ícone face twitter instagram

Confira a programação do fim de semana na 101.5

13.05.22 - 17H08
Foto: Rafa Medeiros
Foto: Rafa Medeiros

Por Carlos Eduardo

Mais um fim de semana chega nas ondas da rádio pública do Recife e o sábado (14) começa com edição inédita do Vozes Inclusivas, que traz um questionamento: é pra gargalhar até chorar ou apenas chorar? A produção relata casos de ignorância e preconceito na relação com pessoas com deficiência visual. Conheça o suposto falso cego de Brasília. O vídeo viralizou no final de abril e começo de maio nas redes sociais. O, digamos assim, falso cego, Marcos Antônio, e a presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, Denise Braga, vão contar tudo no programa, a partir das 8h.

Abrindo a faixa infantil deste sábado, o programa Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, a partir das 9h, fala sobre a educação com afeto. O “Papo do Dia” será com a psicóloga clínica e comportamental, Renata Machado, falando sobre a disciplina positiva, sobre o mito do castigo e sobre como é educar sem ser na base do grito. Logo em seguida, o Palavras no AR tem poesia e um papo bacana sobre a importância de cuidar das emoções, às 10h. Na sequência, a partir das 10h30, o É conversa pra criança, sim! entra no ar e convida a criançada a aprender sobre o que é a política e como ela funciona no Brasil, através do contexto histórico, desde a chegada às terras americanas pelos portugueses, passando pelo direito ao voto, até os dias atuais. 

No Hora do Close, às 12h, os apresentadores conversam sobre como o olhar machista da sociedade afeta mulheres lésbicas. A partir das 15h, o Andei Meio Mundo convida para a nona viagem, com destino a Cuba, para abordar a história, cultura e música do país.

O programa seguinte é o Reggae pelo Reggae, às 16h. Neste sábado tem uma seleção de músicas com o tema maconha, as famosas "ganja tunes".

No começo da noite, às 19h, é a vez do Forropodó, que celebra as novas gerações do forró, trazendo novos talentos, que, em pouco tempo, alcançaram grandes feitos, como João Gomes, Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon e Nattan. 

Finalizando a noite, o ouvinte conhece a trajetória de mais um artista do cenário da música eletrônica. A Techtrônica recebe a artista Jéssica Caitano. Nascida em Triunfo-PE, no Alto Sertão do Pajeú, Caitano é cantora, compositora, coquista, rapper, dentre outras facetas. Confira a partir das 21h.

DOMINGO
Às 8h, abrindo a programação do domingo (15), tem Frequência Natural, que apresenta uma seleção especial de músicas que fazem uma crítica ao atual momento político em que se encontra o Brasil. Genocídio, censura, opressão, corrupção são denúncias trazidas pelos artistas e suas canções. Nomes como Johnny Hooker, Doralyce, Karina Buhr, Mayara Pera, N'Zambi e outros estarão presentes nesta edição.

O Lab 101, às 9h, apresenta o podcast Umbucast com o episódio "Sanfona é minha paixão", que conta a trajetória de vida de José Domingos de Morais, conhecido popularmente como Dominguinhos, considerado o herdeiro musical do Rei do Baião. O episódio é desenvolvido pela Rádio Cordel - Projeto de Extensão do Grupo de Mídias Sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE.

O Batucada entra no ar às 10h com um repertório bastante animado, colocando os ouvintes para sambar. O público ouve Jovelina Peróla Negra, Martnália, Araci de Almeida, Grupo 100%, Revelação e muito mais.  A homenagem do dia vai para o grupo Soul Mais Samba.

Ao meio-dia o Tabaquice Nossa discorre sobre um tema sensível: a afetividade de pessoas trans; e troca uma ideia sobre rede de apoio, expectativas, sexualidade e amores.

Com passaporte em mãos, está na hora de mais um dia de viagem pelos países afora. A próxima parada do Som da Liberdade é o Paraguai, a Nação Guarani. Um país que tem essa forte marca dos seus povos originários, especialmente no idioma. Ricardo Flecha é o homenageado, por trazer nos trabalhos e nas lutas essa reverência aos povos indígenas. Começa às 18h.

Às 19h, a 101.5 FM veicula mais uma edição do Obriganza Experiência falando sobre o POP Experimental: a maneira como artistas de música pop mergulharam o pé na jaca em lombras intensas e experimentações sonoras. Em seguida, finalizando a programação da noite, tem o PEsado - Lapada para todos os gostos. O convidado é o líder da banda carioca Dorsal Atlântica, Carlos Lopes. Na entrevista, Lopes fala sobre a volta ao palcos, a ausência dos discos da banda nos serviços de streaming e mais uma porrada de assunto.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe