrevistas dos programas da casa através do nosso canal no YouTube.


Compartilhe