ícone face twitter instagram

Ceumar apresenta novo espetáculo no BR101-5

26.05.23 - 08H08
Ceumar apresenta novo espetáculo no BR101-5

(Foto: Júlia Rodrigues / Divulgação)

Por Beatriz Guglielmelli

Prestes a completar 25 anos de carreira, a cantora e compositora Ceumar apresenta o espetáculo “Espiral”, baseado no álbum homônimo, o mais recente da carreira iniciada em 1999. Assim como numa espiral, ela se mantém atrelada à origem musical, mas se expande e experimenta outras versões de si, em novos e antigos encontros, com sons que traçam um arco biográfico da trajetória.

A cantora mineira chega ao Recife para apresentar, pela primeira vez no Nordeste, o álbum "Espiral", no dia 27 de maio. O show, no Teatro do Parque, conta com participações especiais de artistas pernambucanos. Nesta sexta-feira, de carona desta no BR-101.5, Gabriele Alves recebe com Ceumar para falar sobre sua carreira e seu novo espetáculo. 

O BR-101.5 começa às 9h, e a faixa de entrevista às 10h, você pode sintonizar pela 101.FM, pelo nosso site www.freicanecafm.org ou em vídeo pelo nosso canal do Youtube. 

SEXTA

Nesta sexta-feira (26), às 8h, o Balaio Cultural recebe o cantor e compositor pernambucano Léo Bonny que fala um pouco de sua história no universo das suas músicas de brega. O artista possui uma longa trajetória de vida de canções, que tem décadas e até os dias atuais tocam nas rádios de todo Brasil.

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e conversa com o artista plástico, ceramista, cenógrafo e fashion designer Leopoldo Nóbrega.

Janaína Serra, às 17h, chega com o seu Relicário trazendo muita leveza, beleza e poesia nos fins de tarde da rádio pública do Recife. Lembrando que você pode participar do programa através do whatsapp (81) 99249-2199.

Às 18h, A Voz do Frevo fala sobre Histórias do frevo. Com a participação de Maestro Botelho, Rogério Andrade e Maestro Lúcio Sócrates (neto de Levino Ferreira), nesta edição, são apresentadas três gerações e cosmovisões na vivência do frevo a partir de conversas inéditas e depoimentos do universo frevo. O programa aborda temas transversais relevantes como: composição, musicalização, orquestração e memórias musicais.

SÁBADO

No sábado (27), às 8h30, o oitavo episódio do Primeira Estrela  apresenta uma história muito interessante. Nesta semana, o ouvinte descobre a origem do tambor, o nosso mais famoso instrumento de percussão. No segundo bloco, tem um bate papo com a multi-artista Anaíra Mahin  e também muita música que não pode faltar.

Em seguida, às 9h, o Awrê memórias de terreiro, chega com mais uma história incrível! Nesta semana, o ouvinte confere a história de Xangô.

Às 10h, tem mais uma edição do Forró Para Todos! O programa, produzido pela emissora Educadora FM, da Bahia, apresenta ritmos que fazem parte do forró, como xote, baião, xaxado e arrasta pé.

Mais tarde, às 15h, o Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros bate um papo com a professora da Rede Estadual e Municipal, militante da UNEGRO, mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, Elaine Regina, sobre o que é letramento racial.

E às 16h, o Aldeias e Quilombos recebe Elaine Albuquerque e Deybson de Oxalá para falar sobre o Quilombo do Catucá.  No século 19, Pernambuco abrigou um dos quilombos mais importantes da história do Brasil. Espalhados da margem da fronteira agrícola da zona da mata norte até os subúrbios do Recife, os integrantes do Quilombo do Catucá constituíam uma comunidade com grande mobilidade e formada por diversos núcleos dentro das matas da floresta do Catucá, mata que começava nos limites do que hoje é o oeste da região metropolitana do Recife, seguia até os mangues e rios da Ilha de Itamaracá, cortava o povoado de Tejucupapo, em Goiana, e chegava até a fronteira com a Paraíba. Não é possível mapear precisamente a extensão do Catucá, uma vez que ele foi um quilombo itinerante que ocupou uma vasta extensão da província de Pernambuco. Os registros históricos definem o Quilombo de Catucá como uma organização social alternativa que findou no final dos anos 1830, quase 200 anos depois o processo de reconhecimento de remanescentes quilombolas segue firme. Uma parte do quilombo alcançava o que hoje é o município de Camaragibe, no Grande Recife. É nessa cidade onde está instalado o Centro Cultural Quilombo Catucá, que promove ações sociais e culturais na comunidade do Viana.

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

E domingo (28), é dia de curtir muito samba nas ondas da 101.5 FM! Por isso você acompanha mais uma edição do Batucada. A partir das 10h, Iara Lima convida o ouvinte a celebrar muito samba ao som de João Gilberto, o homenageado da semana. E na seleta musical ainda tem Os Tatuís, Beth Carvalho, Dinah Santos, Elza Soares, Jorge Aragão e muito mais! 

Às 15h, o Oba Kò So dá continuidade a série de reflexões sobre as africanidades. Nesta semana o tema é: Circularidade, Comunidade e Diversidade - princípios afroancestrais das africanidades brasileiras como um princípio das africanidades, e como este é um elemento fundamental para reorganização dos orís e rotas existenciais como pessoas negras.

Na sequência, às 16h, o Vozes do Orgulho recebe Benedito Medrado, professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Além disso, Medrado coordena o Gema - Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades, que integra o Fórum LGBT de Pernambuco. Com mais de 25 anos de atuação como pesquisador e ativista em Direitos Humanos, o professor traz esclarecimentos sobre o machismo, bem como aborda temas importantes como não binariedade e sexualidade. 

Às 20h, no Giro Nordeste, agricultura, reforma agrária e violência no campo são temas da entrevista com o cientista social João Paulo Rodrigues. Agricultor e assentado da reforma agrária, João Paulo é membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), movimento social que articula e organiza os trabalhadores rurais em busca de políticas públicas que possam promover a distribuição de terras. No Brasil, 65 mil famílias do MST esperam a regularização como assentadas para seguir produzindo.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe