ícone face twitter instagram

Coloque poesia na sua quarentena!

25.05.20 - 08H58
imagem drops literário

Imagem: divulgação Drops Literário

Quadro Poética, do Salada Pop, veicula poemas do Projeto Drops Literários

De 25 a 29 de maio, quem acompanha o quadro Poética, do Salada Pop (segunda a sexta, das 14h às 16h, com Nice Lima, nos 101.5 e aqui no site), vai perceber uma novidade: durante a semana vão ser veiculados no programa poemas feitos por colaboradores de vários lugares, que integram a série de Podcasts Drops Literários, do Releituras PE, rede que promove ações de incentivo à leitura e a políticas públicas na área.

Neste período de quarentena, a Releitura vem buscando estratégias de comunicação e ideias criativas para levar literatura às pessoas que frequentam bibliotecas comunitárias, mas que estão em isolamento social. São mediações de leitura, jogos literários e dicas de livros no mundo digital com publicações no Instagram (@releiturape), Facebook (@releiturape), Spotify e também nos grupos de Whattsapp. Pensando nisso, foi criada a série de podcasts Drops Literários, que o público passa a conferir também na Frei Caneca FM, no Salada Pop, esta semana.

A série foi criada com o objetivo de manter a comunicação aberta com as pessoas que frequentam as bibliotecas, como leitores, mediadores, parceiros, articuladores, escritores, músicos e artistas, além de colocar em evidência nas redes sociais a produção literária difundida por autores pernambucanos, principalmente os independentes. Escritores e escritoras estão enviando para a equipe do grupo de trabalho de comunicação da Releitura áudios de textos literários. Para o jornalista Tarcísio Camêlo, comunicador do projeto, o ,Drops Literário reflete um desejo de ampliar a circulação de pautas literárias em Pernambuco com o nosso sotaque e experimentando: “Na nossa equipe temos duas pessoas que trabalham com formações e produções de conteúdos para rádios comunitárias e públicas, um é Rogério Bezerra, do Movimento Boca do Lixo e Biblioteca Multicultural Nascedouro, e o outro sou eu. Essas experiências com as formações foram fundamentais para que a gente fizesse um conteúdo com o nosso sotaque, com a nossa cara, e que a gente fosse experimentando a cada edição”.

O apoio da sociedade a projetos como o Releitura é muito relevante para incentivar o acesso à literatura desde cedo, entre jovens e crianças e colaborar para a transformação do mundo. ‘’As bibliotecas comunitárias podem transformar histórias de pessoas da comunidade, trabalhando pelo acesso aos livros e à leitura como Direito Humano, contribuindo com a formação de leitores críticos, sensíveis, criadores e seres humanos conscientes”, destaca Tarcísio Camêlo.

 

Rede e campanha durante a pandemia - Atuante há mais de 10 anos,a rede Releituras conta com 10 bibliotecas: Biblioteca Amigos da Leitura (Alto José Bonifácio, Recife), Biblioteca Cepoma (Brasília Teimosa, Recife), Biblioteca Educ Guri (Mangueira, Recife), Biblioteca Popular do Coque (Coque, Recife), Biblioteca Multicultural Nascedouro (Peixinhos, Recife/Olinda), Biblioteca Comunitária Lar MeiMei ( Bairro Novo, Olinda), Biblioteca Solar de Ler (Carmo, Olinda), Biblioteca Peró (Piedade, Jaboatão dos Guararapes), Biblioteca do Poço (Poço da Panela, Recife) e Biblioteca Caboclo Girassol (Águas Compridas, Olinda).

A Releitura PE tem parceria com a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), movimento pela democratização do acesso ao livro e às bibliotecas, formada por 119 entidades em 22 municípios brasileiros, das regiões Norte, Sul, Nordeste e Sudeste. Neste momento de pandemia, estão promovendo uma campanha de arrecadação de recursos para minimizar os impactos da Covid-19 para pessoas de regiões periféricas. Os recursos arrecadados serão usados para compra de alimentos, material de limpeza e higiene ou repasse direto, a partir da avaliação da biblioteca que atende à comunidade específica. Para quem puder contribuir, as doações em dinheiro são para:


ACESA – Associação Cultural Esportiva
Social Amigos
CNPJ: 14.810.743/0001-31
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0049
Conta corrente 14453 Dígito 5
Entre contas CEF: 003 conta 14453-5
Em caso de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato pelo e-mail redenacionalbc@gmail.com.
Mais informações no site: www.rnbc.org.br


Compartilhe