Ação da Rádio Frei Caneca reúne DJs no Carnaval do Recife

18.02.14 - 15H33
Um "macro system" será montado na Rua da Moeda para receber os DJs.

A Rádio Frei Caneca ganha uma ação especial durante o Carnaval de 2014, no Bairro do Recife. Em um cenário que simula um som gigante, instalado no cruzamento entre as ruas da Moeda e Mariz de Barros, se apresentarão DJs locais, onde a música pernambucana – desde o frevo ao som contemporâneo – animará o público nos quatro dias de folia, a partir das 18h, até o último folião.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife, tem por objetivo divulgar a emissora municipal, que lançará seu site oficial no sábado de Zé Pereira. Para o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Roberto Lessa, a Rádio Frei Caneca está, finalmente, tendo a atenção merecida. "A Rádio está no programa de governo do prefeito, que tem uma atenção constante com os passos que vêm sendo dados para que a emissora saia do papel. Esse é um projeto de mais de 50 anos que agora teve o destaque merecido", ressaltou.

Já o gerente de Música da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Patrick Torquato, frisa a participação social na formatação da emissora pública. “O que queremos é chamar o cidadão para participar do processo de construção da Rádio Frei Caneca. Chamar a sociedade civil para debater financiamento, gestão e modelos que deram certo. O cidadão vai acompanhar o processo”, explica. “A ação é dizer que a Rádio Frei Caneca está vindo”, completa. Além de incluir os DJs contemplados pelo edital do Carnaval do Recife, como Baloo e Pepe Jordão, o palco receberá convidados como os Djs 440, Damata, Big, Ravi Moreno, Dagga e Mostarda. Todos com setlist exaltando o Carnaval e a música pernambucana.

O site freicanecafm.org estará disponível para o público no dia 1º de março. Na página, os internautas terão acesso ao projeto de implementação da rádio, ao calendário dos grupos de trabalho, aos relatos das reuniões, textos com experiências de outras emissoras públicas, além de um canal para o cidadão enviar mensagem e opinião.

EMISSORA – A Rádio Frei Caneca é uma emissora pública da cidade do Recife, que está em processo de implantação. No último dia 11, cerca de 20 entidades representativas da sociedade civil e do poder público formaram os três Grupos de Trabalho que irão discutir propostas sobre os temas Operacionalização, Programação e Financiamento para implantação da Rádio Frei Caneca FM.

O projeto da Rádio Frei Caneca foi aprovado em 1960 e foi uma iniciativa do ex-vereador Liberato Costa Jr. Até junho de 2011 o projeto esteve em tramitação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até que a instituição ligada ao Ministério das Comunicações concedeu o canal 268/E para a cidade do Recife. A missão da rádio contempla o fortalecimento da cultura pernambucana, a promoção da informação de qualidade e o incentivo à cidadania, através de conteúdos e ações comprometidos com a prestação de um serviço público de comunicação.

Atualmente, está em andamento o processo de aquisição dos equipamentos da Rádio, que já está com o termo de referência pronto e em breve será lançada a licitação. O local para instalação da antena transmissora será o prédio da Sudene, no bairro do Engenho do Meio.