Interprogramas destacam participação de atletas pernambucanos nas Paralimpíadas de Tóquio 2020

19.08.21 - 17H30
Jogador de Futebol de 5 com a camisa da Seleção Brasileira, pulando, de braços abertos dom uma venda nos olhos.

O atacante pernambucano Raimundo Nonato é um dos destaques do Brasil no Futebol de 5 (Foto: Ale Cabral/Comitê Paralímpico Brasileiro)

Por Amauri Lins

Enquanto o mundo segue na expectativa para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que têm início na próxima terça-feira (24), a TV Pernambuco preparou uma série especial de interprogramas para celebrar a participação dos nossos conterrâneos no evento. As produções, que estão sendo veiculadas na TV também ganharam versões em áudio na 101.5, e trazem depoimentos e um pouco da história dos atletas. Dos doze pernambucanos e pernambucanas que vão reforçar a delegação brasileira, cinco deles estarão falando para os ouvintes da Frei Caneca FM.

Um deles é Raimundo Nonato, natural do povoado Casa Nova, em Orocó, no Sertão. Cego desde o nascimento, ele se descobriu no esporte profissional de alto rendimento em 2010. A partir daí, sua carreira deslanchou, conquistando o ouro paralímpico junto à Seleção Brasileira em Londres (2012) e no Rio de Janeiro (2016). Foi escolhido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como o melhor jogador de Futebol de 5 do Brasil, em 2019.

Você vai ouvir também um pouco da história de Leylane Moura, natural do município de Gravatá. Apesar de estar indo para a sua primeira Paralimpíada, a atleta foi medalhista de prata no arremesso de peso da classe F33 no Parapan 2019, e detém o recorde das Américas com a marca de 5,69 metros, estabelecido na seletiva para o Japão.

Vai conhecer também Jeohsah Beserra, de Pesqueira, atual recordista brasileiro da sua categoria, o salto em altura classe T44. A nadadora caruaruense Maria Carolina Santiago também deixa o seu relato. Medalhista de ouro e prata no Mundial de Londres, ela bateu o recorde mundial dos 50m livre na seletiva para Tóquio.

SEXTA (20)

O Mulher na Caneca, ao meio-dia, debate a minirreforma trabalhista, aprovada na Câmara dos Deputados e encaminhada ao Senado Federal. Dentre os diversos retrocessos elencados pela deputada estadual Teresa Leitão e pela bancária Ivânia Pereira, a medida também impacta diretamente as mulheres.

Retirada de direitos, falta de estabilidade e as precárias relações trabalhistas são alguns dos temas abordados. As jornalistas Clareana Arôxa e Inamara Mélo também debatem com a comentarista Claudia Parente a volta grupo extremista Talibã ao Afeganistão e a preocupação com a situação das mulheres no país. Ainda no terceiro bloco, as apresentadoras trazem o projeto, não baseado em evidências científicas, que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos quer implantar no Brasil.

No Giro Nordeste, às 16h, você confere a entrevista com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. A situação da pandemia e da vacinação no estado, bem como o processo de retomada das atividades serão alguns dos temas da conversa com a líder estadual, que é a única governadora do Brasil atualmente.

SÁBADO (21)

O Forró Para Todos, convida todo mundo para arrastar o pé logo cedo, às 10h da manhã. O programa é fruto de uma parceria da Frei Caneca FM com outras emissoras públicas do Nordeste, trazendo uma seleção fina e apurada do que há de melhor no gênero. Para esta semana, você fica na companhia do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro, além do samba de latada de Josildo Sá, a voz marcante de Elba Ramalho e muito mais.

No Baião de Dois, às 16h, você ouve o cantor, compositor e violeiro Xangai, trazendo o Brasil profundo em forma de poesia musicada. A cultura popular também vai estar representada nas vozes de Zé Barreto, Edna Lago, entre outros.

DOMINGO (22)

Comemorando o Dia do Folclore, o Lab 101, às 9h, destaca uma das mais populares expressões da nossa cultura popular: o coco de roda. O documentário "Raízes do Coco Trupé de Arcoverde: A História nos Passos dos Tamancos de Madeira" aborda a história do coco trupé, vertente do samba de coco originada através de grupos da cidade de Arcoverde, no sertão pernambucano.

Logo em seguida, às 10h, o Batucada vem com sotaque estrangeiro. O programa traz uma seleção de sambas cantados em francês, além de uma seleção com músicas de Stacey Kent, Teresa Cristina, Exaltasamba, Gerlane Lops e Eliana de Lima.

No Amplifica, às 16h, você fica na companhia do percussionista Gilú Amaral. Além de músico, Gilú é produtor musical, compositor e curador, tendo em seu currículo parcerias com artistas e grupos como o mestre Naná Vasconcelos, Renata Rosa, Flaira Ferro, Juliano Holanda, Ave Sangria, Tiago Martins, Banda de Pau e Corda. Integrante de grupos como Orquestra Contemporânea de Olinda, Academia da Berlinda e do grupo instrumental Wassab, mais recentemente vem investindo em projetos solo.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.