ícone face twitter instagram

Grandes nomes do forró participam da programação da 101.5 FM

03.06.19 - 12H03
Foto: Brenda Alcântara/PCR

Foto: Brenda Alcântara/PCR
 

Na semana em que começam as comemorações do aniversário da rádio pública do Recife, um dos destaques da programação é uma segunda faixa de entrevistas no Salada Pop, que vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 14h. Os papos serão em torno da cultura junina e não poderia começar de forma melhor. Quem estreia esse espaço, nesta segunda-feira (03), é Maciel Melo. Na terça (04) será a vez de Petrúcio Amorim e na quarta-feira (05), o cantor Santanna. As entrevistas são ao vivo, no estúdio da Frei Caneca FM, e ficarão disponíveis em vídeo na fanpage da emissora.

Já no quadro
#DiscoDaSemana, do programa Revista Difusora, apresentado por Patrick Torquato, de segunda a sexta-feira, das 16h às19h, o destaque será o novo álbum de “As Bahias e a Cozinha Mineira”, formada por cantoras trans. O disco foi trazido para ser apresentado nesta semana em alusão ao mês do Orgulho LGBT, celebrado em junho.

Faixa Mulher

Veiculada de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, a Faixa Mulher ocupa espaço na Frei Caneca FM, com reprise às 21h. Autocuidado a partir da Yoga é o tema desta segunda-feira (03), no TPM - Tempo Pra Mim. A convidada é Larissa Botelho, instrutora de Hatha Yoga. No programa da terça-feira (04), o Mamas, Minas e Manas traz dois assuntos tabu e muito difíceis de lidar: luto materno e suicídio. Para tratar do tema com cuidado e delicadeza, serão entrevistadas a psicanalista Nayara Lima, do Instituto Transforma, e Karina Soares, do Centro de Valorização da Vida (CVV). O programa terá ainda a poesia potente de Priscila Ferraz e colaboração de Fernanda Hermínio. O programa Vozes do Campo e da Cidade aborda, na quarta-feira (05), o tema “Por uma Educação pública e de qualidade”. Para falar sobre o assunto convidam a coordenadora do Movimento de Pequenos Agricultores – MPA, Rafaela Alves, e a assentada da Reforma Agrária e coordenadora do Pólo Sindical da Borborema (PB), a agricultora Roselita Victor. Além delas, a poeta Dani Bento coloca sua poesia a favor da luta pela educação pública. No Mulher Faz Política Todo Dia, quinta-feira, o tema é Visibilidade Indígena.

Faixa das 20h
Antes de sonhar em fazer a trilogia "O Senhor dos Anéis", Peter Jackson produzia filmes de terror de baixo orçamento na Nova Zelândia. E muitos anos antes do primeiro "Homem-Aranha", Sam Raimi dirigia um filme cult de bruxaria na floresta nos anos 80. Nesta segunda-feira (03), às 20h, a equipe do Toca o Terror analisa a obra de diretores - agora famosos - que começaram suas carreiras no cinema de horror.

Terça-feira (04) é a vez do Revista Brasil de Fato Pernambuco falar sobre Teatro e Vida, na conversa com a atriz Fabiana Pirro. Além dos trabalhos nos palcos, nas ruas e nas telas do cinema, a entrevista adentra para temas como a vida das mulheres, a valorização profissional do teatro e a conjuntura política do Brasil.

O Vozes do Brasil da quarta-feira (05) entrevista Sofia Freire e Paulo Carvalho. O Recife Lo Fi chega na quinta-feira (06) apresentando uma seleção com bandas e artistas pernambucanos e do Brasil como Edmar Silva, Isabel Sougarret, Florais da Terra Quente, Tertúlia, D Mingus & German Ra, Ivo Thavora, além de uma entrevista com o músico, produtor e coordenador do curso de Produção Fonográfica da AESO, Ricardo "Cacá" Maia. No quadro Radiografia Lo-Fi um especial com o projeto Cacatu, com o EP Vivo".

Na astrologia, o 9 é um número bem poderoso e espiritual. Significa o fim de um ciclo e o começo do outro. Não à toa, tantas obras-primas foram lançadas no derradeiro ano de suas décadas: é um momento em que se condensa tudo que foi vivido e experimentado ao longo daquele período, mas com os olhos no futuro, no que há de novo, em novas tecnologias e linguagens. O Músicas de Sexta desta semana (07) traz um programa comemorativo, com quatro clássicos que, apesar de atemporais, comemoram aniversário de lançamento em 2019.

O fim de semana começa com a faixa infantil e a Rádio Matraquinha, às 8h. Na sequência, às 9h15, Palavras no Ar apresenta a história indiana "Damayanti e Nala", em que a vida de um príncipe e uma princesa de reinos diferentes se cruzam entre deuses, reinos e proposta de casamento. A entrevista do dia é com a diretora e contadora de histórias Clenira Melo. Às 9h45, Cantando e Brincando nas ondas do rádio traz o tema do trabalho infantil.  Às 16h, o Verde, Amarelo e Vermelho entrevista George da banda N’Zambi, que conta um pouco da carreira e projetos da banda. As músicas ficam por conta de artistas do cenário nacional e pernambucano como Buena Onda Reggae Club, Leões de Israel, Irmandade Brasmorra e muito mais. O Manguetronic deste sábado, às 21h, dá destaque aos novos discos de Dona Onete (Rebujo) e de Flying Lotus (Flamagra).

Domingo (09), Iara Lima comanda o Batucada e entrevista a sambista Carla Rio, às 10h. O Caneca Boogie tem forte presença feminina, com Gladys Knight, Deniece Williams, Jean Carn e o grupo A Taste of Honey. O programa ainda homenageia o compositor Cole Porter, nascido neste dia em 1891. Às 20h, o Interdependente - música e conhecimento entrevista a dançarina, pesquisadora, escritora e fã de metal, Karina Ártemis Afrodite. Ela é autora do livro “Wicca no Brasil: magia, adesão e permanência”, resultado da conclusão do mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e fala sobre a relação do paganismo com o sagrado feminino. Às 21h, o Audio Mundi faz um especial com os discos da gravadora independente de soul-jazz dos anos 70 Strata-East. O selo Strata-East foi uma plataforma crucial para o movimento do jazz independente que emergiu na luta pelos direitos civis na década de 1970, um oásis de modernismo jazzístico clássico. No final da década, a gravadora havia lançado 58 álbuns de uma quase perfeição artística, conquista notável para uma empresa independente.

Esta semana os programas “Pagode, Futebol e Batucada”, “Samba de Latada” e “Frevo do Mundo” não serão exibidos.


Compartilhe