Combate e conscientização da herpes no Calor da Rua

Combate e conscientização da herpes no Calor da Rua

(Fonte Imagem: Medicina/SA)

Por Cadu Silva

A herpes é um vírus que causa feridas e machucados no corpo em diferentes regiões. Ao todo, já foram identificadas oitos tipos com diferentes vírus, como por exemplo, bucal, genital e vaginal. A infecção pelo vírus ocorre independente do tipo e em todo mundo de forma igual entre ambos os sexos.

Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde, 67% de toda a população mundial está infectada com herpes simples. Esse vírus mesmo após o tratamento permanece no organismo mesmo com o desaparecimento dos sintomas. Seu tratamento inclui o uso de medicamentos antivirais, e podem ser recomendados para uso oral ou local, em forma de creme.

Nesta segunda-feira, durante o Calor da Rua, ao meio-dia, Alex Carvalho conversa sobre o combate e a conscientização para a Herpes, com a participação de Lucas Caheté, médico infectologista e diretor geral de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

O programa é às 12h, coladinho com o BR-101.5 de Gabriele Alves. Para participar do programa ao vivo basta mandar uma mensagem no WhatsApp: 81 9 9488-6272. Para acompanhar a entrevista acesse o site www.freicanecafm.org, ou o youtube.com/freicanecafm.

SEGUNDA

De segunda a sexta, das 9h ao meio-dia, você faz uma viagem pelas estradas da cultura no BR-101.5. A partir das 10h, Gabriele Alves te leva conhecer novos horizontes, artistas e muita música. Para participar do programa, mande uma mensagem no WhatsApp:

Às 14h, na faixa mulher, tem mais uma edição do TPM-Tempo Pra Mim, colocando o autocuidado do corpo e mente da mulher em primeiro plano. Desta vez, Pricila Xavier conversa com Renata Ramos e Anna Rakhael sobre Arteterapia.  Ao entardecer, a sutileza, leveza e poesia, tomam conta da rádio pública do Recife com Janaína Serra, no Relicário, a partir das 17h.

TERÇA

Às 9h, no BR-101.5, Gabriele Alves recebe no estúdio da Frei Caneca FM, o artista recifense Barro para falar do lançamento do seu terceiro álbum intitulado “Língua”. A obra conta com participações dos artistas, Rachel Reis, Chico César, Fran Gil e Marley No Beat, e resulta numa produção singular que mistura o POP, MPB e a música periférica brasileira.

Após o Calor da Rua, às 14h, a faixa mulher é com o Mamas, Minas e Manas, pautando tudo sobre maternidade, direitos e parentalidade, e muito mais. Na entrevista do dia, Janaína Serra conversa com Clara Nogueira e Clarisse Mendonça sobre a invisibilidade do trabalho.  Já às 17h, no Relicário, Janaína Serra recebe Estevão Machado, para falar sobre seus lançamentos.

QUINTA

Às 17h, no Relicário com Janaína Serra tem o Sessão de Cinema com Alex Carvalho que desta vez conversa com Priscila Xavier no quadro “Filmes da Minha Vida”.

SEXTA

No Papo de Artista, Manoel Constantino conversa com grandes personalidades da cena artística. Nesta sexta, às 15h, a conversa é com Maciel Salú sobre sua carreira e expectativas para o ciclo junino.

EDITAL
Estão abertas as inscrições para a sociedade civil apresentar propostas de programas radiofônicos para compor a grade de programação da 101.5 em 2025. O edital e seus anexos estão disponíveis em nosso site e também no Cultura Recife, onde devem ser realizadas as inscrições. Serão R$ 558.000,00 para apoiar até 31 programas em diversas áreas. O prazo segue até 28 de julho de 2024.