ícone face twitter instagram

Comunicação pública e rede de parcerias

11.05.20 - 10H13
Ilustração: Tom B | www.flickr.com/tom-b | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC-SA 2.0

Ilustração: Tom B | www.flickr.com/tom-b | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC-SA 2.0

Trabalhar em rede fortalece a comunicação pública e possibilita uma maior troca de conteúdos entre aqueles que compartilham do entendimento de pensar o ouvinte de rádio como cidadão, não meramente como cliente que consome uma informação. Pensando nisso, a Frei Caneca FM tem aberto espaço para a troca de conteúdos através da Rede Radiotube. A rádio integra a plataforma (www.radiotube.org) que é administrada pela Criar Brasil, organização não-governamental, sem fins lucrativos, que atua pela democratização da comunicação desde 1994.

Fazem parte dessa rede comunicadores e emissoras de rádio de todo o país e, através dela, é possível ter acesso a spots, interprogramas, programas de vídeo e até áudios, feitos de maneira mais independente e compartilhados por emissoras de vários estados, de forma muito simples e prática, bastando apenas mencionar a origem da produção, dando os créditos aos realizadores quando existe a veiculação da produção nas emissoras.

Foi por meio da plataforma Radiotube que a Frei Caneca passou a veicular, a partir do mês de abril, o ComunicaSUS, interprogramas sobre prevenção ao coronavírus. Utilizando a coloquialidade da linguagem radiofônica, Susete, Ângela e Norma, agentes de saúde da família, dão dicas de saúde, cuidado e proteção. O ComunicaSUS é produzido pela Criar Brasil, com realização do Cebes – Centro Brasileiro de Estudos em Saúde e apoio Médico Internacional.

Novos talentos - Com a possibilidade do rádio expandido, em várias plataformas, o público jovem produz sim em rádio e incentivar essa produção pode representar uma injeção de ânimo para pensar em formatos, linguagens. No Lab 101 (sábados, às 18h) os estudantes universitários têm espaço na Frei Caneca FM para divulgarem aquelas ideias muitas vezes “encaixotadas” e esquecidas, feitas meramente para obter uma nota numa disciplina do curso. A proposta do programa é mostrar essas produções para mais pessoas, para além do âmbito acadêmico. 

O Lab 101 já tem atraído o interesse de estudantes e professores de outras partes do Brasil, não somente de Pernambuco. Entre os meses de março e abril, já foram divulgadas produções de estudantes da Universidade Santo Amaro, de São Paulo; Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba; Universidade Federal do Mato Grosso; e Universidade de Brasília. Desta última veio a produção Voz Indígena, podcast feito como projeto de extensão na UNB pelos estudantes Helder Rabelo, do Curso de Jornalismo, representante do povo Kambeba, do Amazonas; e Cristian Wari'u, do povo Xavante, do Mato Grosso, estudante de Comunicação Organizacional. O Voz Indígena ilustrou duas edições do Lab 101 deixando clara a importância do lugar de fala na mídia massiva.

Para os estudantes e professores que desejam veicular produções na Frei Caneca FM a dica é fazer contato pelo e-mail lab101.freicanecafm@gmail.com ou seguindo o passo a passo para o envio do projeto no card Lab 101 disponibilizado no site www.freicanecafm.org.


Compartilhe