ícone face twitter instagram

101.5 tem programação especial neste 25 de julho

24.07.22 - 22H04
Tereza de Benguela

Pintura de Tereza de Benguela. (Foto: Reprodução/Internet)


Por Beatriz Guglielmelli


25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data é uma homenagem à luta e resistência das mulheres negras. No Brasil, a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé (MT) e liderou o Quilombo de Quariterê. Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, incluindo indígenas. Sua liderança se destacou com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de defesa. Tereza foi morta após ser capturada por soldados.

Nesta segunda-feira (25), a Frei Caneca FM participa das ações em alusão a data. São 24h de seleção musical exclusiva com mulheres negras, latinas e caribenhas. O ouvinte curte sucessos de Lia de Itamaracá, Dona Cila do Coco, Isaar, Majur, Leci Brandão, Mariene de Castro, Dona Ivone Lara, Luedji Luna, Nubya Garcia, Omara Portuondo, Alice Coltrane, Linn da Quebrada, Rihanna e muito mais! A seleção foi organizada por Lorena Fragoso, com contribuição das mulheres da equipe da 101.5 FM. 

Além disso, ao meio-dia no TPM - Tempo Pra Mim,  Priscila Xavier bate um papo com Dandara Brazil, focalizadora em Dança Circular Sagrada e Terapeuta Integrativa Complementar. Tem transmissão ao vivo pelo YouTube. E mais tarde, às 17h, no Relicário, Janaína Serra conversa com a escritora e educadora social Joy Thamires e com a pedagoga, contadora de histórias e produtora cultural Roma Julia. Imperdível!

Durante toda a semana, outras produções contam com temas e participações em homenagem à data. Você pode ouvir toda a programação da Frei Caneca pela 101.5 FM no Recife e região metropolitana ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito de qualquer lugar do mundo.   

PROGRAMAÇÃO 

SEGUNDA
Nesta segunda (25), às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode participar enviando o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Pra Mim com dicas de autocuidado e entrevistas sobre a saúde do corpo e da mente. Em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, o programa bate um papo com Dandara Brazil, focalizadora em Dança Circular Sagrada e Terapeuta Integrativa Complementar. O tema? O poder do autoconhecimento.

Às 15h, o Pegada 2030 traz a diretora executiva do Transforma Brasil e do Porto Social, Návila Alencastro, e o técnico agropecuário, militante MST e voluntário Mãos Solidárias, André Soares, para falar sobre a sobre a força dos coletivos quando as pessoas se juntam em prol de uma causa comum e como essa força pode colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fim de tarde, com música e poesia. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Janaína conversa com a escritora e educadora social Joy Thamires e com a pedagoga, contadora de histórias e produtora cultural Roma Julia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.  

Na sequência, às 18h, o Viajando na Música chega com uma edição dedicada à cena musical contemporânea da Paraíba. No quadro "Paradinha" o músico, compositor e idealizador do Projeto Parahybridas, Titá Moura, leva o ouvinte para um passeio musical em várias cidades da Paraíba, e no quadro "Recife, Meu Lugar", tem a participação de Igor de Carvalho, artista que se conecta constantemente com a cena paraibana. 

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes convida Ellen Gonzaga, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/SP e professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, para falar sobre pedagogias a partir de Exu e a importância de trazer para os educacionais outras possibilidades que não somente a euro centrada cristã. 

Em seguida, às 20h30, o Afrossonora recebe a pesquisadora e artista Lwiza Gannibal, que relata suas experiências em solos africanos, relacionando-as com a cultura afrodiaspórica.

Desde o início do cinema, a clássica história de Mary Shelley sobre o monstro de Frankenstein ganha vida nas telas. Às 21h, o Toca o Terror comenta a respeito de várias produções que retratam este personagem tão icônico, indo desde a conhecida versão com Boris Karloff até a filmes mais recentes que tentam fazer releituras sobre o monstro em outras situações. 

TERÇA
Nesta terça (26), às 8h, o Isto é Choro, meu bem! apresenta choros de músicos pernambucanos e nacionais. O programa recebe o instrumentista Bozó 7 Cordas e a cantora Sonnia Aguiar para falarem sobre suas carreiras artísticas e seus trabalhos. A entrevista é intercalada com músicas escolhidas pelos entrevistados.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música convida a cantora, compositora e poeta Silvia Regina. Ela é de Arcoverde e integrou diversas bandas da região do Sertão do Moxotó, em Pernambuco; Lábios de Mel, Cheiro de Milho e Orquestra Ohara foram algumas delas. Em carreira solo, produziu e lançou dois álbuns independentes: Doutor Sertanejo, em 2009 e Xô Pra Lá Tristeza, em 2014. Atualmente, a artista desenvolve um novo projeto, intitulado “Um Balaio de Poesias”, que se fundamenta no cancioneiro popular e personagens da cultura nordestina. Em um bate papo descontraído e sincero, Silvia proporciona um encontro que transborda sonhos, esperanças e fé na arte e na vida.

Para celebrar e debater o Julho das Pretas, que segue até o fim do mês, às 15h, o Pegando o Bigu convida várias ativistas e mulheres negras em movimento para falar sobre quais as atuais prioridades dos movimentos negros e como está se dando a participação política das mulheres negras no Brasil.

Às 18h, o Radioshow apresenta o projeto Galho Seco Experimental, produzido pelo produtor Bernardo Guimarães, que também assina os trabalhos técnicos do programa. Além das músicas presentes no projeto, o ouvinte confere músicas dos artistas que fazem parte da coletânea.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta. Nesta edição, o programa fala da memória de reexistência dos escravizados. E claro, tem muita música que canta a poética ancestral dos Pretos Velhos e Pretas Velhas.

Em seguida, às 21h, A Hora do Espelho homenageia o Julho das Pretas e traz o Twerk enquanto uma prática ancestral de pretitude que promove o autoconhecimento e autocuidado da saúde pélvica, bem como o fortalecimento da autoestima das mulheres que o praticam.

QUARTA
Nesta quarta-feira (27), às 8h, o Raízes do Fole fala sobre Virtuose. Virtuose é como é chamado o músico de grande talento, que atingiu um elevado nível técnico na execução de um instrumento. O programa apresenta dois desses artistas: o gaúcho Oscar dos Reis e o francês Richard Galliano.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, tem Mulheres na Frequência, que chega com o melhor da mistura quilombola e indígena, evidenciando também o Julho das Pretas e a luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, racismo e a exploração. 

Às 15h, o Num Tá Ligado faz a conexão entre artistas de rua, brincadeiras de rua e também com a crônica trazida pelo jornalista negro João do Rio, artista do final do século XIX que versou como poucos sobre os encantos das ruas, em especial sobre seus artistas.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor segue na gira do Julho das Pretas, dando voz a mais uma mulher muito potente. O programa esteve em São Luis do Maranhão e por lá se encantou com a versatilidade da cantora, compositora, instrumentista e produtora cultural Rosa Reis. Com uma carreira artística de mais de 30 anos, a artista apresenta em sua discografia um repertório totalmente voltado para a música popular maranhense passando pelas toadas de bumba meu boi, o tambor de crioula, o carimbó, coco e cacuriá, além do reggae, é claro!

Às 21h, o Rádio Brumas entrevista a banda porto-alegrense de post punk Damn Laser Vampires, que era formada por Ron Selistre e Francis K nas vozes e guitarras e Michel Munhoz na bateria. No Bloco Retrô tem a história da banda nascida em 1985, em Belo Horizonte, e batizada com o título do último poema de Augusto dos Anjos: o grupo O Último Número. A banda foi inicialmente formada por Gato Jair (letras e voz), John Daniel (guitarra e violão), Paulo Horta (baixo) e Clôde Franco (bateria).

QUINTA
Nesta quinta-feira (21), às 15h, o Almanaque da Aconchego conversa com a educomunicadora comunitária Manina Aguiar, que compartilha sua história em relação às rádios comunitárias. Com uma trajetória muito rica nessa área, Manina Aguiar, atualmente, faz parte do programa Rádio Mulher, realizado pelo Centro das Mulheres do Cabo de Santo Agostinho. Na Toca do Saci, o ouvinte continua conhecendo mais sobre os equipamentos necessários para montar uma rádio comunitária, desta vez o coração da rádio: o transmissor. O Baú traz as lembranças de um programa sobre música underground. E a indicação cultural é o curta-metragem Nova Aurora, filme totalmente acessível para pessoas com deficiência auditiva. 

Às 18h, o Recife Lo-Fi entrevista a musicista e produtora Ju Orange que fala sobre sua trajetória artística e comenta seus diversos projetos musicais. Além disso, tem muita música com bandas e artistas independentes como Lílian Rocha, DOM-N, Guma, Lili Novais, Forró de Cabeça, CaSoando, Ampslina e Voyer. 

Às 20h, na Faixa Preta, o Aldeias e Quilombos fala sobre Ecologia e Pedagogia Ancestral. A Ecologia e a Pedagogia Ancestral compreendem que a natureza é um lugar sagrado, que nela há uma morada espiritual viva de quem já passou pela matéria e que cuida da floresta. São modos de interação com a natureza passados de geração para geração, desde o simples regar de uma flor ao adubar de plantações inteiras. Para falar mais sobre o tema, o programa recebe Iran Ordônio, indígena Xucuru de Ororubá, de Pesqueira (PE), engenheiro agrônomo com mestrado em ciências do solo pela UFRPE, membro do coletivo de agricultura indígena do território Jupago Kreká e Kiusan de Oliveira, professora, pedagoga e doutora em educação, escritora de vários livros infantis que visam a valorização da cultura afro-brasileira.

Na sequência, às 21h, o CINEstesia apresenta um programa especial dedicado à compositora e multi-instrumentista Mica Levi, responsável por uma obra vanguardista de trilhas sonoras e rock alternativo nas últimas duas décadas.

Ao longo da semana tem muito mais produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe