#TBT101 “Minha Música”, um programa para fortalecer o apoio da 101.5 à música independente

05.09.24 - 17H17
Manoel Malaquias e Manoel Constantino

Trecho da entrevista no Calor da Rua, em 2024. Da esquerda para a direita, vemos Manoel Malaquias e Manoel Constantino. (Foto: Reprodução/YouTube)

Por Mateus Paegle

O apoio à música independente sempre esteve na pauta da Frei Caneca FM, desde a transmissão de faixas e convites à participação dos artistas nos programas de entrevistas até a divulgação de eventos. É por isso que neste #TBT101 recordaremos a entrevista do nosso produtor musical e técnico de áudio Manoel Malaquias sobre a então estreia do Minha Música, um programa voltado justamente para a transmissão de obras e artistas independentes de todo Brasil. A entrevista foi feita por Manoel Constantino, no programa Calor da Rua, originalmente veiculado no dia 3 de abril de 2024.

Na conversa com seu xará, Manoel Malaquias comenta como a ideia de criar o programa “Minha Música” se originou a partir da própria recepção que a Frei Caneca FM tem para com a música independente, através dos canais de contato da rádio com os artistas. O “Minha Música” teve sua primeira temporada já veiculada nas ondas da 101.5, entre os meses de abril e maio de 2024. A segunda temporada está em processo de produção e, em breve, serão divulgadas a data de estreia e horários de transmissão.

Manoel Constantino: Que ideia é essa de você criar um programa para a rádio Frei Caneca FM? Como surgiu?

Manoel Malaquias: Então, essa ideia do “Minha Música” é algo que já rola por aqui na rádio, né? Porque a gente tem e-mail aqui, temos um canal, digamos assim, que a gente recebe o material, as músicas e artistas. E aí esses artistas são artistas novos, são artistas já consagrados também, que a gente sempre está recebendo o material e tentando incluir de alguma forma aqui na programação da rádio. E a ideia de organizar um programa para ficar algo mais formalizado, digamos assim, veio a partir dessa recepção que a rádio já tem.

Manoel Constantino: O que é bacana, assim, muito fantástico, é receber as produções locais, principalmente os músicos da nossa terra e também de outros estados. O importante é que a rádio é um canal para os artistas. E como é que você vai conceituar o programa?

Manoel Malaquias: A ideia é dar um espaço mais organizado para essas músicas, esses trabalhos que muitas vezes não tem um espaço de difusão. A rádio tem um poder de amplificar, de chegar ainda mais longe do que no “boca a boca” ou até mesmo nas redes sociais, porque lá vai depender de algoritmo, etc. Mas a rádio já é um veículo consolidado, as pessoas escutam, as pessoas se informam e a Frei Caneca é uma referência nesse quesito de toda a questão musical, cultural e informativa de uma forma geral. As pessoas já mandam muito material para a gente porque justamente já escutam muito a rádio. A gente tem material chegando aqui, nesse e-mail que eu falei inicialmente, de todos os lugares do Brasil.

Manoel Constantino: Qual é a tua perspectiva da recepção do nosso ouvinte para o seu programa “Minha Música”?

Manoel Malaquias: A expectativa é agregar, né? As pessoas, os artistas e os ouvintes, de uma forma geral, esperam muito desse espaço de visibilidade, esse espaço feito para conhecer músicas novas e artistas novos. Entender o processo de cada artista e escutar um pouco do que o artista tem a falar. As vezes é não só sobre a música em si, mas sobre o processo, sobre questões técnicas, como foi feita a música, questões conceituais também. Esse vai ser um espaço para o artista ficar livre para falar do seu processo de uma forma geral. Então nos episódios nós vamos ter a fala do artista e logo em seguida a música que ele vai escolher para tocar.

A 1ª temporada do Minha Música contou com 38 lançamentos, sendo 26 artistas de Pernambuco e 12 de outros estados brasileiros:

1. Gracinha - Cúentame (RN)
  2. Sofia Freire - Mormaço (PE)
  3. Santiago - Insone (PE)
  4. Sinho Brasil - Recife Carnaval (PE/SUÉCIA)
  5. Bruna Alimonda - Para de me curtir e me ama (PE)
  6. Magrolis MC - ziplock (SP)
  7. Zendo - Maldito (PE)
  8. Setepalha - Heavy Malungo (PE)
  9. Malu Rizzo - Vou acabar com a tua paz (remix) (PE)
  10. Pedro Vilela - Não posso sonhar em te perder (PE)
  11. Duo Repercuti - PAKIPARABAKI (PE)
  12. Antiprisma - São duas horas e tá tudo bem (SP)"
  13. Cabocurbano - Ginga (PE)
  14. Mariana Rocha (PE)
  15. Milton Raulino - Suave (PE)
  16. Dimitria - Irreal (PE)
  17. Dom Santana - Obá (PE)
  18. Desconforme - claramente não dá (PE)
  19. Odiosa - Repúdio (PE)
  20. Oliveira - é vida vi (PE)
  21. El Presidente - Korreção (SE)
  22. Killauea - Drop (PE)
  23. Silva -  Desertanu (PE)
  24. Diablo Angel - Dois (PE)
  25. Jambu - lentamente (AM)
  26. Esturro - Quadrada (SP)
  27. Hoodbob - Ingrata solidão (PE)
  28. DJ Karla Gnom - A largada (PE)
  29. Destalado (PE)
  30. Davidson Coffee - Teu Calor (PE)
  31. Alan Ribeiro - Despreocupado (RJ)
  32. Demonia - homem cis amam homem cis (RN)
  33. Luiz Amargo - Mapa da mina (SP)
  34. Travadores - Leve engano (PE)
  35. Jota Junior - Canção para o Tempo (MG)
  36. Passarinho e Sistem Brega de Som - Agoniado (PE)
  37. Ajuliacosta - SET AJC2 (SP)
  38. Luizga - Yemamaya remix (MG)

Confira essa entrevista na íntegra através do nosso canal no YouTube. Toda quinta-feira publicamos a coluna #TBT101, onde o ouvinte relembra entrevistas importantes que a Frei Caneca FM trouxe na grade de programação.