ícone face twitter instagram

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado com programação especial

29.08.22 - 13H58
Isadora Heimig

(Foto: Isadora Heimig)

 

Por Beatriz Guglielmelli

Dia 29 de Agosto é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi escolhida para homenagear o 1ª Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), que ocorreu em 29 de agosto de 1996 e tem como objetivo  refletir sobre a exclusão e invisibilidade lésbica, além de influenciar governantes de vários cargos a pensarem em políticas públicas que auxiliem na inclusão dessas mulheres. Pensando na importância dessa data, a Frei Caneca FM preparou uma programação especial: ao longo do dia, o ouvinte curte uma seleção musical trazendo sucessos de mulheres lésbicas. Entre as artistas tem Angela Ro Ro, Cássia Eller, Mariana Froes, Simone, Ana Muller e muito mais! A curadoria foi organizada por Lorena Fragoso e Gabriele Alves. 

Além disso, às 17h, no Relicário, Janaína Serra traz textos de Audre Lorde e Angélica Freitas. O programa ainda conta com declamações das poetas Olga Pinheiro, Manu Monteiro, Ágnes Souza e Mariana Ramos. Imperdível! 

Durante toda a semana, outros programas contam com temas e participações em homenagem à data. Você pode ouvir toda a programação da Frei Caneca FM pela 101.5 FM no Recife e região metropolitana ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.   


PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA
Nesta segunda-feira (29), às 8h30 o Hackeando o IP fala  sobre as novas formas de resistência política e social que surgiram na internet, e como essas novas estratégias também implicam em diferentes jeitos de represália no meio digital.

Às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode participar enviando o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Às 15h, o Pegada 2030 recebe o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ernani Ribeiro, que é doutor em Educação e tem como um dos focos de trabalho atual o tema inclusão excludente; a mestre em gestão e avaliação da educação, Maria Medeiros, que atua como secretária Executiva de Educação Integral e Profissional de Pernambuco; e a Fundadora do Portal Educação Emocional, Mariana Arantes, que é doutora em Educação e pesquisadora na UFPE, para falar sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que trata de Educação de Qualidade. Entre os temas, os convidados falam sobre educação inclusiva, integral e emocional, como formas de promover uma educação de qualidade e sustentar uma forma mais sustentável de viver na sociedade.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.  

Na sequência, às 18h, o Viajando na Música passeia pelos sons do sertão brasileiro. O cantor, compositor e produtor musical André Macambira leva o ouvinte para conhecer o seu Brasil profundo, compartilhando suas experiências pelos lugares em que já viveu. No quadro da Jam Viajada, o cantor e compositor paraibano Titá Moura cria uma música nova para o nosso oitavo experimento musical. 

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes fala sobre o matriarcado africano e afrodiaspórico com Mariana Mello, Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde ministra à Unidade Curricular Desigualdades de raça, gênero e políticas públicas.

Às 21h, o Toca o Terror analisa os mais recentes lançamentos do cinema de horror como “O Telefone Preto”, “X – A Marca da Morte” e “Crimes do Futuro”. Além disso, a equipe do programa dá dicas de obras mais antigas que estão disponíveis em streaming.

TERÇA
Nesta terça (30), às 8h, o Isto é Choro, meu bem! apresenta choros de músicos pernambucanos e nacionais. O programa recebe os instrumentistas e compositores Nuca Sarmento e Paulo Guimarães para falar de suas carreiras artísticas e seus trabalhos da noite nas casas noturnas. A entrevista é intercalada com músicas escolhidas pelos entrevistados.

Ao meio-dia, na nossa Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a cantora, compositora e produtora cultural Teresa Benassi. Teresa nasceu na cidade de Olinda e cresceu nas suas históricas ruas e ladeiras. Nos anos 1990, marcou presença nos palcos de diversas cidades no Brasil e no exterior. Além da música, leva na bagagem os seus diversos fazeres artísticos e coleciona vivências na literatura, nas artes plásticas e na fotografia. Durante dez anos, Teresa Benassi coordenou o Setor de Áudio e Música, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Afastada do fazer musical, dos estúdios e dos palcos desde o final dos anos 1990, a cantora produziu em 2021 o álbum “O Meu Canto Solto ao Vento”, que apresenta oito composições de sua autoria e na sua interpretação.

Às 15h, o Pegando o Bigu fala sobre o Direito à Cidade. O que precisamos mudar, modificar, restabelecer? Como efetivar a participação das pessoas na decisão sobre nossos direitos pela e na cidade? Como a sociedade civil pode se organizar para argumentar nessas decisões? Essas são algumas perguntas abordadas nesta edição. 

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta! Nesta semana, o programa fala sobre o que é o xirê e faz de todo o programa uma verdadeira celebração a todos os orixás homenageados na segunda temporada do Oba Kò So. Como um verdadeiro xirê, de Exu à Oxalá, a edição relembra as músicas que embalaram os programas.  

Na semana da visibilidade lésbica, às 21h, o A Hora do Espelho traz o tema da saúde sexual da mulher lésbica e seus desafios para acessar os serviços de saúde íntima, bem como para ter sua sexualidade respeitada.

QUARTA
Nesta quarta-feira (31), às 8h, o Raízes do Fole apresenta os destaque dos episódios anteriores, em um festival de música internacional feito por instrumentos como a harmônica,  a gaita de foles, o bandoneon e os diversos tipos de acordeon.

Mais tarde, às 18h, o Playlist Peixe Voador passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque à Trupe Poligodélica, Galvoao, Guerrilha Groove, Aventura, Marconi Notaro, Banda de Pau e Corda e Chocalhos e Badalos.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor chega no Quilombo Portão de Gelo, em Olinda, para conhecer um pouco da discografia do Grupo Bongar. Formado por ativistas e ogãs do Terreiro da Xambá, o grupo nasceu em 2001 com o intuito de preservar e difundir a cultura da Nação Xambá usando a música como uma ferramenta de afirmação e expressão ancestral. Já são 21 anos de trajetória, com um trabalho consistente que exalta a história e a memória de seu povo.

Às 21h, a Rádio Brumas entrevista Niilismo, que se auto descreve como uma “banda caótica vinda de Brasília”. Uma banda que toca músicas densas e pesadas, tristes e raivosas, irônicas e angustiadas, divertidas e trágicas. É formada por Kiyuushi (bateria), Arthemys (baixo) e Devana Babu (vocal, guitarra). E o Bloco Retrô fala da história do quinteto paulistano Voluntários da Pátria, formado em São Paulo (SP) em setembro de 1982, a primeira banda brasileira com uma proposta estética e sonora representante do pós-punk.

QUINTA
Nesta quinta-feira (01), às 15, o Almanaque da Aconchego conversa com Kayo na Real, fotógrafo, militante, antirracista, morador do Alto Santa Terezinha, comunidade da Zona Norte do Recife. Movido por pautas sociais, Kayo se dedica a fazer fotos dos terreiros, promovendo o fortalecimento das religiões de matriz africana, como faz com a Jurema, por exemplo. Na Toca do Saci, o ouvinte continua conhecendo mais sobre a internet, desta as redes sociais federadas ou Fediverso. O Baú apresenta o primeiro episódio da minissérie Nordeste Contemporâneo. E como indicação cultural, tem a publicação “Transmitindo Resistência: estratégias para o enfrentamento dos mega empreendimentos de energia” 

Mais tarde, às 20h, o Aldeias e Quilombos recebe a professora da Faculdade de Nutrição da UFAL, Thatiana Fávaro, a nutricionista do Distrito Sanitário Especial Indígena de PE, Raisa Duarte e a quilombola da Comunidade Negros do Osso, Pesqueira/PE, Valdeane Macena para falar sobre Insegurança Alimentar entre crianças indígenas e quilombolas.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe