ícone face twitter instagram

Decolonialidade e Teoria Queer são pauta no Diáspora

02.06.23 - 06H39
A bandeira do movimento LGBTQIA+ ganhou mais cores e elementos. A nova versão recebe o símbolo do orgulho intersexo, a paleta do orgulho trans e listras marrom e preta representando a luta antirracista
(A bandeira do movimento LGBTQIA+ ganhou mais cores e elementos. A nova versão recebe o símbolo do orgulho intersexo, a paleta do orgulho trans e listras marrom e preta representando a luta antirracista | Foto: Reprodução/Internet)

Por Beatriz Guglielmelli

Buscando novas formas de pensar e modos de existir no mundo, o pensamento decolonial procura desconstruir padrões, conceitos e perspectivas impostas aos povos subalternizados. A decolonialidade tem como objetivo libertar a produção de conhecimento da episteme eurocêntrica e dar respeito e autonomia não só aos indivíduos, mas também aos grupos e movimentos sociais como o feminismo, o movimento negro, o movimento ecológico e o movimento LGBTI+.    

Neste sábado (03), o Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros chega com o tema: Estudos Decoloniais - Queer nos Trópicos. O programa faz um debate sobre gênero, a partir de uma visão não eurocêntrica. Para falar mais sobre o assunto, o Diáspora recebe Tui Xavier Isnard, dissidente de gênero, graduado em antropologia pela Universidade Federal da Integração Latino Americana e atualmente mestrando em antropologia pela Unicamp, onde pesquisa usos e práticas com hormônios sexuais sintéticos, falando sobre decolonialidade.

O Diáspora começa às 15h, você pode sintonizar pela 101.5FM ou pelo nosso site www.freicanecafm.org.

SEXTA

Nesta sexta-feira (02), às 8h, no Balaio Cultural, a cantora e compositora Evelli Eller conta sobre suas canções  e suas inspirações. Evelli também fala sobre o quanto admirava a cantora Cássia Eller, que está presente em sua carreira na sua voz e no seu violão.

Na sequência, às 9h, no BR-101.5 Gabriele Alves bate um papo com Babi Jaques e Lasserre, o duo nômade. Morando numa van e viajando pelo Brasil desde 2019, o casal pernambucano fez da sua casa um palco itinerante para compartilhar suas músicas autorais, reunidas agora no álbum "Sóis". Influenciado pelos arquétipos do zodíaco e seus elementos, o álbum é uma obra que conecta tudo e todos em sincronia, por meio de um pop tropical que incorpora influências do manguebeat e da psicodelia nordestina.

Ao meio dia, no Calor da Rua, Alex Carvalho discute sobre a importância da PREP e PEP, medicamentos de prevenção ao HIV em caso de exposição. A conversa é com o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e conversa com a artista visual, pesquisadora e fotógrafa Karla Fagundes.

Às 18h, A Voz do Frevo fala sobre as Mulheres Maestrinas no Frevo. A participação das mulheres no frevo, ritmo genuinamente pernambucano, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, era preciso um pouco de esforço para se lembrar de nomes e personalidades que se destacaram nesse segmento. Cantoras e compositoras da história do Frevo: Joanna Baptista, Mêves Gama, Nerize Paiva, surgissem como alento na busca pela representatividade feminina na área entre 1909 / 1940 / 1958. Esse esforço, no entanto, vem diminuindo consideravelmente ao longo do universo do Frevo que, cada vez mais, conta com a contribuição efetiva de mulheres, instrumentistas, maestrinas e passistas.

SÁBADO

No sábado (03), às 8h30, o nono episódio do Primeira Estrela apresenta um programa temático e dedicado só a ela, a multiartista Mariane Bigio, uma entusiasta da palavra, como definido pela própria. Ela recheia o programa com a história da meditação e com muita música.

Em seguida, às 9h, o Awrê memórias de terreiro, chega com mais uma história incrível! Nesta semana, o ouvinte confere a história de Ogum.

Às 10h, tem mais uma edição do Forró Para Todos! O programa, produzido pela emissora Educadora FM, da Bahia, apresenta ritmos que fazem parte do forró, como xote, baião, xaxado e arrasta pé.

Mais tarde, às 15h, o Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros recebe Tui Xavier Isnard, que fala sobre os usos e práticas com hormônios sexuais sintéticos e decolonialidade.

E às 16h, o Aldeias e Quilombos conversa com o Coordenador da APOINME,  Paulo Tupiniquim e com o Indigenista e advogado do CIMI NE, Daniel Maranhão sobre o Acampamento Terra Livre 2023. Cerca de seis mil indígenas representando mais de 150 povos estiveram presentes na 19ª edição do Acampamento Terra Livre, o ATL. O evento acontece todo ano em Brasília no mês de abril em alusão ao dia 19, dia do indígena. Durante todo esse mês acontecem atos, palestras, seminários e mobilizações. Em 2023, o ATL aconteceu de 23 a 28 de abril. Hoje vivemos uma nova conjuntura política, com indígenas ocupando espaços de poder e de decisão.  Pela primeira vez temos o Ministério dos Povos Indígenas, e como ministra Sônia Guajajara (deputada federal eleita e licenciada). À frente da Funai, temos também uma mulher indígena, Joênia Wapichana. E Weibe Tapeba como secretário da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI). 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

E domingo (04), é dia de curtir muito samba nas ondas da 101.5 FM! Por isso você acompanha mais uma edição do Batucada. A partir das 10h, Iara Lima convida o ouvinte a celebrar muito samba ao som de Martinho da Vila, o homenageado da semana. E na seleta musical ainda tem João Nogueira, Beth Carvalho, Fabiana Cozza, Leci Brandão, Grupo Terra e muito mais! 

Às 15h, o Oba Kò So dá continuidade a uma série de reflexões sobre as africanidades, esta edição fala sobre a Tradição Oral como um importante elemento das africanidades brasileiras.

Na sequência, às 16h, o Vozes do Orgulho recebe Thiago Rocha, coordenador do Fórum LGBT de Pernambuco, que destaca a relevância da Parada da Diversidade do estado como uma importante ferramenta na luta pelos direitos da comunidade LGBT. O ato político que já está na sua 22ª edição é fundamental para visibilizar pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de Pernambuco.

Às 20h, no Giro Nordeste, educação e saúde de crianças e adolescentes na era digital e o uso da internet e das mídias digitais são temas da entrevista com o neurologista Eduardo Jorge Custódio da Silva. Médico neurofisiologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Eduardo é membro do comitê científico de Neuropediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, doutor em Saúde da Criança pela Fiocruz e coordenador da rede E.S.S.E. Mundo Digital.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe