Frei Caneca FM comemora 6 anos no ar!

28.06.22 - 00H56
Foto: Rafa Medeiros

Dia 28 de junho é um dia muito especial para a rádio pública do Recife. Há exatos 6 anos a Frei Caneca FM entrava no ar com uma programação experimental. Por isso, nesta terça-feira (28), em ritmo de festa, faremos uma mega comemoração! Serão 6 horas ao vivo, sem parar, para celebrar esse marco tão importante para a comunicação pública. Nesse período, nosso time de vozes composto por Gabriele Alves, Janaína Serra, Alex Carvalho e Priscila Xavier se revezam na apresentação do especial 6 anos em 6 horas, que será realizado no 3º andar do Paço do Frevo.

pátio do frevo
Os ouvintes poderão participar do Especial de Aniversário visitando o estúdio móvel no Paço do Frevo
(Foto: Reprodução/Site do Museu)

Abrindo os microfones a partir das 10h, Priscila Xavier dá as boas-vindas aos ouvintes, recebendo Tayza Contagem, atual secretária de Cultura do Recife; Clareana Arôxa, apresentadora do Mulher na Caneca; Luciana Félix, gerente geral do Paço do Frevo; e Manoel Constantino, apresentador do Papo de Artista e editor da Agenda Cultural do Recife. A partir do meio-dia, Gabriele Alves traz toda a sua alegria mirando nas apostas Frei Caneca FM e recebendo nomes como a banda Abulidu. Em seguida, Janaína Serra traz convidados especiais com bastante poesia: Poeta Malungo, Olga Pinheiro e Sofio, a partir das 13h30. Encerrando as transmissões, Alex Carvalho celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+ em um bate papo com Edilázio Wanderley, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco. Eles conversam sobre o lançamento da cartilha “Direitos da População LGBTQIA+ em Pernambuco”. Participa também Irene Freire, Coordenadora  do Centro  Municipal  de Referência  em Cidadania  LGBTI+.

É possível que o público participe de duas formas: pelo whatsapp dos programas da casa, enviando depoimentos e pedindo músicas; ou ao vivo e presencialmente comparecendo ao Paço do Frevo entre 10h e 16h.

UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Sonhada e construída diariamente a muitas mãos, a Frei Caneca FM contou e conta com a colaboração ativa de diversos profissionais e admiradores. Durante o especial de aniversário destes 6 anos, a equipe coletou depoimentos de artistas, docentes, gestores públicos, produtores da sociedade civil e parceiros, como Robson Paz (Rádio Timbira - MA), Ivan Júnior (TV Pernambuco), Andréa Trigueiro (UNICAP), Patrícia Palumbo (jornalista e idealizadora da Rádio Vozes), Ciel Santos (cantor), Rafael Marques (maestro da Orquestra Malassombro), Ilana Ventura (apresentadora do programa infantil Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio), entre outros.

Além dos depoimentos, tem estreia ao longo do dia! Os ouvintes poderão ouvir e apreciar o primeiro episódio das minisséries aprovadas em edital no final de 2021: Recife em Tons de Rosa, Gira Minicast e No Passo Delas.

O especial 6 anos em 6 horas começa às 10h, ao vivo, pela 101.5 FM, aqui no nosso site e com transmissões pelo nosso canal no youtube.com/freicanecafm.

RELEMBRE

Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR
Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

Acompanhe aqui a linha do tempo com fatos marcantes da 101.5 FM

No dia 28 de junho de 2018 foi inaugurada a programação oficial da Frei Caneca FM, a rádio pública do Recife. A nova transmissão inaugural, após cumprir todas as exigências determinadas pela Anatel, aconteceu no Paço do Frevo, com a presença do então prefeito Geraldo Júlio, do então vice-prefeito Luciano Siqueira, da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves (à época) e do presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha (à época). A solenidade contou ainda com a presença de comunicadores, jornalistas, produtores culturais e ainda com apresentações dos artistas Amaro Freitas, Isaar, Silvério Pessoa e dos poetas Clécio Rimas e Bione.

Para curtir o especial, você pode sintonizar pela 101.5 FM no Recife ou aqui no nosso site clicando no player localizado no canto superior direito.