ícone face twitter instagram

30 anos do Grupo Terra é celebrado no Batucada

21.04.23 - 05H28
Grupo Terra Celebra 30 anos de existência na 101.5

Por: Beatriz Guglielmelli

Todos os domingos, das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta o Batucada, trazendo artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil. Neste domingo (23), no Batucada, o calor do samba invade mais uma vez as ondas da rádio pública do Recife, com uma homenagem belíssima ao Grupo Terra. O ouvinte confere ainda, em primeiríssima mão, algumas das músicas do DVD Terra 30, que será lançado no próximo sábado, na quadra da Gigante do Samba e que marca a trajetória de três décadas no grupo. 

Fruto do ideal de cinco sambistas amadurecidos pela noite, o grupo nasceu em 1993, no Alto José Bonifácio, em Casa Amarela, bairro conhecido como reduto do samba. Atualmente, o grupo é conhecido como o mais longevo e querido conjunto pernambucano de samba em atividade. 

Esta edição do Batucada apresenta sete canções que foram gravadas em dezembro do ano passado em um registro de show ao vivo feito na quadra da Gigante do Samba e que reuniu uma das formações clássicas do Grupo Terra, com nomes que não compõem mais o quadro do time, porém que fazem parte desse registro histórico. 

SEXTA

Sexta-feira (21), às 8h, o Balaio Cultural recebe Toinho Vanderlei, músico, compositor, intérprete, publicitário e designer. Nesta edição, Toinho conta com a companhia de sua bisneta, Sofhia Monteiro, que tem apenas 8 anos de idade, para cantar junto com ele suas canções autorais e falar sobre suas letras.

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e conversa com o cantor, compositor e poeta, Charles Theone, que comenta sobre sua história e o lançamento do novo EP de forró colorido com músicas imperdíveis visando o São João.

Às 18h, A Voz do Frevo fala sobre Memórias da Produção Fonográfica do Frevo em Pernambuco. Para conversar sobre o tema, o programa recebe um dos principais divulgadores do frevo Pernambucano, tanto quando na radiodifusão, como na produção fonográfica, Hugo Martins. Hugo é radialista, sonoplasta, compositor e cineasta, nasceu na cidade de Rio Tinto, na Paraíba e veio para Recife ainda criança. Em sua trajetória como radialista passou por várias emissoras.  É presidente do Centro de Música Carnavalesca de Pernambuco e já foi homenageado diversas vezes pelo seu trabalho em prol do frevo pernambucano. Ganhou os títulos de Cidadão de Recife e de Pernambuco.

SÁBADO

No sábado (22), às 8h30, no terceiro episódio do Primeira Estrela tem a história da minhoca e do pintinho, que descobrem como são importantes para o bem da natureza! Na sequência, tem um bate papo animado com Vi Brasil, e logo depois, uma discotecagem pra deixar todo mundo pra cima.

Em seguida, às 9h, o Awrê memórias de terreiro, chega com mais contação de histórias! Nesta semana, alguns caçadores são chamados para afugentar um pássaro que está amedrontando os convidados da festa de um grande rei. Os caçadores possuem várias flechas, mas não conseguem acertar o pássaro. Oxotocanxoxô, o caçador de uma flecha só, recebe uma proposta interessante caso consiga o feito e após conseguir acertar o pássaro, ganha o título de Oxóssi. E ainda, tem a história de Ossaim, que presenteia cada orixá com uma folha, uma frias, outras quentes, pequenas e grandes, mas só ele terá o domínio. Sempre que precisarem, os orixás deverão chamar a Ossaim e ele irá até eles, para ensinar a manipular cada uma das folhas. 

Às 10h, tem mais uma edição do Forró Para Todos! O programa, produzido pela emissora Educadora FM, da Bahia, apresenta ritmos que fazem parte do forró, como xote, baião, xaxado e arrasta pé.

Às 15h, o Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes recebe o pesquisador Ricardo Moral para falar sobre as geografias e as cartografias negras e o processo de gentrificação dos territórios.

E às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre a aldeia Marataro Kaeté. Após vários povos originários terem sido dizimados completamente ao longo da colonização, os que sobreviveram tiveram que lidar com a expulsão dos seus territórios, invadidos por madeireiros, grileiros, posseiros e garimpeiros. Dessa forma, indígenas de diversas regiões e etnias acabam por se estabelecer em locais diversos de sua origem, incluindo o contexto urbano e em regiões rurais de áreas metropolitanas, foi assim, em Igarassu, na grande recife, que se estabeleceu na virada do ano de 2022 para 2023 a aldeia Marataro Kaeté, na região do Engenho Monjope. A aldeia é constituída pelos indígenas karaxuwanassu, parte desse povo veio da assicuka- associação de indígenas em contexto urbano que saíram de seus territórios e vieram morar no grande recife. 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (23), é dia de curtir muito samba nas ondas da 101.5 FM, e por isso você acompanha mais uma edição do Batucada. A partir das 10h, Iara Lima convida o ouvinte a celebrar muito samba ao som do grupo Terra, o homenageado da semana. E ainda tem Beth Carvalho, Taiguara Borges, Wilson Simonal, Alcione e muito mais! 

Às 15h, o Oba Kò So da continuidade a discussão sobre a travessia do Atlântico Negro, este episódio olha a história da formação de territorialidades negras a partir das mulheres. Essa edição fala um pouco sobre o poder da matrigestão e da matricomunidade na luta pela emancipação da população negra e o papel fundamental das mulheres negras na história das coletividades negras. Tudo isso embalado com muita música em celebração das matrigestoras da vida em comunidade, as mulheres negras, quilombolas e as mulheres de terreiro.

Na sequência, o Vozes do Orgulho fala sobre o movimento de mulheres lésbicas no enfrentamento ao preconceito de sua atuação na busca de implementação de políticas públicas específicas para a comunidade L. A militante Rivânia Rodrigues conta sua vivência enquanto mulher lésbica, atuante nas causas LGBTI+.

Às 20h, os ataques a escolas no Brasil e no mundo e as reflexões sobre o apoio das famílias e professores às crianças e adolescentes são temas da entrevista do Giro Nordeste desta semana. A convidada é a psicóloga Adriana Marcondes, pesquisadora de Análise Institucional e Saúde Pública (UNICAMP), desenvolve trabalhos e pesquisas nas seguintes áreas e temas: psicologia escolar, relação saúde e educação, formação, educação inclusiva, pesquisa-Intervenção e práticas em análise institucional. 

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe