ícone face twitter instagram

Dia do Brega é celebrado na Frei Caneca

11.02.22 - 16H20
Eliza Mell

Conhecida como "rainha do gogó", Eliza Mell está na programação da rádio pública do Recife. Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação

Por Priscila Xavier

O Dia do Brega, celebrado nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, promete fortes emoções para os ouvintes da 101.5.

O BR-101.5, comandado por Gabriele Alves, recebe a rainha do gogó, Eliza Mell, nos estúdios da emissora. Ex-vocalista da Banda Brega.com, ela é a intérprete de grandes sucessos como Ânsia, Orvalho, Amor Eterno e Garota de Programa. O bate-papo ao vivo começa às 11h.

Além da entrevista especial, Lorena Fragoso preparou blocos especiais a cada uma hora, de 6h às 18h. Você ouve grandes sucessos do brega pernambucano com Reginaldo Rossi, Brega.com, Banda Sentimentos, Rafaella Santos, Vício Louco,  Banda Kitara, Ritmo Quente, Priscila Senna, Kelvis Duran, Rayssa Dias, Banda Só Brega, MC Loma e muito mais.

A data - Celebrado oficialmente no município do Recife a partir da lei nº 18.474/2018, o dia municipal da Música Brega foi escolhido em homenagem ao cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega. 14 de fevereiro era a data de nascimento do artista.


AQUECIMENTO
Ao longo da semana o ouvinte continua a conhecer os programas que vão ocupar as ondas da 101.5 a partir de 07 de março de 2022, como resultado do último Edital de Ocupação da Programação.

Na segunda (14), às 14h, apresentamos o Numtáligado, idealizado e apresentado por Arlison Vilas Bôas. Ao utilizar o dialeto das ruas, o programa quer aproximar o ouvinte de vozes e personalidades que fazem do cotidiano na cidade o palco para criações artísticas em diversas linguagens. Participa ainda o Radioshow, que traz música independente, novidades e assuntos relevantes que envolvem a música no Brasil. O programa conta com a apresentação de Danilo Galindo e Julie Marques, e apoio técnico do estúdio Galho Seco.

Terça (15) é a vez do Recife Lo-fi apresentar a nova temporada e reafirmar o espaço de promoção de um grande número de artistas e bandas de Pernambuco que, de outra forma, dificilmente entrariam na programação de uma rádio; já o Íntimos na Frei Caneca apresenta entrevistas com artistas e bandas pernambucanas do cenário alternativo, bate-papo com profissionais ligados ao ramo musical independente e conta com uma playlist de música autoral.

Quarta (16) é a vez de conhecer os estreantes Raízes do Fole e Tabaquice Nossa. O primeiro programa apresenta o universo dos aerofones, instrumentos que produzem som através do ar em vibração. A temporada mostra como os "foles" - designação popular aos acordeões (ou sanfonas), bandoneons e diferentes tipos de gaita - se inseriram na tradição de diversos países, sempre com ampla aceitação popular. Cada programa exibe a obra dos principais artistas dedicados a estes instrumentos, revelando curiosidades sobre compositores, intérpretes e características dos ritmos e culturas aos quais estão inseridos. 

O Tabaquice Nossa tem 30 minutos e é elaborado e executado por adolescentes, estudantes de escola pública. O projeto aborda questões sobre dissidências sexuais e de gênero pela perspectiva da vivência escolar. Esta temporada terá como tema central “Transexualidade nas escolas”, levando em consideração o enfoque educacional e a interseccionalidade entre gênero, raça e sexualidade, mas construído na linguagem própria des adolescentes: leve, direta e divertida.

Na sequência das entrevistas do Aquecimento, a quinta-feira (17) traz o Isto é Choro, meu bem, um programa dedicado à música brasileira, em especial ao gênero Choro, com destaque para a cena do Choro da região metropolitana do Recife; e o Oxente, Afrodite!, que retorna para nova temporada. Educativo, informativo e musical, foca na produção local e artistas independentes (orgânicos e eletrônicos).

Encerrando a semana, tem Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes, que busca promover conteúdos relacionados às visões e filosofias Afroperspectivistas; e o Pegando o Bigu, que pauta o ativismo dos direitos humanos no Recife, Pernambuco e Nordeste, a partir de notícias, entrevistas e quadros com o que tem sido discutido na cidade pela atuação da sociedade civil. É na sexta-feira (18), às 14h. Todas as entrevistas são transmitidas ao vivo pelo YouTube.

RELICÁRIO
Ainda na segunda-feira (14), às 17h, Janaína Serra traz declamações de escritores e escritoras que participaram do movimento modernista brasileiro, como Carlos Drummond, Cecília Meireles e Manuel Bandeira. O programa é uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, ocorrida entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, em São Paulo.

Toda programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe