ícone face twitter instagram

Fim de semana traz debates e muita música na Frei Caneca FM

04.11.21 - 22H31
fim do bolsa familia

O fim do bolsa família está em pauta no Mulher na Caneca desta semana. (Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Por Priscila Xavier

 

Após 18 anos de existência, o Bolsa Família, programa brasileiro para transferência de renda à população mais pobre, teve seu fim anunciado pelo governo federal. Durante quase duas décadas, o auxílio colaborou para que mais de 3,4 milhões de pessoas saíssem da pobreza extrema, reduziu a mortalidade infantil de crianças entre 1 e 4 anos, melhorou os índices de segurança alimentar no país e fomentou a permanência de crianças na escola.

Pensando no impacto dessa decisão, especialmente para as mulheres negras, o Mulher na Caneca desta sexta (05) convida a assistente social Shirley Samico e a socióloga Kátia Maia, da Oxfam Brasil, para um debate sobre o fim do Bolsa Família, considerado um dos melhores programas de transferência de renda do mundo.

Com apresentação de Clareana Arôxa, o debate começa ao meio-dia, com transmissão em vídeo e ao vivo pelo canal do YouTube da 101.5.

Ainda na sexta-feira, a faixa de entrevistas do BR-101.5 recebe a cantora e compositora Dani Carmesim. Ela marca seus 10 anos de carreira com o lançamento de um novo álbum, intitulado Resumo da Ópera. Com apresentação de Gabriele Alves, a entrevista tem início às 11h.

O fenômeno do colorismo, a luta antirracista e o mito da democracia racial são temas do Giro Nordeste, às 16h. A convidada da semana é a advogada e professora na Universidade de Québec, Alessandra Devulsky.

SÁBADO
Às 10h do sábado (06), o Forró para Todos convida os ouvintes a dançar e curtir muito forró com Cristina Amaral, Teresa Cristina, Dominguinhos, Genival Lacerda e outros artistas.

Às 16h é a vez do Baião de Dois apresentar sucessos de Mestre Salustiano, Tânia Alves, Igor Trovanova e muito mais.

E celebrando o mês da consciência negra, às 18h, a Frei Caneca FM veicula o intimista Isadora convida Zé Manoel, um show especial que relembra a trajetória da dupla ao longo dos últimos anos. Além de canções já conhecidas do público, os artistas recebem ainda o bandolinista Rafael Marques.

DOMINGO
Às 9h do domingo (07), o Lab 101, espaço dedicado à produção universitária, apresenta a primeira de uma série de três edições do podcast Essenciais, produzido por estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto aborda vivências e impressões dos trabalhadores que não puderam parar durante a pandemia da COVID-19. Através do jornalismo narrativo, os produtores buscam histórias de personagens que costumam passar invisíveis pelo cotidiano das cidades.

E para quem quer curtir um bom samba, o Batucada presta homenagem aos cariocas do Grupo Arruda, a partir das 10h. Iara Lima traz uma seleta musical composta por Novos Baianos, Chico Buarque, Simone, Molejo, Diogo Nogueira, Clara Nunes, Lucinha Guerra, Grupo Terra, Dinah Santos, entre outros.

A poesia de Helton & Vertin invade as ondas da rádio pública do Recife no Amplifica deste domingo. Os irmãos Moura, como também são conhecidos, apresentam canções do álbum Artista, um trabalho repleto de sotaques e vozes do sertão brasileiro, a partir das 16h.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe