Divulgado o resultado do Concurso Teca Carlos de Rádio

14.10.19 - 15H39
Estudantes do programa Rádio Escola visitam a Frei Caneca FM. Foto: Maíra Brandão

Estudantes do programa Rádio Escola em visita à Frei Caneca FM. Foto: Maíra Brandão

Os nomes dos seis interprogramas selecionados através do Concurso Teca Carlos de Rádio foi publicado no último sábado (12), no Diário Oficial do Recife. Esta foi a primeira edição do processo seletivo, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, por meio da Frei Caneca FM, e a Secretaria de Educação do Recife, através do programa Rádio Escola, que teve por objetivo estimular os jovens da rede municipal de ensino a produzirem programas radiofônicos e homenagear a gestora e militante da Cultura, Teca Carlos.

A partir desta quarta-feira (16), e durante todo o mês de outubro, o ouvinte poderá conhecer, na programação da 101.5 FM, os interprogramas selecionados através do Concurso. Os programetes, realizados por estudantes da rede municipal de ensino, com idades entre 10 e 27 anos, produziram programas que tratam de temas como alimentação e nutrição, manifestações culturais populares de Pernambuco, natureza, saúde, identidade e cinema.

Como parte da premiação, haverá entrega de certificados para os alunos, no Encontro Municipal de Audiovisual na Educação do Recife (Emcine), que será realizado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Haverá ainda visita das equipes vencedoras do Concurso à Frei Caneca FM, e será realizada uma aula-espetáculo sobre programas de edição de áudio.

Conheça abaixo os interprogramas selecionados:

1. Interprograma: Arroz com Feijão
Escola Municipal Engenheiro Henoch Coutinho de Melo
Equipe: Estudantes da Turma 01 do Projovem Urbano
Locutores: Jandilson Ferreira e Taylane Santos
Professores: Ilana Aguiar e Paulo Queiroga
Sinopse: Com a participação de uma nutricionista, o interprograma aborda o tema da alimentação saudável, a influência da mídia, e os cuidados que os jovens devem tomar em prol de uma vida saudável.

2. Interprograma: Bravos Guerreiros - Malunguinho
Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freire | 7º Ano A, 8º Ano A e 8º Ano B
Equipe: Andrey Cesário, Ingrid Melo, Claúdio Vieira, Daniel Lucas, Thiago Victor e Ana Elizabeth
Locutoras: Wanessa Silva e Kettylyn Camelo
Professor: Jairo Girol
Sinopse: Interprograma dedicado à memória de Malunguinho, um dos grandes nomes da luta contra a escravidão em Pernambuco, no século XIX, e responsável pelo estabelecimento e liderança do quilombo do Catucá, localizado próximo ao Recife.

3. Interprograma: Minutos da Ciência | A maior árvore da Amazônia
Escola Municipal dos Coelhos | 4º Ano C e 5º Ano B
Equipe: Rayanne Carvalho Pessoa e Diego Vitor de Lima e Professor Jamerson Gomes
Professora: Juliana Correia
Sinopse: O interprograma fala sobre o Angelim Vermelho, a árvore mais alta já registrada na Amazônia. Descoberta por pesquisadores, a árvore, com altura equivalente à de um prédio de 24 andares, está localizada no estado do Pará.

4. Interprograma: Momento da Saúde - Vacinar ou não vacinar?
Escola Municipal Octavio Meira Lins | 8º Ano A
Equipe: Pedro Renato, Ana Beatriz e Vinicius Nunes
Professora: Maria Ana Paula Freire
Sinopse: O interprograma fala dos benefícios da vacinação, explica como as fake news desestimulam a população a procurar essa forma de imunização e fala das doenças que há anos desapareceram e agora voltaram a ser registradas no Brasil.

5. Interprograma: Nossa Terra, Nosso Chão
Escola Municipal De Água Fria | 4º Ano B
Equipe: Ruana Laryssa Albuquerque e Thayanne Dias
Professores: Aldineide De Oliveira Martins e Fernanda Barreto
Sinopse: O interprograma procura conscientizar os moradores do bairro da Campina do Barreto sobre a importância de jogar o lixo no seu devido lugar, como parte das ações de preservação do meio ambiente.

6. Interprograma: Rádio Voz da Penha
Escola Municipal Nossa Senhora da Penha | 5º Ano
Equipe: Maria Beatryz Régis Bezerra, Lucas Silva Della Vedova, Maria Júlia Vieira, Heloísa Ribeiro Kobayashi, Laura de Assis Santos, Keithy Danielle da Silva
Professores: Andréa Pinho e Márcia Fontana
Sinopse: O interprograma explica como funciona o Clube de Cinema nas escolas, através de entrevistas com integrantes do Clube de Cinema da Diretoria Executiva de Tecnologia de Educação (DETEC), responsáveis pelo projeto; e estudantes da rede municipal.