ícone face twitter instagram

Uso de opióides é destaque na semana da 101.5 FM

23.09.24 - 07H32
Torpor. Ilustração de Mariana Tavares

Ilustração de Mariana Tavares.

 

Por Mateus Paegle

Nesta semana, a Frei Caneca FM retransmite a primeira temporada do podcast que aborda uma perspectiva brasileira sobre uma das principais crises de saúde pública do século XXI, o consumo indiscriminado de opióides. O podcast Torpor tem 5 episódios apresentados pelo jornalista Leonardo Aquino e a consultora científica Janaína Versiani dos Anjos, professora do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ao longo dos episódios, a produção busca explicar os motivos de o Brasil não ter sido acometido pela epidemia do vício em opióides prescritos, como ocorreu nos Estados Unidos. A temporada também explora, além do uso indiscriminado, histórias relacionadas ao uso terapêutico dos opióides, o contexto geopolítico em que a crise dos opióides se insere, a história do fentanil, atual protagonista das overdoses em massa nos Estados Unidos e a história do consumo dessa substância no Brasil, enumerando os motivos pelos quais aqui se consome menos opióides que nos países mais ricos.

A produção do conteúdo para o podcast Torpor envolve apuração factual, reflexões feitas pelos apresentadores e entrevistas com cientistas e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, além de pessoas que tiveram a vida afetada pelo uso de opióides de alguma forma. 

E para você que quer acompanhar, basta sintonizar na 101.5 FM ou aqui pelo nosso site, onde transmitimos os episódios de Torpor entre os dias 23 e 27 de setembro, sempre a partir das 20h. 


SEGUNDA (23)
Abrindo a programação da semana, tem música, informação e conscientização no Calor da Rua sobre Setembro Azul: Mês da Conscientização sobre Surdez, destacando a importância do diagnóstico e da inclusão, com participação da fonoaudióloga Carla Pires. O programa vai ao ar a partir de 12h10, após veiculação do Guia Eleitoral. A apresentação é de Luizy Silva. 

A partir das 14h, tem mais uma edição do TPM - Tempo Pra Mim, onde Priscila Xavier entrevista a psicóloga Maria Luiza dos Santos sobre o tema Diálogo interno positivo. O que as coisas que dizemos sobre nós pode afetar em termos de autocuidado? Participe pelo youtube.com/freicanecafm.

O programa Relicário entra no ar a partir das 17h com a apresentação de Janaína Serra, em um papo com os pedagogos, arte-educadores e brinquedistas Magda Alves e Caio César, sobre o acesso ao livro e as bibliotecas levadas às praças públicas. A conversa também aborda o projeto de ativismo literário circulante Malateca - Biblioteca Viva e Itinerante, idealizado por Magda.

TERÇA (24)
Nesta terça, o Calor da Rua traz, a partir de 12h10, a entrevista de Diego Oliver com Duda Carvalho e Anderson Pierre, produtores do Capibaribe Festival, evento que reúne cultura, arte e sustentabilidade, em um trabalho de conscientização sobre a importância do cuidado com o Rio Capibaribe. Tem ainda o quadro Giro Recife e a participação dos ouvintes pelo WhatsApp (81) 99488-6272.

A programação da 101.5 FM também traz o Mamas, Minas e Manas, com Janaína Serra, às 14h, pautando a maternidade real. O destaque da edição é a saúde mental de mães e adolescentes, com participação de Anna Aline Coutinho e Mariana Fisher.

Às 17h, no Relicário, Janaína Serra vai ao Paço do Frevo para conversar com Luiz Vinícius Maciel, historiador e analista de pesquisa do espaço cultural.

QUARTA (25)
A programação desta quarta começa com o BR-101.5, apresentado por Gabriele Alves das 9h às 12h, com a faixa de entrevista a partir das 10h. A conversa dessa edição será com a percussionista, compositora e cantora Negadeza sobre o projeto Retribuir, um pix colaborativo rotativo para retribuição aos mestres da cultura popular.

A partir de 12h10 tem mais uma edição do Calor da Rua, onde Manoel Constantino conversa com Adriana Santana, jornalista e docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre o Dia Nacional do Rádio, celebrado nesta data.

QUINTA (26)
O BR-101.5 abre a programação desta quinta a partir das 9h. Às 10h, a faixa de entrevista traz o papo de Gabriele Alves com o artista visual e interventor urbano Ejaperiferi, sobre o projeto Ejaperiferi Bomb 10 Anos, que acontece em setembro e outubro no Recife Antigo, celebrando uma década de arte e resistência nas periferias. Um evento que inclui exposições, oficinas, diálogos e intervenções urbanas, com uma programação diversificada e gratuita. Acompanhe pela 101.5 FM, pelo nosso site ou pelo YouTube da emissora.

Já a partir das 12h10, no Calor da Rua, Diego Oliver entrevista o curador Gutie Gutierrez sobre o Festival Internacional de Cinema de Animação - ANIMAGE.

SEXTA (27)
Numa programação especial direto do Paço do Frevo, o Calor da Rua traz, nesta sexta, a retransmissão da Hora do Frevo. O artista que se apresenta desta vez é Hugo Lins, violeiro, baixista, arranjador e compositor, a partir das 12h10. Na apresentação, o músico explora a riqueza do frevo por meio de releituras pensadas para a execução na viola instrumental.

Às 15h, tem o Papo de Artista com Manoel Constantino. Ele entrevista a atriz Thalita Pertuzatti, que conta detalhes sobre o espetáculo sucesso de público e aclamado pela crítica “Whitney Forever”, que narra musicalmente a trajetória da cantora Whitney Houston.

FIM DE SEMANA
A programação do sábado (28) traz, na Faixa Infantil, o programa Palavras No Ar, que veicula uma conversa com a cineasta e artista gráfica Kátia Mesel, com o tema “Era uma vez”. O Palavras No Ar vai ao ar das 8h às 8h30. Na sequência tem o É conversa pra criança, sim!, com o tema Guerras: o que são e por que acontecem.

Já no domingo pela manhã, o programa Batucada anima a manhã dos ouvintes neste domingo, com Iara Lima selecionando artistas consagrados e novos talentos do samba brasileiro e pernambucano entre 10h e meio-dia. Nesta edição, o ouvinte confere uma audição do álbum Alcione 50, em homenagem à grande sambista maranhense, Alcione.

Às 19h, o Giro Nordeste, em parceria com a TVE Bahia, apresenta uma entrevista sobre a campanha Setembro Amarelo, com Antônio Geraldo, médico, Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e Coordenador Nacional da Campanha Setembro Amarelo, da Campanha ABP/CFM Contra o Bullying e o Cyberbullying e da Campanha de Combate à Psicofobia. Na bancada, Priscila Xavier participa representando a Frei Caneca FM.
 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe