(Mãe Beth D'Oxum, Coco de Umbigada e a Equipe Frei Caneca FM no Palco Frei Caneca FM de aniversário. Foto: PCR)
“Boa noite a todas, a todos e a todes! Boa noite aos ouvintes da rádio Frei Caneca, que está fazendo a transmissão deste show, essa rádio maravilhosa! A rádio pública do Recife! Que toca cultura, toca o recife, toca você!” Foi assim que Mãe Beth de Oxum abriu o seu show no palco de aniversário da Frei Caneca FM, que ocorreu na noite de São Pedro. Sob o teto preenchido por bandeirinhas da cobertura do palco, contornado por cercas de madeira e aguardado pelo público que crescia cada vez mais para prestigiar a festa, o Coco de Umbigada subiu ao tablado, o segundo grupo a se apresentar no palco, precedido pela Ciranda Santana.
A comemoração recebeu grandes nomes da música popular: Ciranda Santana, Coco de Umbigada, Maciel Salú e Jorge Du Peixe. A magnitude dessa line-up não é à toa: é celebrando a cultura pernambucana, em um santuário cultural como o Pátio de São Pedro, que a Frei Caneca FM comemora seus sete anos de transmissão. Tão do povo quanto os artistas que prestigiaram a noite, a rádio se abraça à cultura sob um mesmo adjetivo: popular.
A comemoração também encerrou a temporada de transmissões do ciclo junino que a rádio pública realizou, estando presente nos três finais de semana de programação no palco principal do Sítio da Trindade e totalizando 54 horas de transmissão ao vivo. O sentimento é de realização pelo trabalho duro realizado durante nove dias! É, também, de admiração pela cultura de Pernambuco, que continua resistindo às tentativas de sucateamento e mostrando, principalmente neste ciclo junino, que segue viva e atual.
Sobre isso, disse Mãe Beth de Oxum: “É muito importante estarmos ocupando o Pátio de São Pedro, esse espaço consagrado da cultura popular de Pernambuco. É muito importante que retomemos esse lugar. Eu quero parabenizar a rádio Frei Caneca FM, a rádio pública do Recife. Ela está de parabéns não só por fazer 7 anos, mas também por democratizar a comunicação em Pernambuco, regionalizando a produção de conteúdo num país onde a comunicação está na mão de meia dúzia de famílias. É muito importante uma rádio como a Frei Caneca. Nós precisamos de uma mídia que democratize a cultura nesse país, que “desesconda” esse país, porque nossa cultura é secular e não pode mais estar escondida”. Em outro momento, também ressaltou: “As ruas precisam ser ocupadas. As praças precisam ser ocupadas. Os largos precisam ser ocupados. Os becos precisam ser ocupados. Com a cultura, porque a cultura alimenta a nossa alma. Nossa música ativa processos emergentes. Nossa música está conectada com nossa realidade, e nossa realidade é a realidade de mudança. E hoje a gente teve mudança, pô! Hoje a gente teve mudança, viva a democracia!”
Foi por saber o papel fundamental que a cultura tem nas nossas vidas, e reconhecer a importância de um espaço dedicado a ela, que o vereador Liberato da Costa Júnior lutou pela aprovação da Lei Municipal 6511, aprovada em 1960, instituindo a criação da Frei Caneca FM enquanto emissora pública da cidade do Recife. O projeto, porém, demorou a sair do papel, sendo adiado por questões políticas, como o início da Ditadura Militar em 1964. Em 2011, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu outorga para o funcionamento da rádio no canal 268/E, na frequência 101.5 FM para a cidade do Recife. A emissora, ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, começou a transmitir, em caráter experimental, com uma programação musical inovadora, em junho de 2016. Desde então, sua programação vem valorizando a música independente regional, fomentando o debate público e exaltando a arte popular, em constante contato e ajuda da sociedade civil, mediante os editais de ocupação da grade de transmissão.
FREI CANECA FM NO SÃO JOÃO DO RECIFE
Transmissões realizadas do dia 16/06 a 30/06
8 dias de transmissão do Sítio da Trindade
1 dia de transmissão do Pátio de São Pedro (Palco Frei Caneca FM)
Totais:
54 horas de transmissão ao vivo
107 entrevistas com artistas, transeuntes, ouvintes, flashes sobre a programação e entrevistas com os responsáveis pelos serviços oferecidos no Sítio da Trindade
* * *
Lembrando que o #TBT101 é uma coluna em que, toda quinta-feira, vamos relembrar entrevistas e programas massas e importantes que já rolaram na programação da rádio pública do Recife.
Todas as entrevistas ficam disponíveis na sua plataforma de streaming favorita (Spotify, Deezer, Castbox, Google Podcasts, Anchor ou Mixcloud, além do YouTube).
Compartilhe